Buscar

Análise de dados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
A química é uma ciência teórico-experimental, sendo necessário o domínio de conceitos e técnicas laboratoriais para a execução correta dos experimentos ou ensaios. Não menos importante, também é necessário o conhecimento de como analisar os dados obtidos. 
*
*
Durante as aulas práticas, os processos de medidas sempre estarão presentes e irão envolver uma operação ou uma sequência de operações, em que o observador mede um valor numérico relacionado a uma grandeza física (massa, volume, temperatura) utilizando, geralmente, instrumentos específicos (balanças, vidrarias, termômetros entre outros) e, na sequência, é realizada uma análise estatística das medidas. 
*
*
Todas as medidas realizadas experimentalmente possuem certa variação ou erro experimental. Dependendo do erro da medida, esse erro pode afetar a exatidão ou a precisão das medidas, conforme definido e exemplificado:
 EXATIDÃO: refere-se ao quanto uma medida se aproxima do seu valor “real” ou de referência, isto é, valor aceito na literatura como verdadeiro. 
 PRECISÃO: refere-se à quão próximo diversos valores de uma medida estão entre si. 
*
*
Em relação à exatidão, nota-se que, nas Figuras 1B e 1D, a média dos conjuntos de medidas se aproximam do centro do tiro ao alvo, ou seja, do valor verdadeiro (alta exatidão), enquanto que, nas Figuras 1A e 1C, a média das medidas se afastam do centro (baixa exatidão). No caso da precisão, pode-se verificar, nas Figuras 1C e 1D, que as medidas estão próximos entre si (alta precisão), já nas Figura 1A e 1B são observadas altas dispersões entre as medidas (baixa precisão). 
*
*
O termo “algarismo” significa símbolos usados na representação de números inteiros ou reais em sistemas numerais posicionais. Já o termo algarismo significativo refere-se ao número mínimo de algarismos necessários para expressar o valor de uma medida experimental sem perda de exatidão. 
Por exemplo: 
*
*
Para a determinação dos algarismos significativos de um número são utilizadas algumas regras: 
*
*
Para a determinação dos algarismos significativos de um número são utilizadas algumas regras: 
*
*
 Adição e subtração 
Na adição ou subtração, o número de algarismos significativos na resposta pode ser maior ou menor, portanto o que importa no resultado final será o número de casas decimais do componente com menor número de casas decimais. 
2,3876 	4 casas decimais e 5 algarismos significativos 	
*
*
2,3876 	4 casas decimais e 5 algarismos significativos
3,456 	3 casas decimais e 4 algarismos significativos 	
4,3 	1 casa decimal (componente com menor dígito) 		e 2 algarismos significativos 	
10,1 436 	
Portanto, o resultado final da medida será 10,1, lembrando que o componente com menor dígito contém apenas uma casa decimal.
*
*
 Multiplicação e divisão 
Na multiplicação ou divisão, a limitação se dá de acordo com o número de algarismos significativos contitos no número com menor número de algarismos significativos.
*
*
*
*
Ao efetuar os ensaios experimentais, as medidas obtidas deve conter um número adequado de algarismos significativos, portanto é importante realizar o arredondamento do número. Lembre-se, o arredondamento deverá ser feito somente no final do resultado, pois, se realizado a cálculos com resultados parciais, irá ocasionar erros de arredondamento.
*
*
*
*
1. Quantos algarismos significativos existem em cada uma das medidas: 
*
*
*
*
3. Efetue o arredondamento na casa decimal que se pede dos seguintes números classificados na tabela. 
*
*
4 Escreva cada resposta com o número correto de algarismos significativos de acordo com as regras da soma, subtração, multiplicação e divisão: 
*
*
 Powlowsky, A.M.; Lemos de Sa, E.; Messerschmidt, I.; Souza, J.S.; Oliveira, M.A. 
 Sierakowski, M.R.; Suga, R. Experimentos de Quimica Geral. Curitiba: Ed. da UFPR, 1994. 
 Skoog, D.A.; West, D.M.; Holler, F.J.; Crouch, S.R. Fundamentos de Química Analítica. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 
 Harris, D.C. Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 6º Edição, 2005. 
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando