Buscar

Aula 2 Comunicação Integrada MKT

Prévia do material em texto

Aula 2: O processo de comunicação de marketing
A Comunicação Organizacional tem como objetivos estudar e gerenciar os mecanismos de comunicação das empresas. Trata-se de atividade estratégica que envolve as ações de assessoria de imprensa, o planejamento, a implementação das ações de comunicação interna, além de cuidar da imagem corporativa.
A estratégia de comunicação organizacional deve levar em conta os públicos que deseja atingir e definir que meios de comunicação (mídias) utilizar.
Durante muito tempo, a Comunicação de Marketing das Empresas foi idealizada e praticada por meio de dois processos independentes:
A Comunicação Institucional procura atuar no relacionamento entre a organização, seus funcionários e o consumidor. 
Cabe à Comunicação Institucional, principalmente:
Definir os objetivos de comunicação interna e externa da empresa.
Planejar, elaborar e implantar políticas de comunicação.
Mensurar e avaliar os resultados de tais políticas. 
Proporcionar interação com o grupo interno e externo. 
Desenvolver a comunicação organizacional em diferentes mídias.
Criar e editar publicações internas e externas (jornais, revistas, manuais internos, folders, informativos, entre outros).
Promover a realização de eventos.
Gerenciar a Comunicação Organizacional em situações de crise.
Pesquisar o impacto de produtos da empresa no mercado.
Já a Comunicação Mercadológica é representada pela divulgação de produtos e serviços, seja por meio de propaganda, publicidade, anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio e banners na internet. 
Além destas estratégias, podemos citar como exemplos de comunicação mercadológica as embalagens, as promoções, o merchandising, e a maneira de disposição e a localização de produtos nos pontos de venda.
A expressão Comunicação Integrada de Marketing, também denominada como Comunicação Institucional ou Comunicação Corporativa, resulta da integração dessas funções numa estratégica unificada das empresas.
Objetivos da Comunicação de Marketing
GERAIS
A Comunicação Corporativa é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização e funciona como um elo entre a comunidade e o mercado.
ESPECÍFICOS
Construção da imagem institucional da empresa. 
Adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado. 
Atender às exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos; 
Defender interesses anti governo e os políticos (lobby); 
Encaminhar questões sindicais e relacionadas à preservação do meio ambiente, entre outras.
Assim, a comunicação corporativa busca estabelecer o diálogo entre a organização e os diversos públicos com os quais interage conhecidos, como stakeholders.
Para Kunsh (2009), a comunicação organizacional integrada representa “um fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global” e compreende três aspectos: o institucional, o administrativo e o mercadológico, ou seja, são as ações de Comunicação Empresarial que visam divulgar informações das organizações aos seus públicos de interesse.
Diversas são as formas de praticar a estratégia institucional, seja por meio de práticas de marketing social e cultural, atividades de assessoria de imprensa, o trato da imagem corporativa e ainda por meio de publicidade institucional.
Já a comunicação administrativa ocorre no ambiente interno da organização e utilizando-se de estratégias que visam proporcionar a gestão estratégica da comunicação por meio de transparência com a definição de objetivos claros que reduzam possíveis conflitos de informação e de interpretação pelos colaboradores, de forma ágil e democrática.
Esta estratégia é desenvolvida por meio de todos os processos de comunicação da organização, pelos fluxos informativos do trabalho interno, pelas redes formais e informais de informação internas e pelo gerenciamento da influência das mídias externas.
Já a comunicação mercadológica deve administrar as informações direcionadas aos públicos interno e externo para que possam reagir favoravelmente às ofertas da empresa (Yanaze et al.,2007).
A comunicação mercadológica pode ser desenvolvida por meio de ações estratégicas de publicidade, por ações de promoção de vendas, pela participação em feiras e exposições, por estratégias de marketing direto, pelo gerenciamento da imagem corporativa, por ações de merchandising, pela venda pessoal, entres outras.
O processo de comunicação de marketing
A comunicação de marketing, assim como todos os demais processos de comunicação, deve basear-se nos elementos fundamentais deste processo e de como os receptores desta informação devem reagir à ela.
O modelo tradicional do processo de comunicação envolve os diversos elementos apresentados a seguir. São eles: emissor, codificação, mensagem, mídia, decodificação, receptor, ruído, resposta e feedback.
O emissor é aquele que promove a comunicação e deve cuidar para que se torne efetiva. Já a codificação é o modo (linguagem) pela qual a mensagem será comunicada. A mensagem é o conteúdo da comunicação a ser comunicada. 
Outro aspecto essencial ao processo de comunicação é mídia, ou seja, os meios de comunicação (mídias) que serão utilizados para passar transmitir a mensagem.
A forma pela qual a mensagem é recebida é chamada de decodificação. O receptor é o objeto da comunicação e o ruído é representado pelos fatores que podem atrapalhar a comunicação, dificultando sua eficácia.
Já a resposta se faz representar pelas atividades desenvolvidas pelo receptor, sejam elas cognitivas, emocionais ou físicas, provocadas pela comunicação.
Finalmente temos o feedback, ou seja, a resposta dada pelo receptor para a mensagem recebida.
As respostas dos consumidores, neste caso, são representadas pela atividades mentais decorrentes do processo de comunicação.
Decisões que devem ser tomadas sobre o mix de marketing
O mix de marketing é uma estratégia na qual a organização define determinados elementos do negócio e, a partir daí, desenvolve algumas ferramentas estratégicas para ofertar e vender seus produtos. São eles:
Produto é representado pelo que a empresa está oferecendo e deve ser elaborada uma estratégia adequada ao público-alvo a ser atingido. O produto pode ser premium ou popular, descartável ​​ou durável. A empresa deve tomar decisões de embalagem, onde vai ser fabricado, etc.
A estratégia de preço é essencial para posicionar o produto quando de seu lançamento e pode ser dos principais tipos
Preços de Skimming – Estratégia de preços altos para produtos premium.
Preços comparáveis - Se a empresa não é a líder de mercado, pode basear seu preço com base na concorrência.
Estratégia de penetração no mercado – Estratégia de utilizar preços baixos, a fim de penetrar ou controlar um mercado rapidamente.
A praça se refere ao local onde o produto pode ser obtido pelo consumidor. Pode ser uma loja física ou virtual (loja online). A empresa pode também atrair varejistas ou atacadistas para vender seu produto. Define, ainda, a amplitude geográfica de atuação (bairros, municípios, cidades, países).
Já a promoção é a forma de como o consumidor atual ou potencial tomará conhecimento sobre a existência do produto, sua estratégia de branding, quais os canais de promoção que serão utilizados, descontos para ofertas especiais, entre outros.
O modo de operar cada elemento do mix de marketing pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso da organização.

Continue navegando