Buscar

TEMA ESTUDO DE CASO: QUESTÃO ÉTNICO RACICAL NA SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA: QUESTÃO ÉTNICO RACIAL NA SOCIEDADE
Total 100%
DE QUE FORMA A PROFESSORA PODE ABORDAR EM SALA DE AULA QUE AS DIFERENÇAS DEVEM SER RESPEITADAS E PROMOVIDAS E NÃO ULTILIZADAS COMO CRITÉRIO DE EXCLUSÃO SOCIAL E POLÍTICA?
	Primeiramente a professora promoveria um debate com a turma, cada aluno falaria sobre sua cultura e sua origem, colocando-se no lugar da Patrícia. 
	Apresentaria os tipos de culturas reforçando, refletindo sobre a diferenciação social e direitos humanos e citando a influência que a cultura africana possui na sociedade. Não deixando de lado os comentários dos alunos, que foram de alguma forma de acordo com a empresa. 
	De fato que, toda empresas tem suas normas e suas exigências, padrões a serem seguidos, agora, fica a critério de o cidadão ir contra ou favor, se vai querer ou não o emprego. 
	A professora, deve explicar como nasce o preconceito ou seja, o pensamento de que a cultura à qual se pertence é a única legítima, a que expressa valores importantes. 
	A personagem Patrícia sofre o preconceito por ser “negra” e por ter o cabelo que não correspondia aos requisitos da empresa. Neste momento o lado profissional não foi analisado, aliás, só viram a cor como “tabu”, dando a entender que não adiantava ter um currículo com tantas qualidades profissionais, se o que prevaleceu foi sua origem.
	O debate realizado com os alunos pode aprimorar a formação do pensamento ao que diz respeito à diversidade, e do combate às formas de discriminação.
	A partir do momento que os alunos passam a conhecer as diversidades de raças e culturas começam a valorizá-las e o preconceito acaba, por isso é preciso ter cuidado com as escolhas do material didático.
	A professora deve mostrar para as crianças (os alunos), que podemos ser diferentes, na pigmentação da pele, mas somos iguais em valores, somos todos seres humanos temos capacidades e necessidades iguais e todos podemos aproveitar as oportunidades oferecidas. 
	A professora poderá usar fotografias e desenhos e atividades em prol da cultura afro-brasileira poderão ser apresentadas em uma exposição no espaço escolar aonde os alunos vão se conscientizar que todos de alguma forma fizeram história e lutaram para ganhar o respeito e sue lugar na sociedade.

Outros materiais