Buscar

RESUMO LACTANTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Foi observado que nutricionistas e pediatras prescrevem pelo menos um item inadequado para pacientes com intolerância a lactose, foi realizado um Questionário sobre alimentos que devem ser excluídos do tratamento da alergia do leite de vaca , 20,7% dos pediatras e 17,2% nutricionistas limitam a exclusão da dieta ao leite de vaca e seus derivados. Nutricionistas e Pediatras tem visão diferente sobre o assunto, alguns concordam que lactentes podem desenvolver a alergia ao leite mesmo estando em aleitamento materno exclusivo, outros concordam que introdução precoce do leite de vaca pode aumentar o risco a alergia do leite.
A Intolerância à lactose ocorre porque o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, Muitas vezes intolerância a lactose e a proteína do leite são confundidas , Alergia a proteína do leite ocorre pela presença de algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor, desencadeando vários sintomas desagradáveis, como: diarréia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele,etc.
Alergia a proteína do leite ocorrem mais em crianças menores de 2 anos, Isso fica mais difícil quando vários alimentos podem ser os responsáveis pelas reações da criança.
A mãe Deve fazer uma dieta restritiva em leite e derivados incluindo traços, bem como demais alimentos que possam estar implicados. É possível comer pão, bolo, tortas e levar uma vida muito saudável sem leite, porém nem sempre é fácil, visto que quase tudo precisa ser feito em casa, devido ao risco de contaminação
Como o leite e seus derivados são uma fonte importante de cálcio para as mães, estas deverão receber uma suplementação de cálcio ou ter uma prescrição dietética adequada para suprir estas necessidades.
A orientação por profissionais competentes e a maneira como as explicações são dadas para a mãe vão possibilitar que a dieta de exclusão seja feita de maneira adequada, sem riscos para a mãe e seu filho.

Outros materiais