Buscar

Gestão e Mapeamento de Processos Apol 1 NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão e Mapeamento de Processos / Sistemas de Informação Gerencial
APOL 1
NOTA : 100
 Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Considerando o seguinte conceito existente no Business Process Modeling (BPM): "conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas". Essas atividades e comportamentos são disparados por eventos específicos e compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas, que solucionam uma questão específica. Nesse caso, esse conceito, no BPM, refere-se ao termo:
	A	Mapeamento de Processos
	B	 Visão Sistêmica
	C	 Processo
	D	Modelagem;
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Para definição de como iniciar um trabalho de mapeamento dentro de uma empresa, dois principais modos de abordagem podem ser utilizados. Tanto um como outro, cumpre o objetivo de ser uma alternativa de trabalho. Assinale a alternativa correta:
	A	a) ( ) Efeito bidê (bottom-up ou de baixo para cima): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, brainstorm com a direção ou determinação de executivos.
	B	b) ( ) Abordagem direta (bottom-up): É a abordagem mais comum e a mais utilizada na condução de mapeamentos, através de fluxogramas.
	C	c) ( X ) Efeito chuveiro (top-down ou de cima para baixo): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, workshops, brainstorm ou por determinação de executivos.
	D	d) ( ) Abordagem baseada em gestão por processos (top-down), sem interferência hierárquica.
Questão 3/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
No ciclo de vida do Business Process Modeling (BPM), há uma de suas fases que tem as seguintes finalidades: (1) entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados; (2) obter e entender as informações oriundas de planos estratégicos, modelos de processos, medições de desempenho e mudanças nos ambientes externos; e (3) entender completamente os processos de negócio da organização no escopo considerado. Nesse caso, assinale, dentre as alternativas abaixo, o nome da fase do ciclo de vida do BPM que tem tais finalidades.
	A	 Análise de Processos de Negócio
	B	Desenho e Modelagem de Processos de Negócio.
	C	 Implementação de Processos
	D	 Monitoramento e Controle de Processos.
	E	 Refinamento de Processos
Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A priori, mapear processos através de fluxogramas ou outro tipo de notação, parece ser algo relativamente fácil, mas não é bem assim. Processos mal mapeados não irão traduzir a realidade da empresa estudada. Para evitar falhas no mapeamento de processos, alguns passos (ou regras) devem ser seguidos (utilizados) como referência. Entre esses passos podemos destacar:
	A	a) ( ) Identificar objetivos, entradas, saídas, clientes e fornecedores do processo e elaborar fluxograma de raias.
	B	b) ( ) Identificar objetivos, entradas, saídas e clientes do processo e criar um fluxo de processos baseado no SIPOC.
	C	c) ( X ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
	D	d) ( ) Identificar a análise do negócio, clientes e entradas e saídas do processo.
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação. 
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise categorizando as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
	A	Categorização
	B	Cálculo
	C	Condensação
	D	Correção
	E	Contextualização

Continue navegando