Buscar

GESTÃO DO ESTRESSE NO CONTEXTO LABORAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO ESTRESSE NO CONTEXTO LABORAL
Alunos:
Luís Eduardo Duarte Lana – luisinduarte@hotmail.com
Raphael Ornelas - raphaelorezende@gmail.com
Sabrina Guedes Lacerda - sabrinalacerda.ep@gmail.com
Samira Mayda Merhi de Souza – samiramerhi@hotmail.com
Vitor Moreira Felix - vitorvaldpl@gmail.com
Introdução
Este trabalho discute uma série de questões acerca dos problemas que o estresse ocasiona no contexto laboral, pontuando algumas estratégias para melhor gestão deste problema.
A cada dia que passa as empresas cobram de seus funcionários maior complexidade de atividades em curtos espaços de tempo. Este crescimento de demanda exige um maior esforço físico e psíquico do trabalhador, comprometendo assim sua qualidade de vida e afetando muitas vezes seu contexto social, tanto interno quanto externo a empresa.
O presente trabalho teve como objetivo expor os conceitos de estresse, tanto negativo quanto positivo, e como eles influenciam um indivíduo em seu contexto laboral. Além de evidenciar estratégias para o combate do mesmo.
Definição de estresse
O estresse é uma reação do organismo perante alguma situação enfrentada pelo indivíduo, seja algum acontecimento bom ou mau.
É importante ressaltar que o corpo sempre procura retornar ao seu estado de equilíbrio anterior. Se a situação é agradável ou desagradável não importa, mas sim a intensidade da demanda cujo o corpo necessita para retornar ao seu equilíbrio. 
Estresse positivo x estresse negativo
Estresse negativo-distresse-(causado pelas frustrações e problemas diários).
Deslocamento da casa para o trabalho;
Vivenciar situações de risco;
Pressão por resultados;
Comoção pela perda de pessoas;
Estresse positivo-eustresse-( causado por situações estimulantes);
Compra da casa própria ;
Promoção no trabalho;
Corredor nas olimpíadas;
 Fisiologicamente as respostas são idênticas (aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, contração muscular, respiração rápida, entre outros).
O estresse em cada indivíduo
O estresse causa reações diferentes em cada indivíduo. 
Exemplo : Divórcio 
A sua percepção da realidade é decisiva para o estresse tornar-se positivo ou negativo.
Respostas negativas aos estímulos do estresse possuem relação com o risco de algumas doenças fisiológicas. 
Influência da organização do trabalho no bem-estar do trabalhador
No contexto laboral, é importante saber definir a estrutura e a organização do trabalho, pois pode afetar diretamente o bem-estar do indivíduo no seu local de trabalho. O bem-estar no trabalho vem acompanhado de conceitos como :
Satisfação no trabalho;
Envolvimento com o trabalho;
Comprometimento organizacional afetivo;
Bom relacionamento ;
Salário ;
Estes conceitos representam vínculos positivos com o trabalho e com a organização.
Ao final do dia, o indivíduo costuma sentir exaustão em seu corpo e mesmo assim ter uma situação agradável de bem-estar. Uma atividade pode ser extremamente gratificante quando desperta grande interesse na pessoa.
Causadores de estresse
Um problema negativo, levando o indivíduo a incapacidade de enfrentar este problema de trabalho, prejudicando sua saúde física e mental, e tendo reflexos na produtividade da empresa;	 	
Insatisfação de relacionamentos interpessoais, impossibilidade de crescimento, baixa qualidade de vida, carga de trabalho excessiva, estão todos relacionados ao estresse.
Estresse no contexto laboral
Exigências da tarefa;
Exigências de papel;
Exigências interpessoais;
Estrutura organizacional;
Estilo de liderança; 
Estresse no contexto laboral
Trabalho pode ser fonte de prazer ou sofrimento, dependendo de como este trabalho permite ou não a diminuição da carga psíquica;
Quando um trabalho é livremente escolhido ou organizado, o trabalha se torna satisfatório;
Em contrapartida quanto maior a imposição de modos operatórios feitos pela empresa, maior a carga psíquica e sentimentos de desprazer e tensão no indivíduo;
Podemos citar também a pressão vinda dos superiores, ou até mesmo a pressão imposta por outros indivíduos do seu trabalho, o medo da incompetência, falta de reconhecimento pelo trabalho bem feito.
Fatores individuais
Problemas Familiares;
Dificuldade de Conciliação entre Família e Trabalho;
Fatores Econômicos;
Personalidade do Indivíduo;
Consequências DO ESTRESSE NO CONTEXTO LABORAL
 Algo comum em indivíduos com estresse, é explícito o sentimento de impotência perante as situações cuja esta presencia, tanto no âmbito familiar quanto no laboral;
Síndrome de Burnout: A pessoa passa a entender tudo que estiver ligado ao trabalho como uma forma de tortura, é caracterizada pela exaustão emocional., despersonalização e sentimento de falta de realização pessoal no trabalho;
Depressão, doença que tem sintomas físicos e emocionais incapacitantes ;
Prevenção e combate ao estresse
Afeta várias camadas da sociedade
Importância da gestão de estresse corporativo
Prevenção e combate ao estresse
Modelo para gerir e avaliar o estresse
França e Rodrigues (1999) 
Prevenção e combate ao estresse
Prevenção e combate ao estresse
GARANTIA 
OU 
PREVENÇÃO??
Prevenção e combate ao estresse
Objetivo principal?
Papel da empresa?
Gestão de estresse no ambiente de trabalho
De quem é a responsabilidade?
Prevenção e combate ao estresse
Níveis de estresse no ambiente de trabalho
Prevenção e combate ao estresse
Excesso de horas extras
Melhores condições físicas para realização do trabalho
Prevenção e combate ao estresse
Profissionalizar o trabalhador
Gratificações simbólicas
Escutar ideias dos funcionários
Prevenção e combate ao estresse
Etapas para gestão do estresse
Identificação do problema
Verificar padrão do problema
Discussão de características pessoais do problema
Planejamento de programas de intervenção
Implementação de agentes interventores
Prevenção e combate ao estresse
Intervenções(França e Rodrigues, 1999)
 Técnicas de relaxamento; alimentação balanceada; exercício físico regular; repouso, lazer e diversão; tempo de sono apropriado a necessidade fisiológica do indivíduo; terapia e vivência que favoreçam o autoconhecimento; aprendizado de estratégias de enfrentamento; administração do tempo livre para atividades ativas e prazerosas; administração entre conflitos em pares e grupos; revisão e reestruturação das formas de organização do trabalho e educação para saúde.
Prevenção e combate ao estresse
Prevenção e combate ao estresse
Kahn e Byosere(1992)
Combate concentrado na redução de efeitos
Estudo de caso
“Estratégias de gerenciamento de riscos psicossociais no trabalho das equipes de saúde da família” (Camelo)
Unidades de saúde do município de Ribeirão Preto, que apresentava equipes de saúde da família mantidas exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúde e qualificadas pelo Sistema de Informação da Atenção Básica;
24 sujeitos pertencentes a seis equipes de saúde da família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde)
Perfil dos Trabalhadores
Equipes predominantemente feminina (87,5%);
Entre os médicos, 50% é do sexo masculino;
Faixa etária entre 35 e 56 anos;
Estratégias de Gerenciamento dos Riscos no Ambiente de Trabalho
O trabalho desenvolvido pelas Equipes de Saúde da Família envolve a presença de riscos psicossociais que podem levar ao estresse;
A identificação de estressores no ambiente laboral pressupõe a elaboração de estratégias para o seu controle a fim de evitar danos à saúde dos trabalhadores;
Geralmente há mais práticas de intervenção a nível individual para redução da exposição de riscos no ambiente de trabalho do que aquelas relacionadas a mudanças organizacionais.
Estratégias individuais
 Para a Gestão do Estresse, é importante compreender as necessidades pessoais e profissionais em cada estágio de nossas vidas e reconhecer quando elas não estão sendo satisfeitas;
Hoje, eu faço ginástica, tenho
alguns cuidados, faço drenagem linfática uma vez por semana porque me faz bem... (MED- Equipe 4).
Eu estava me desgastando! Eu não conseguia mais me aturar! É uma cobrança em cima da outra e você nunca está bem, você está sempre no regular... porque você malha, malha, malha e o paciente não faz. Então eu acho que isso desgasta e eu acabo ficando tensa. E eu fui buscar a saída em um curso de auto-conhecimento, e eu melhorei muito... (ENF – Equipe 2).
Estratégias individuais
 Os discursos revelam que as estratégias utilizadas pelos trabalhadores, como atividade física, repouso, terapia cognitivo comportamental, lazer, são de caráter pessoal, e indicam a busca do bem-estar emocional e atitudes adequadas para o enfrentamento desta realidade;
O trabalho situa-se em primeiro plano na vida desses profissionais e somente quando a carga horária permite, é que eles vão em busca de estratégias para aliviar as tensões do ambiente laboral.
 
Eu faço hidroginástica, quando eu consigo assim adaptar meu horário direitinho eu faço academia, faço hidroginástica, quando eu não consigo fazer nada disso no horário certo eu faço caminhada, ouço música, leio, com os meus recursos (MED- Equipe 1).
Estratégias individuais
O exercício físico foi a estratégia mais abordada pelos trabalhadores desse estudo (45%);
 Reconhecem a necessidade de aprimoramento técnico-científico a fim de lidar com as situações que se apresentam no cotidiano do trabalho, mas consideram que as estratégias utilizadas para aliviar as tensões favorecem esquecer os problemas e/ou dificuldades com os quais se deparam;
Utilizam estratégias de gerenciamento ou controle das situações desgastantes após sofrerem o desgaste físico e/ou mental. Para alguns trabalhadores, a rotina intensa do trabalho faz com que ele procure uma ajuda somente quando se sente completamente desgastado.
Eu faço tricô... isso virou um hobby... agora quando eu estou estressada...eu faço pintura, artesanato queria aprender para ensinar o pessoal, mas acabou virando a minha terapia (ENF -Equipe 4).
Estratégias individuais
 A religião foi referenciada pelos auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde como uma estratégia para aliviar as tensões do trabalho;
Pode melhorar a saúde promovendo práticas saudáveis de vida, melhorando o suporte social, oferecendo conforto em situações de estresse e sofrimento e até alterando substâncias químicas cerebrais que regulam o humor e a ansiedade. 
Estratégias da equipe
Utilizam estratégias coletivas como forma de aliviar as tensões do ambiente de trabalho, bem como melhorar o relacionamento entre os membros da equipe, que são as reuniões semanais de discussões de casos promovidas pela instituição.
[...] Temos as nossas reuniões de equipe, onde a gente coloca as nossas alegrias, as nossas frustrações, as dificuldades que a gente está encontrando (ACS-Equipe 5).
 As reuniões aparecem na pesquisa como uma estratégia comum a todas as equipes, onde há participação de todos os profissionais, com exposição das situações problemas e/ou necessidades da população, bem como, soluções para o cotidiano de seu trabalho
Estratégias da equipe
 [...]A instituição não oferece nada, inclusive foi um pedido nosso. É muito difícil você trabalhar porque a gente tem agente comunitário de saúde que tem primeiro grau, tem agente que é mais...É muito difícil você lidar com esse grupo... Ás vezes o próprio grupo de agentes entra numas brigas entre eles, e pedimos uma assessoria, mas até agora não conseguimos (ENF- Equipe 1).
A falta de suporte institucional e a formação diferenciada dos membros da equipe gera desgaste para o grupo;
 A instituição tem um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para o gerenciamento dos riscos do ambiente de trabalho.
Estratégias da equipe
Programas específicos de gerenciamento do estresse devem ser criados para cada situação;
Os programas de manejo de estresse ocupacional podem ser focados na organização do trabalho e/ou no trabalhador;
Intervenções focadas na organização são voltadas para a modificação de estressores do ambiente de trabalho, podendo incluir mudanças na estrutura organizacional, condições de trabalho, treinamento e desenvolvimento, participação e autonomia no trabalho e relações interpessoais no trabalho;
Intervenções focadas no indivíduo almejam reduzir o impacto de riscos já existentes, através do desenvolvimento de um adequado repertório de estratégias de enfrentamento individuais;
conclusão
O processo de trabalho pode afetar diretamente na qualidade vida e saúde das pessoas.
É necessário que seja feito a gestão do estresse.
Se o trabalhador estiver bem, suas atividades serão realizadas com mais sucesso, e ambas as partes estarão beneficiadas.
É importante que seja feito um trabalho de prevenção e acompanhamento pela empresa.
trabalhadores mais dedicados,
felizes com o trabalho, 
maior desenvolvimento,
interação com os colegas, 
diminui os conflitos,
resultados eficazes e satisfatórios.
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando