Buscar

apol etinia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e 
Leia o seguinte extrato de texto:
“Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V resposta na pág.165
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE SOUZA, Itamar. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. Revista do UNI-RN. v. 2, n. 2,  2008. p. 111.
Tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo, é correto afirmar que:
	
	A
	foi a Revolução Francesa o movimento que consagrou, pela primeira vez, os direitos das mulheres.
	
	B
	as revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres, conquistados um século antes, motivo pelo qual foram criticadas.
	
	C
	de ideologia liberal, a declaração dos direitos universais da Revolução Francesa não incluiu direitos para as mulheres, razão pela qual foi criticada. ( resposta na pág.66)
	
	D
	o feminismo surgiu como um movimento antiliberal e de apoio à proclamação dos direitos universais na Revolução Francesa.
	
	E
	as revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo, que só viria ter força na segunda metade do século XX.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. [...] Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KURY, Lorelai B. A sereia amazônica dos Agassiz: zoologia e racismo na viagem ao Brasil.  Revista Brasileira de História. v. 21, n. 41, 2001. p. 157-172.
Além de discutir sobre teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica, que defendia a ideia da formação das “múltiplas raças” a partir de mutações genéticas. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o pensamento desta escola:
	
	A
	A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
	
	B
	O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
	
	C
	Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
	
	D
	A escola era contrária à ideia de superioridade da “raça” branca.
	
	E
	O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, Saúde, Educação. v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368.
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Considerando a citação acima e o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero, é correto afirmar que:
	
	A
	as tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar seu próprio corpo.
	
	B
	as tecnologias de reprodução contribuíram para a submissão das mulheres aos homens.
	
	C
	mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, ao menos para a reprodução.
	
	D
	as técnicas contraceptivas deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.( resposta na pág.68)
	
	E
	as técnicas para evitar e para ter filhos diminuíram o papel da mulher na sociedade.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia a citação a seguir: 
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar que:
	
	A
	as regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
	
	C
	existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	as regras sociais são imutáveis, por isso independem das instituições sociais para existir.
	
	E
	socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais..
(Resposta pág. 19)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais