Buscar

APOL 1 Liderança e coaching - Processo decisório 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 1 FASE C Liderança e Coaching – Processo Decisório – 100%
Questão 1/5 - Liderança e Coaching
O fator chave na liderança situacional é a necessidade do líder desenvolver sua sensibilidade e percepção, diagnosticando sua equipe para que possa definir como irá se comportar, pois em qualquer situação em que uma equipe possa estar, a liderança sempre deverá realizar suas funções básicas de gerir, com atenção concentrada nos objetivos e nos resultados.
Disponível em: SINNOTT, Elizabeth. Programa de desenvolvimento de Líderes: Liderança e Motivação. Curitiba. Material próprio. 2013. Segundo as ideias contempladas no texto é função do líder:
R: C - Gerir a sua equipe com sensibilidade e percepção com foco nos objetivos e resultados a serem alcançados.
Questão 2/5 - Processo Decisório
Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao processo racional e emocional de tomada de decisão, e depois assinale a alternativa correta.
I – O processo decisório tem um caráter globalizado, envolvendo o ser humano total, nas funções lógicas, biológicas, psicológicas, valores sociais, valores religiosos, entre outros.
II – Ao solucionar os problemas de modo racional, busca-se desenvolver soluções baseadas em fatos e construções lógicas.
III – No processo racional da solução de problemas, o pensamento linear procura analisar o problema considerando suas diferentes causas e levantando possíveis soluções.
IV – O processo emocional de tomada de decisão consiste na apresentação de fundamentos e argumentos balizados por números, evoluções históricas e comprovações estatísticas.
Está(ão) correta(as) as afirmativas: R: I e II, apenas.
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
O líder-coach não tem objetivo de ”mudar” a personalidade de ninguém, apenas ajudar a expandir o leque de respostas da pessoa, ou seja, além dos comportamentos que a pessoa já tem, ele treina outros para aumentar suas escolhas diante das circunstâncias. Quanto maior for o número de escolhas de comportamento que alguém tem, maior é a sua possibilidade de interagir com o meio ambiente de forma efetiva. Disponível em: DI STÉFANO, Rhandy. O líder-coach - Líderes criando líderes. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2012. p. 52 Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O papel do coach consiste em explorar ao máximo as potencialidades das pessoas para que elas façam as melhores escolhas na vida profissional.
PORQUE
II. Quanto maior for a capacidade do coach mais facilmente atinge o objetivo de mudar a personalidade dos indivíduos.
A respeito das asserções, assinale a opção correta: R: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
A essência do coaching é encontrada no pensamento de alguns filósofos da Grécia Antiga, berço da filosofia ocidental. Filosofia é uma palavra de origem grega, composta por dois termos: philo e sophia . Philo deriva de phili, que significa “amor fraterno, respeito entre os iguais, amizade”. Sophia significa “sabedoria”. Portanto, filosofia é o “amor à sabedoria”. A Grécia conquistou condição de destaque no campo da filosofia a partir do momento em que alguns cidadãos, insatisfeitos com as explicações que a tradição – baseada em mitos e deuses – lhes dera, passaram a refletir, questionar e buscar respostas para suas perguntas. Com isso, os filósofos gregos demonstraram que o mundo, os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão do homem e que a própria razão é capaz de conhecer-se. Foi por meio da filosofia que os filósofos instituíram para o ocidente europeu as bases e os fundamentos do que conhecemos por razão, racionalidade , ciência , ética , política e arte (Chaui, 2001). Ao estudar o pensamento dos filósofos, encontramos claramente em Sócrates, Platão e Aristóteles características que norteiam o processo de coaching. Disponível em: LOTZ, Erika, Gisele. GRAMMS, Lorena Carmen. Coaching  e mentoring. Curitiba. Intersaberes. 2014 p. 25. Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Os fundamentos da razão encontram-se na interpretação mítica e religiosa da natureza.
II. A essência do coaching deriva da valorização da razão e do conhecimento historicamente acumulado.
III. Os processos de coaching nada têm a ver com a filosofia clássica ou moderna.
É correto o que se afirma em: B: II, apenas.
Questão 5/5 - Processo Decisório
O autor Russo (2002) aponta algumas etapas para uma boa tomada de decisão, e essas etapas por sua vez são divididas em EXPANSIVAS, que possuem o foco para enriquecer a percepção e análise, e em CONVERGENTES, que obtêm foco e aprendizado com a experiência. Assinale a alternativa que indica somente etapas descritas pelo autor como sendo EXPANSIVAS:
R: A - Quadros e Reunião de Inteligências.

Continue navegando