Buscar

resumo AVALIAÇÃO DA PUREZA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Santo Ângelo
Farmácia – Química Orgânica I
Professora: Dra. Daiane Skupin da Silva
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
 
Nome: Luiza Lange.
Data: 28 de Setembro
AVALIAÇÃO DA PUREZA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
A medicação de constantes serve para identificar ou para determinar a pureza de compostos orgânicos. O ponto de fusão é a temperatura que certo composto passa de um estado sólido para o estado líquido (SILVA, 1990)
Porém, já as substâncias cristalinas possuem o ponto de fusão totalmente definido. Quando essas substâncias são aquecidas o calor fornecido se converte em energia cinética, quando aquecidas às moléculas perdem seu estado ordenado na estrutura cristalizada. Com maior movimento, as moléculas transitam do estado sólido para o estado líquido (SILVA, 1990)
A definição do ponto de fusão é essencial para alcançar a pureza de uma substância, as impurezas podem aumentar o intervalo do ponto de fusão, fazendo com que haja intervenção com a malha cristalina (GONÇALVES, 1988)
Esse experimento tem como objetivo a determinação do ponto de fusão do naftaleno e da ureia, além da comparação dos valores do ponto de fusão obtidos com os descritos na literatura. 
Os materiais utilizados foram:
Amostras de Ureia (NH2)2CO;
Amostra de Naftaleno;
Equipamento de ponto de fusão e ebulição;
2 capilares;
Bico de Busen.
Pegou-se 2 capilares e com o auxilio da chama do bico de Bunsen fechou-se um lado dos capilares. Colocou-se a amostra de naftaleno no vidro de relógio e com a ajuda de uma espátula introduziu-se dentro de um dos capilares 1/3 de naftaleno. Após esse processo, inseriu-se o capilar no equipamento de ponto de fusão e ebulição e observou-se o momento da fusão da amostrada, que se fundiu em uma temperatura de 80, 8 ºC. 
Com a amostra de ureia, realizou-se o mesmo procedimento, colocando a amostra no vidro de relógio e com o auxilio da espátula introduziu-se dentro do capilar 1/3 de Ureia. Inseriu-se o capilar no equipamento e avaliou que a Ureia fundiu-se na temperatura de 132,7 ºC. 
Com relação à ficha técnica das amostras observou-se que o naftaleno funde-se a uma temperatura de 85 ºC na literatura, porém no experimento verificou-se que ocorre a mudança de estado completa na temperatura de 80,8 ºC. Porém com a Ureia, na literatura a temperatura de fusão é de 132,7 ºC a qual foi à mesma constatada no experimento realizado. 
Analisou-se através dessa aula a determinação do ponto de fusão das substâncias. Verificou-se que o ponto de fusão é a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido para o líquido, nas condições normais de pressão, passando do estado sólido para o estado líquido, respectivamente. Além disso, observou-se que a literatura nos traz valores aproximados com os que alcançaram-se no laboratório com as amostra analisadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GONÇALVES, Daniel. Química Orgânica Experimental. São Paulo: McGraw-Hill, 1988, 269 p.
SILVA, Roberto Ribeiro da. Introdução à Química Experimental. São Paulo: McGraw-Hill, 1990. 296 p.

Outros materiais