Buscar

TRABALHO COMPLETO FINALIZADO luana e thalyta.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Luana de Souza Lima RA_1646646 ____
Thalyta Lourrayne Rodrigues Otim_ RA_1647977_______ 
POLO
INHUMAS
2016
	 TRABALHO EM GRUPO (TG)
	
	 
	 PROFESSORES: Eliana Delchiaro e
 Renato Bulcão.
 
Educação a distância vale a pena?
De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em número de alunos no país. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino.
 Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a Distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008 havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, com 786.718 matriculados segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas. 
Fonte: Nova Escola, acesso virtual.
 Os dados da Nova Escola são grandiosos e nos apontam significativas mudanças na educação. Já estamos vivendo cursos híbridos, ou seja, com um percentual presencial e outro a distância. Em um futuro recente, essas duas modalidades estarão cada vez mais próximas.
Agora é a vez do grupo!
Vocês, nossos(as) alunos(as), em breve estarão na sala de aula como docentes. Então, imaginem-se no futuro como professores que estarão em um Chat com candidatos a um curso de Pedagogia em EAD. Nesse exercício, pensem que estarão refletindo com futuros candidatos e respondam às questões a seguir. 
1) Dariam algum conselho para ajudar os alunos a prever possíveis dificuldades na EAD? 
Prestar atenção no calendário acadêmico, sempre ler o manual do aluno, olhar o avisos deixados no AVA, ter noção de informática, estar atento aos prazos, e sempre que puder comparecer ao polo para tira dúvidas com a tutoria presencial ou online, procurar ter contato com os outros acadêmicos do curso. 
2) Aconselhariam a abandonar a ideia de um curso a distância? Por quê?
 Não, pois o EAD requer um comprometimento ainda maior que o curso presencial, pois você que faz seus horários de estudo , sendo uma das melhores opções para os dias atuais pois se tem maior conforto estando em casa maior parte do tempo e exige uma autonomia do aluno para os estudos tornando - o um autodidata.
3) Falariam para eles o que funcionava bem “na época de vocês” que poderia ajudá-los? 
AVA uma ferramenta de estudos onde lança as informações necessárias, os temas a serem estudados, palestras, tv online, biblioteca e etc. E é um lugar onde você consegue falar diretamente com o tutor, apostilhas impressas e slides, os fórum onde a interação dos alunos com o tutor, o telefone que hoje em dia é uma ferramenta essencial para tirar dúvidas na hora sobre o curso, as pesquisas online e comparecer ao polo sempre que for necessário.
4) Quais seriam aqueles truques que poderiam ser ensinados para esses alunos para que aproveitassem o curso de Pedagogia ao máximo? 
Os truques é ser organizado, determinar um horário fixo de estudo, montar uma planilha para acompanhar o calendário o curso e sempre estar atento as mudanças, manter o foco, no caso de alguma dificuldade sempre perguntar, estudar em locais tranquilos, não deixar acumular tarefas, sempre ler os textos sugeridos e sempre usar os recursos tecnológicos disponíveis.
Essas e outras questões poderiam servir de dicas e provocações para o calouro avaliar se quer mesmo optar pela modalidade a distância, outras envolvem os métodos de ensino, as teleaulas, os materiais didáticos, as interações e as provas. 
Agora, com base nessas questões, elaborem um texto dissertativo-argumentativo com o tema: 
 Educação a distância vale a pena?
Educação á distância basicamente surgiu no século XIX e XX, com a criação dos cursos livres de formação curta, através de correspondências e depois a inserção do rádio, tv, telefone e internet.
Em 1941 o Instituto Universal Brasileiro divulgou a forma de estudar através da educação á distância via correio.
A Unip foi a primeira universidade que empregou em seu cotidiano e prática acadêmica ferramentas de comunicação a distância.
As primeiras práticas foram no curdo pré-vestibular Objetivo, mais para frente utilizando ferramentas de multimídia , emprego inicial de DVD Interativo para os cursos do colégio Objetivo e sistema Objetivo.
Houve também produção e jogos interativos no qual cresceu o interesse dos alunos pelo ambiente digital, sendo assim a Unip é a melhor universidade em educação tanto presencial quanto á distância do País. Ela tem Polos espalhados pelo Brasil e também no Japão pelo sistema EAD.
Educação á distancia vale á pena porque podemos fazer nossos horários de estudos e comunicar com o tutor a qualquer momento, porém não devemos esquecer de sermos organizados, ter foco, estudar em locais tranquilos, não deixar acumular os conteúdos e sempre estar atento ao calendário, e ter em mente que sempre que puder ir ao polo para manter contato com o tutor e com os demais acadêmicos do curso correspondente.
Mas no entanto será necessário um pouco de conhecimento tecnológico e uma das vantagens do ensino á distancia é porque o aluno se torna um autodidata.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais