Buscar

Prova Abs Molecular teoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a) Explique o fato de um sistema óptico de feixe duplo ser mais estável do que um de feixe simples, em um espectrômetro UV-Vis.
O problema de estabilidade da fonte é resolvido através de um divisor de feixe (beam splitter). Normalmente um instrumento de feixe simples requer uma fonte de tensão estabilizada para evitar erros resultantes de mudanças na intensidade do feixe durante o tempo requerido para fazer o ajuste do 100%T e determinar o %T, ou A, para o analito. Já o de feixe duplo que possui o beam splitter o que o torna mais estável pois corrige a questão da instabilidade da fonte em um feixe de referência que passa através do solvente, e de um feixe de amostra que passa pela solução do analito. O detector então é iluminado alternadamente com os 2 feixes ou os 2 feixes são monitorados por 2 detectores simultaneamente. 
b) Quais são os tipos de celas utilizadas para os ensaios de espectrometria de AM no UV-Vis? Em que situações são utilizadas? Comente em detalhes.
As celas podem ser de quartzo ou sílica fundida, elas são requeridas para a região do UV (abaixo de 350 nm) e podem ser usadas na região do visível. As de vidro são usadas para a região entre 375 e 2000 nm e as de plástico tem aplicação na região do visível. De acordo com a resistência química, cubetas de plásticos suportam solução aquosa de ácido e não são adequadas para bases, HF e solventes orgânicos não organoclorados, já as cubetas de vidro suportam soluções aquosas, solventes orgânicos exceto fluorado reativos e também não são adequados para HF e bases concentradas, e cubetas de quarto idem ao vidro.
a) O que é um “beam splitter” Ou divisor de feixe? Qual é a sua finalidade e onde é utilizada?
É uma placa de quartzo fina, com cobertura de material refletor de modo que a metade da quantidade de luz que incide sobre ela é refletida, e metade passa através dela. É utilizado num monocromador.
b) Explique porque ocorre desvio na lei de Beer quando a concentração do analito é muito alta.
A altas concentrações (>0,01M), as distancias medias entre as partículas das espécies absorvedoras são diminuídas a ponto de cada partícula afetar a distribuição de cargas de suas vizinhas. Esta interação pode alterar a habilidade das partículas absorver um dado comprimento de onda de radiação. Como a interação depende da concentração, a ocorrência desse fenômeno causa desvios da linearidade entre A e C.
a) Explique o que é procedimento da adição padrão. Quando é usado, e quais informações ele pode fornecer para o analista?
 	Na adição padrão, uma quantidade de padrão conhecida é adicionada a uma alíquota da amostra com a absorvância sendo medida antes e após a adição. Quando as dificuldades que atingem a produção de um conjunto de padrões cuja composição aproxima-se daquela da amostra podem ser muito grandes, levam praticamente a uma impraticabilidade na operação. Fornece ao analista a concentração do analito, desde que a lei de beer seja obedecida.
b) ... Por que o gráfico A x V do titulantes de uma titulação fotométrica, usando um comprimento de onda que é absorvido pelo ion, a região em torno do ponto final é curva, como mostrado na figura abaixo?
A curva consiste de duas regiões de linhas estreitas com diferentes inclinações, uma ocorrendo no início da titulação e outra localizada além da região do ponto de equivalência, o ponto final é tomado como a intersecção das porções lineares extrapoladas das duas linhas. Na curva, Es>0, Ep=Et=0 (E = absortividade molar) da substancia titulada, do produto e do titulante respectivamente. A região do ponto final é curva porque o complexo sofre dissociação, se ele não sofresse dissociação, poderia extrapolar essa curva, e teria Kf como se o complexo fosse totalmente formado, porem como não ocorre a dissociação, tem essa curva.
CONTAS
CONTAS

Outros materiais