Buscar

APOL 5 - Administração de Marketing

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Composto Mercadológico
A operação de fusão & aquisição é uma união ideal e um casamento para sempre e segue o mesmo e tradicional ciclo: Namoro / noivado / casamento e como toda relação geram muitas ilusões e expectativas e as vezes a pouca experiência em convivência e o difícil caminho direciona e ainda mais, fortalece a união estável e sustentável. E nesse sentido, também todos os processos de F&A são únicos.
 
Considerando essa situação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Para o sucesso no processo de fusão é necessário existir afinidade de valores; empatia entre os executivos e Preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural;
PORQUE
Com a fusão ou aquisição de uma empresa que tenha essas características as chances de sucesso do processo em questão aumentam principalmente se as divergências pré-existentes forem supostas e tratadas de forma adequada. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa da I.
Você acertou!
A Aquisição por sua vez é a compra do controle acionário de uma empresa por outra, sendo que, no caso de aquisição global do patrimônio da empresa adquirida, a compradora assume o controle total e a empresa adquirida deixa de existir. Nesse caso: para o sucesso no processo de fusão é necessário existir afinidade de valores; empatia entre os executivos e preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural que se justifica com fusão ou aquisição de uma empresa que tenha essas características as chances de sucesso do processo em questão aumentam principalmente se as divergências pré-existentes forem supostas e tratadas de forma adequada.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que as franquias de alimentação são as que mais crescem e faturam. Em 10 anos, houve crescimento de 200% no número de lojas no mercado nacional. Em 2011, 19  mil  novas  unidades  de  franquias  foram  abertas
(53 franquias por dia ou 2 por hora). A pesquisa indicou ainda que  as  especializadas  em  sanduíches  faturam  o dobro das outras lojas de food service.
 
Ao entrar nesse sistema super concorrido, uma das primeiras medidas adotadas pelas empresas é conhecer o perfil do consumidor que frequenta as praças de alimentação e, assim, criar ofertas que fazem o cliente retornar. A disputa pelo consumidor em shoppings tem sido o maior desafio das franquias do setor, que investem em ações promocionais e adaptam o produto ao ponto de venda para atender a demanda do cliente.
 
Disponível em: <www.portaldofranchising.com.br>.
Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado).
 A partir da situação descrita, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O franqueado, sempre que necessário, deve adaptar seus produtos e serviços à realidade do local de venda para satisfazer a clientela.
	
	B
	Existe uma real preocupação dos franqueadores em se adaptar ao novo consumidor, atender as demandas e estimular a fidelidade à marca.
Você acertou!
Franchising/Franquia é um sistema integrado de negócios em que o Franqueador concede uma licença ao franqueado para uso de sua marca e revenda de seus produtos e/ou para uso do seu formato de negócio nas unidades franqueadas. O Franqueador é uma pessoa ou empresa que concede uma franquia a outros.
	
	C
	O crescimento do setor de alimentação mostra que, em breve, ele se estabilizará e não haverá novos concorrentes na disputa desse mercado.
	
	D
	Uma franquia de sanduíches é muito mais barata e, por isso, mais lucrativa que as demais franquias da área de alimentação.
	
	E
	Toda  marca  de  alimentação  que  entra  no  ramo  de franquia deve ter ponto de venda em shopping, por ser mais lucrativo.
Questão 3/5 - Administração de Marketing
Quando se trata de estratégias de marketing, sempre vem à tona as questões éticas envolvidas por trás dos planos. Assim, Kotler e Armstrong (2015, p.646) afirmam que “a orientação de marketing é um princípio que prega o valor para o cliente e ganhos mútuos”. Ao elaborar um plano de marketing, a empresa deve fazer alguns  Questionamentos Éticos quanto às Práticas de Marketing adotadas para o composto de marketing.
KOTLER, Philip.; ARMSTRONG, Gary Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
 
Analise esses elementos a seguir, e enumere na ordem sequencial referente seus questionamento éticos:
Produto.
Preço.
III. Praça.
Promoção.
 
( ) Promete-se vantagens que o produto não pode oferecer?
(  ) Existe abuso de poder na relação entre os integrantes do sistema de distribuição?
 ( ) O consumo constante, ao longo dos anos, pode causar algum efeito negativo ao consumidor? 
( ) Sua prática, como em  medicamentos, torna-se excessivamente alta, dificultando o acesso de uma parcela do mercado consumidor?
 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II, III, IV.
	
	B
	I, III, II, IV
	
	C
	III, IV, II. I
	
	D
	III, II, I, IV.
	
	E
	IV, III,  I, II.
Esse quizz nos faz refletir sobre as questões éticas de um plano de marketing. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois ela apresenta a sequência correta. IV – Promoção: Promete-se vantagens que o produto não pode oferecer? / III – Praça: Existe abuso de poder na relação entre os integrantes do sistema de distribuição?  / I –Produto: O consumo constante, ao longo dos anos, pode causar algum efeito negativo ao consumidor?  / II – Preço: Sua prática, como em  medicamentos, torna-se excessivamente alta, dificultando o acesso de uma parcela do mercado consumidor?
Questão 4/5 - Administração de Marketing
A etapa de implementação de um plano de marketing trata-se do processo de executar as estratégias de marketing, que assegurarão a realização dos objetivos de marketing. Para implementar a estratégia de marketing é preciso traçar um Plano de Ação.
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos itens que devem compor o plano de ação do plano de marketing:
 
( ) Deve possuir o item COMO, que é prazo de execução de cada atividade.
( ) Deve possuir o item QUANDO, que significa todos custos incluídos nas ações propostas.
( ) Deve possuir o item O QUE, que significa as atividades específicas a serem desempenhadas.
( ) Deve possuir o item QUEM, que é a forma que as atividades deverão ser executadas na sequência apropriada e por ordem de prioridade.
 Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, V, F.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre a importância do plano de ação para a implementação de um plano de marketing. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d),  pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde, afirmativa 1 é falsa, pois o item como é a forma que as atividades deverão ser executadas na sequência apropriada e por ordem de prioridade; a afirmativa 2 é falsa, pois o item quando é o prazo de execução de cada atividade; a afirmativa 3 é correta, pois verdadeiramente o item O QUE significa as atividades específicas a serem desempenhadas.; por fim, a afirmativa 4 é falsa, pois o item QUEM é sobre a responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.
	
	E
	F, F, F, V
Questão 5/5 - Composto Mercadológico
A empresa Alfa é uma das concessionárias de automóveis mais atuantes da sua região e se destaca por seu pós-venda.
Segundo o gerente da empresa, hoje, a concessionária detém
12% do mercado de carros novos da região, contra 4% da marca em nível nacional. “Não perdemos negócios. Sempre procuramos valorizar ao máximo o veículo do cliente na troca e nosso pós-venda tem sido apontado como um dos melhores do mercado. Estamos sempre inovando para bem atender nossos clientes. Investimos muito na reforma da loja, procurando oferecer mais conforto e praticidade em serviços de qualidade prestados aos clientes”.
Manter um bom cliente hoje exige muito das empresas. A qualidade, o bom atendimento e o cumprimento de prazos deixaram de ser os diferenciais de concorrência. A redução da diferenciação entre os produtos fez com que, hoje, as empresas procurassem uma nova forma de comunicar sua marca e seu produto. Uma das estratégias de diferenciação mais fortes no mercado é o pós-venda, que deve ser encarado com seriedade porque, cada vez mais, o serviço é um elemento de fidelização dos clientes.
 
Considerando a situação acima descrita, avalie as afirmações seguintes.
 I - Os clientes esperam que o serviço pós-venda seja um atributo do produto tanto quanto a qualidade, o design e o preço.
II - A satisfação que um produto proporciona é relacionada ao produto em si, somada ao pacote de serviços que o acompanha.
III. A função da pré-venda é garantir a satisfação, ajudando a fidelizar o cliente e divulgar a boa reputação da empresa também para outros possíveis compradores.
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente.” Uma vez alinhado o entendimento conceitual sobre serviço, podemos definir a Qualidade em Serviços como o grau em que as expectativas dos clientes são atendidas, por meio de mecanismos que favoreçam a identificação de suas necessidades e possibilitem a percepção sobre o serviço prestado.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais