Buscar

APOL 2 - Comportamento Empreendedor e Fundamentos de Gestão, Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
Liderança é a influência interpessoal exercida em um determinado contexto. Trata-se de um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de ideias, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos. Ou ainda a liderança é um processo-chave e o administrador deve ser um líder para seus subordinados, deve influenciá-lo para que a pessoa aja de uma maneira intencional.
Analise as alternativas abaixo, assinale como V (verdadeiro) e F (falso):
(  ) um líder é alguém que consegue influenciar o grupo, passando um sentimento de segurança, diminuindo a incerteza, orientando e educando na busca de resultados.
(  ) na liderança autocrática o chefe é mais presente, controlador e centralizador; exige obediência do grupo e decide como e quando as tarefas devem ser feitas.
(  ) o chefe que tenta ouvir as ideias da equipe, aceita sugestão, estimula e encoraja a participação de todos é conhecido como um líder democrático.
(  ) a liderança liberal (também conhecida como laisse-faire) atua mais como um agente de informação, através de estímulos e iniciativas ao grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, F, F, F
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, V, V, V
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
A teoria das Relações Humanas ficou marcada pelos estudos de Elton Mayo. A sua pesquisa feita na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company buscava verificar a relação entre a produtividade e as condições do local de trabalho com base nos níveis de produção apresentados. A pesquisa foi dividida em quatro partes. Em relação a segunda fase da pesquisa, foi criado um grupo experimental com seis moças: cinco montavam os relés de telefone e uma fornecia peças para abastecer o trabalho.
Agora, analise as afirmações abaixo que versam sobre a segunda fase da experiência de Hawthorne.
 I. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle (grupo real de trabalhadores com mesmas condições de trabalho, escolhido para que se pudesse ter uma referência de comparação).
II. As moças foram convidadas para participar da pesquisa sem serem esclarecidas quanto aos objetivos que eram de determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho.
III. O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, e um observador que permanecia na sala e observava o trabalho, assegurando o espírito de cooperação das moças.
 IV. As moças participantes eram informadas a respeito dos resultados, mas as modificações eram feitas pelos supervisores sem que elas ficassem sabendo.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Nos estudos sobre a Escola Comportamentalista ou Escola Behaviorista da Administração o foco são as pessoas, e os pesquisadores da época, deram ênfase ao comportamento e a interação do individuo dentro da empresa e o modo como eles se organizam para a produtividade. Um dos grandes personagens dessa época foi Douglas McGregor que classificou em sua teoria os trabalhadores em X e Y. Abaixo, seguem algumas informações sobre os pressupostos da das Teorias X e Y conforme o perfil do trabalhador. 
  
Assinale a única alternativa correta 
	
	A
	A teoria de McGregor insinua que as teorias são mutuamente inclusivas, ou seja, uma acontece juntamente com a outra dentro da organização nos diferentes setores e departamentos.
	
	B
	Em sua teoria, ele considera que só existe um único modelo capaz de funcionar em qualquer organização, o modelo X assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação.
	
	C
	Segundo sua teoria, há diferentes tipos de motivação que comprometem o desempenho do trabalhador e ele também questiona os diferentes pressupostos sobre a natureza humana e o que motiva as pessoas.
	
	D
	A maior falha da teoria de McGregor foi que teve muita dificuldade em identificar os estilos de liderança, pois os funcionários tinham muita autonomia e em conseqüência não precisam ser liderados.
	
	E
	A maior contribuição da teoria é que as descobertas sugerem a Teoria X como sendo aquela em que o indivíduo é motivado pelo maior esforço enquanto na Teoria Y o indivíduo é motivado pelo menor esforço.
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
 SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado).
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções/afirmações e a relação proposta entre elas.
I - O processo de intercâmbio e dependência entre países e empresas levou várias nações a sofrerem as consequências da crise iniciada em 2008. Com o Brasil não foi diferente, pois em nosso país estão instaladas empresas de várias nacionalidades e estas mantém negócios com o restante do globo.
PORQUE
II - As políticas econômicas de um país em desenvolvimento não conseguem ser completamente independentes das instituídas pelos países de maior poder econômico. Assim, ainda que haja preparação para enfrentar esses momentos de crises todos os povos sofrem de alguma forma seus efeitos.
A respeito dessas asserções/afirmações, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Na segunda fase da experiência de Hawthorne coordenada por Elton Mayo, foi criado um grupo experimental com seis moças: cinco montavam os relés de telefone e uma fornecia peças para abastecer o trabalho. A sala onde acontecia o experimento era separada do departamento por uma divisão de madeira. Outro aspecto interessante, foi o fato da produção ter sido o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle, e a pesquisa entre o grupo experimental foi dividida em 12 etapas, para observar a produção.
A partir desse texto, analise as afirmações abaixo que versam sobre a conclusão da segunda fase da experiência:
 I. Concluiu-se que uma supervisão mais branda motivava a produtividade, um ambiente mais amistoso e sem pressões, no qual a conversa era permitida. 
II. Foi possível concluir que a melhora no ambiente aumentava a satisfação no trabalho, amizades eram criadas, assim, os funcionários tornavam-se uma equipe.
III. A satisfação no trabalho se deu somente pelo fato da participação dos funcionários nos lucros da empresa devido o aumento do processo produtivo.
IV. O grupo desenvolveu objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção, embora isso não fosse solicitado.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenasC
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas

Continue navegando