Buscar

Emagrecimento saudável Parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Emagrecimento saudável – Parte 1 
Você conhece alguma pessoa que já perdeu peso rapidamente, e depois de algum tempo recuperou tudo novamente ou mais peso do que já tinha? 
-- Pois bem, os exercícios têm uma influência muito grande para evitar que isso aconteça –
Com o aumento da massa muscular (não estou falando em ficar gigante, mostro, com músculos enormes, esqueça isso), ocorre o aumento da taxa metabólica basal, isso significa que seu corpo passará a gastar maior quantidade de energia/calorias para manter aquela musculatura.
Mas como assim? Quando estamos em repouso nosso corpo passará a queimar mais calorias, para manter aquele músculo ali. Isso quer dizer que, se você não realiza musculação ou não fortalece os músculos de maneira adequada com o passar do tempo irá perder aquela musculatura, porque elas está causando gasto de energia em seu corpo, e a principal função do nosso cérebro é economizar energia e como seu músculo consome muita energia, por questão de sobrevivência seu cérebro irá ‘retirar’ energia do seu músculo para realizar as funções diária, porque o mesmo não está sendo utilizado. “Porque manter algo que não uso ?!”
E o aeróbico? Este tem grande influência na queima de gordura, sendo o treinamento mais efetivo para esse fim, porém é de suma importância associar os dois treinamentos de força + aeróbico. O exercício aeróbico queima mais calorias em menor tempo em comparação com o treino de musculação, porém dependerá da intensidade e do indivíduo. O treino aeróbico tem apresentado após o exercício grande queima calórica por meio do EPOC (consumo de oxigênio após o exercício) quando realizado em moderada/alta intensidade e quando realizado em baixa intensidade e curto período de tempo o EPOC não é significativo, ou seja, se realizar uma caminhada leve por pouco tempo menos de 30 minutos, não terá grandes benefícios. (porém depende do indivíduo, 30 minutos para um sedentário de 70 anos, pode ser muita coisa, deve-se respeitar as individualidades. 
	
Mas voltando a falar da musculação, com o aumento da massa muscular, você irá conquistar ‘linhas’, o músculo dará ‘forma’ ao seu corpo e o seu treinamento irá determinar qual a forma dele. 
A gordura ‘deforma, é flácida e traz diversos prejuízos à saúde. E sem dúvidas, de início irá negar, mas com novas curvas em seu corpo, certamente sua autoestima irá melhorar e novos hábitos você irá conquistar. “Temos um péssimo hábito de ou fazer tudo ou não fazer nada.”
Outro ponto:
QUANDO VOCÊ ‘NÃO’ POSSUI MASSA MUSCULAR: quando faz uma alimentação ‘LIXO’ onde come de tudo e em grande quantidade, seu corpo não tem aonde estocar tanta energia e com o metabolismo baixo, o que vai acontecer? Irá estocar calorias em forma de triglicerídeos que mais tarde se não utilizada será convertida em gordura. 
QUANDO VOCÊ ‘POSSUI’ MASSA MUSCULAR: se estiver se alimentando corretamente, no momento em que realizar uma dessas refeições, seus músculos irão armazenar boa parte das calorias em forma de glicogênio, que mais tarde serão queimadas facilmente, porque com o treinamento e a dieta bem organizada seus músculos depletaram boa parte do glicogênio e você somete irá ‘recarregar as energias dentro dele’ e como seu metabolismo está alto, fazer este tipo de refeição, com inteligência, só terá grandes benefícios. 
RESUMINDO A 1ª PARTE: 
Se você perdeu peso rapidamente e aderiu a prática de exercícios, dificilmente irá recuperar seu peso novamente, porque após uma semana de férias, se praticou por tempo exercício físico, se alimentou direito, teve bom descanso, sair da rotina por uma semana, não trará mais do que uma boa retenção de líquido, que será facilmente eliminada quando voltar a rotina. 
Agora se perdeu peso rapidamente, não pratica nenhuma atividade, chegará um ponto em que terá que comer migalhas para perder peso, porque quanto mais peso você perde, menor seu metabolismo, principalmente se não houver ganho de massa magra.
Vamos unir os pontos: Com pouca alimentação + fome
 Se o resultado estagnou menos autoestima 
 Baixa autoestima + hormônios do estresse, ansiedade e fome
 Mal humor = chocolate ;) 
 “NUNCA É TARDE PARA MUDAR” 
#Boa_Orientação 
CONTINUA ... 
Emagrecimento saudável continuação .. 
Para que compreenda o raciocínio do que será descrito a frente leia o texto anterior – 
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1115200681943067&id=100003594373308
Primeiro de tudo entenda “emagrecimento é uma consequência de um bom planejamento de treino, descanso e dieta, se um desses pilares estiver desorganizado terá dificuldades, principalmente psicológicas, para alcançar seus objetivos” 
Com a prática de exercícios não atingimos só nossos músculos, mas também a mente. O cérebro produz endorfinas, hormônios ligados a sensação de bem-estar e do prazer. Promovendo uma melhora no stress, no humor, ansiedade, depressão, na capacidade cognitiva e a autoestima. Isso significa que a boa orientação diária, não significa somente bons treinos (exaustivos), mas boas informações, que agreguem em sua vida e que permita que você mude seus hábitos de forma ‘suave’, sem pular etapas e com total segurança física e psicológica. Isso sem dúvidas, vai fazer com que você adquira hábitos, e não somente uma mudança drástica em seu físico para a próxima festa, pois acima de tudo preservar um estado emocional tranquilo e saudável é mais do que fundamental para se atingir os resultados esperados. 
Orientação e influência psicológica: Porque tão importante? 
Já parou para pensar porque você engorda? --- A resposta é: “Porque você come, é óbvio” mas se você quer emagrecer, porque você simplesmente não diminui as quantidades ou come menos? 
Certamente você se encaixa em algum dos tópicos abaixo: 
Porque você não tem orientação nutricional, aí você começa a diminuir as quantidades, mas o resultado não é imediato aí você abandona tudo porque não tem certeza do que está fazendo.
Porque você sofre de compulsão alimentar, quando começa a comer não para mais.
Porque sua família não quer mudar e te induz a comer, faz vários bolos por semana por exemplo, você se estressa à restrição por um tempo e come mais ainda.
Porque você sofre de ansiedade, não vê a hora de comer de novo, ou não pode ver um alimento que tem que comer.
Porque as pessoas de seu vínculo social têm certos hábitos que não te ajudam a perder peso e você tem medo ou vergonha de ser diferente.
Porque você acredita que estando bem mentalmente é o que importa, ser obeso não é um problema. 
E AS PRINCIPAIS DESCULPAS SÃO: 
Porque o temos que ‘aproveitar a vida’, comer de tudo o que foi feito; você vê a comida como prêmio. Se trabalha bastante, tem que comer bem; se faz exercícios, tem que comer bem. Etc
Porque eu não sei o dia de amanhã, tenho que aproveitar o hoje;
Porque eu não tenho tempo de organizar minha alimentação e fazer exercícios;
Porque não tenho dinheiro para me alimentar direito e fazer exercícios;
Porque “É só hoje’
Começo na semana que vem;
“””COMENTA AÍ, em qual situação você se encontra? Eu posso te ajudar! ”””
Sem dúvida essa é a parte fundamental, porque se você possuir uma rotina principalmente de exercícios com boa orientação você:
Irá conversar com seu orientador sobre o que anda fazendo todo treino ou todo dia
Em toda AVALIAÇÃO FÍSICA irá querer ver resultados
Seu orientador poderá utilizar de uma estratégia imediata para amenizar o ‘estrago’ 
Será motivada (o) diariamente
O treinamento pode ser alterado imediatamente, de acordo com seu estado emocional. 
Terá vontade de conquistar mais e mais
Você encontrará a felicidade em buscar resultados e menos na comida. Tratando a compulsão, ansiedade e construindo seus próprios hábitos, independente da opinião dos outros. 
“Do que adianta um treino exaustivo, se você não vai querer estar ali amanhã?! “
Nada é fácil, mas se não der o primeiro passo não saíra do lugar.
“Não adianta vender a janta e gastar tudo no almoço” 
SEJA DIFERENTE, 53% dapopulação brasileira está com sobre peso. Ao meu ver isso é um pouco alarmante, principalmente para um país que não está preparado para enfrentar essa ‘epidemia’
VAMOS MUDAR? . 
#Boa_Orientação 
#Saúde
#Bem_estar

Continue navegando