Buscar

AV1 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201605318723)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual povo utilizava sistema de numeração com base sexagesimal.
		
	
Resposta: Os babilônios, esse sistema nos possibilitou a contagem das horas do dia.
	
Gabarito: Babilônios
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201605318757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1545 o matemático italiano Gerônimo Cardano escreveu sua obra prima chamada ARS MAGNA. Lá ele descreve equações que até então não eram conhecidas a resolução. O descobrimento da solução destas equações fez com que muitos historiadores definissem este ano como o marco do início da moderna matemática.Quais as equações que ele desenvolveu em seu livro que até então não se tinha a resposta?
		
	
Resposta: as equações de terceiro e quarto grau.
	
Gabarito: Equações cúbicas e equações quárticas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201605164691)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O "crivo" de Erastotenes é:
		
	
	Uma tabela contendo correlações logarítmicas.
	
	Um método simples para calcular o pivoteamento em equações quadráticas.
	
	Uma tabela contendo correlações trigonométricas.
	
	Um método simples para extrair a raiz quadrada de números inteiros.
	 
	Um algoritmo simples e prático para encontrar números primos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201605837356)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Piaget (1988) relatava que a denominada MATEMÁTICA MODERNA era fundamentada na simples transmissão de conhecimento e, por isso, já nascia fracassada. Piaget procurou diagnosticar as fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo. Essas fases de transição receberam o nome de estágios, os quais se baseavam na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. Qual ESTÁGIO que a criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
		
	
	Adolescência
	 
	Operatório-Formal
	
	Sensório-Motor
	
	Operatório-Concreto
	
	Pré-Operatório
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201605837378)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.
		
	
	O desenvolvimento cognitivo não é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas diferenciadas.
	
	As estruturas mentais mantêm-se inalteradas com o passar da idade.
	
	As condições motivacionais não interferem no processo de ensino-aprendizagem.
	
	O equilíbrio progressivo entre assimilação e acomodação tende a impedir o desenvolvimento intelectual.
	 
	A equilibração trata, de uma maneira geral, de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e, assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201605837401)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A grande maioria dos artefatos arqueológicos que chegaram até à atualidade e nos colocam a par do que eventualmente se conhecia, e aplicava Por volta de 4000 a.C, são placas de barro gravadas com escrita _____________________. Esta escrita denominou-se ____________________ devido a ser realizada em placas de barro, sendo por isso necessária a utilização de estiletes, que tinham o formato de cunha. Qual a palavra que completa as duas lacunas deste texto de História da Matemática?
		
	
	Impressa
	
	Manuscrita
	
	Padrão
	 
	Cuneiforme
	
	Imprensa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201605153411)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São exemplos de números triangulares:
		
	
	1, 8 e 27
	 
	1, 3 e 6
	
	1, 3 e 5
	
	1, 4 e 9
	
	5, 10 e 15
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201605264184)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como se denominava a biblioteca e instituto de estudos em Bagdá que era uma instituição-chave na Tradução Movimento (movimento este em que se traduzia Aristóteles e grande parte da literatura clássica do Persa para o Árabe). Esta biblioteca agiu como uma sociedade, poisMuitos dos maiores eruditos muçulmanos fizeram parte desta investigação de excelência neste instituto de ensino, pois era um centro incomparável para o estudo das ciências humanas e exatas, incluindo matemática, astronomia, medicina, química, zoologia e geografia.
		
	
	Casa do Movimento
	 
	Casa da Sabedoria ou Casa do Conhecimento
	
	Casa das Ciências Exatas
	
	Casa das Ciências Humanas
	
	Casa da Filosofia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201605170147)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os pitagóricos estudavam à natureza dos números, e baseado nesta natureza criaram sua filosofia e modo de vida. A definição de números pares e ímpares de acordo com a concepção pitagórica pode ser descrita como:
I - Par é o número que pode ser dividido em duas partes iguais, sem que uma unidade fique no meio, e ímpar é aquele que não pode ser dividido em duas partes iguais, porque sempre há uma unidade no meio
Uma outra caracterização, mostra a preocupação com à natureza dos números:
II - Número par é aquele que tanto pode ser dividido em duas partes iguais como em partes desiguais, mas de forma tal que em nenhuma destas divisões haja uma mistura da natureza par com a natureza ímpar, nem da ímpar com a par. Isto tem uma única exceção, que é o princípio do par, o número 2, que não admite a divisão em partes desiguais, porque ele é formado por duas unidades e, se isto pode ser dito, do primeiro número par, 2.
		
	
	A sentença I é verdadeira se somente se a sentença II for verdadeira.
	 
	Apenas a sentença I é verdadeira.
	
	A sentença II é verdadeira se somente se a sentença I for verdadeira.
	
	Apenas a sentença II é verdadeira.
	 
	Ambas sentenças são verdadeiras.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201605170166)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação ao cálculo integral, podemos afirmar que:
I - O Cálculo Integral era visto separadamente por Newton e Leibniz: Newton via o Cálculo como geométrico, enquanto Leibniz o via mais como analítico.
II- Os trabalhos de Leibniz sobre o Cálculo Integral foram publicados em 1684. O nome Cálculo Integral foi criado por Johann Bernoulli e publicado pela primeira vez por seu irmão mais velho Jacques Bernoulli em 1690.
III - Aritmética do Infinito Fermat desenvolveu uma técnica para achar a área sob cada uma das, então chamadas, ¿parábolas maiores,¿ que era conhecida por Fermat, Blaise Pascal, Descartes, Torricelli e outros.
IV - As idéias de Bernoulli foram resumidas por Leonard Euler, na sua obra sobre integrais Euler daria continuidade ao estudo de funções - ainda prematuro na época.Foi Euler, entretanto, quem criou os fundamentos da Análise.
V - Hoje em dia o Cálculo Integral é largamente utilizado em várias áreas do conhecimento humano e aplicado para a solução de problemas não só de Matemática, mas de Física, Astronomia, Economia, Engenharia, Medicina, Química, por exemplo.
		
	
	Apenas as afirmativas I e V são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativa I e II são verdadeiras.
	 
	Todas afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa V é verdadeira.
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais