Exercicio PCP
7 pág.

Exercicio PCP


DisciplinaProgramação e Controle da Produção I21 materiais449 seguidores
Pré-visualização2 páginas
PCP
	
Aula 2
	
		1.
		O Planejamento da Capacidade tem como um dos fatores importantes a:
		
	
	
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	Gerar apenas a necessidade de equipamento
	
	
	Levar em conta apenas o gerenciamento da produção
	
	 
	Necessidade para agilidade e facilidade para termos o recurso financeiros e capacidades industriais que consiga atender as necessidades de vendas.
	
	
	Gerar apenas a necessidade da mão de obra
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O Planejamento e Controle de Produção (PCP) permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões: 1° O que produzir? 2° Quanto produzir? 3° Onde produzir? 4° Como produzir? 5° Quando produzir? 6° Com o que produzir? 7° Com quem produzir? A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar um documento que funcionará como um "mapa" com as diretrizes da produção. Como este documento é denominado?
		
	
	
	
	
	Plano Parcial da Produção.
	
	 
	Plano Mestre da Produção.
	
	
	Plano Auxiliar da Produção.
	
	
	Plano Complementar da Produção.
	
	
	Plano Piloto da Produção.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Suzana, recém-formada, conseguiu uma vaga para ingressar em uma empresa do setor de produção de garrafas e queria saber quais eram todas as atividades inter-relacionadas e responsáveis pelo Planejamento e Controle de Produção (PCP) já que isso se tratava de algo fundamental para o seu cargo e função. Neste contexto, a única atividade que NÃO é parte do PCP é o(a):
		
	
	
	
	
	Emissão e Liberação de Ordens.
	
	
	Administração de Estoques
	
	
	Sequenciamento da Produção
	
	 
	Planejamento de Seguros.
	
	
	Programação da Produção
	
	
	
		4.
		Felipe estava em um processo de entrevista final numa indústria automotiva. Mas ele se achava inseguro e resolveu estudar por conta própria as atividades inter-relacionadas e responsáveis pelo Planejamento e Controle de Produção (PCP) já que isso se relacionava com o cargo a ser ocupado. Neste contexto, o único assunto que NÃO fez parte dos seus estudos sobre as atividades que se inter-relacionam ao PCP foi o(a):
		
	
	
	
	
	Planejamento Mestre da Produção
	
	
	Programação da Produção
	
	 
	Planejamento de Carreiras.
	
	
	Planejamento Estratégico da Produção
	
	
	Sequenciamento da Produção
	
	
	
		5.
		Analise as questões: 1. Planejamento da Capacidade é a atividade que tem como objetivo calcular a carga de cada centro de trabalho para cada período no futuro, visando prever se haverá capacidade para executar um determinado plano de produção para suprir uma determinada demanda de produtos e serviços. 2. O Planejamento da Capacidade fornece dados para futuros planejamentos de capacidade, identificação de gargalos, estabelecer a programação de curto prazo e estimar prazos viáveis das encomendas. 3. Sequenciamento da produção é a atividade de programação que determina o prazo das atividades a serem cumpridas. 4. Os objetivos do Sequenciamento da Produção são três: aumentar a utilização dos recursos; reduzir o estoque em processos e reduzir os atrasos no término dos trabalhos. 5. A Administração de Estoques serve para as empresas trabalharem com estoques de diferentes tipos que necessitam ser administrados, centralizados em um depósito ou distribuídos por vários pontos. Assinale a opção correta:
		
	
	
	
	
	Somente as questões 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	 
	Todas as questões estão corretas.
	
	
	Somente as questões 1, 4 e 5 estão corretas.
	
	
	Somente as questões 2, 3 e 5 estão corretas.
	
	
	Somente as questões 1, 2 e 4 estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Podemos afirma que o PCP:
I- Envolve geralmente a organização e o planejamento dos processos de fabricação e constitui no planejamento da seqüência de operações, da programação da movimentação.
II- Não utiliza o controle de materiais, métodos, ferramental e tempos operacionais.
III- O objetivo é a organização do suprimento e movimentação dos recursos humanos, utilização de máquinas e atividades relacionadas, de modo a atingir os resultados de produção desejados, em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar.
IV- O objetivo será apenas como suporte em eventuais falhas.
		
	
	
	
	
	Somente a I e II são as corretas
	
	
	Somente a I, II e III são as Corretas
	
	
	Somente a I é correta
	
	
	Somente a II, III e IV são as corretas
	
	 
	Somente a I e III são as corretas
	
	
	
		7.
		Incertezas de previsões de suprimentos e/ou demanda são razões para manutenção de:
		
	
	
	
	
	Estoque em trânsito.
	
	
	Estoque no período.
	
	 
	Estoque de segurança.
	
	
	Estoque central
	
	
	Estoque sazonal.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Dentre as afirmativas abaixo qual a que melhor traduz os objetivos do PCP?
		
	
	
	
	
	Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa acompanhar a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção.
	
	
	Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa manter a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção.
	
	 
	Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção.
	
	 
	Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa controlar a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção.
	
	
	Planejamento eControle da Produção (PCP) visa aumentar somente a eficiência da empresa através da administração de produção.
	 Gabarito Comentado
Aula 3
	
		1.
		Sobre a demanda dependente e a demanda independente, as palavras que correspondem a cada uma delas, respectivamente, são:
	
	
	
	
	 
	Imprevisível / Incerteza
	
	 
	Cálculo / previsão
	
	
	Imprevisível / cálculo.
	
	
	Idéia / pesquisa.
	
	
	Incerteza / certeza absoluta.
	
	
	
		2.
		Considere os requisitos ou itens a seguir, sobre a previsão de demanda, e assinale a opção correta. I. Ser expressa em termos úteis para o planejamento e controle da capacidade. II. Dar uma indicação da incerteza relativa. III. Dar uma indicação da certeza relativa.
	
	
	
	
	
	Apenas os itens I e III estão errados.
	
	 
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	
	Apenas o item II está correto
	
	
	Apenas os itens I e II estão errados.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Um profissional prestes a ingressar no mercado queria saber quais eram todas as atividades inter-relacionadas e responsáveis pelo Planejamento e Controle de Produção (PCP). Neste contexto, a única atividade que NÃO faz parte diretamente do PCP é o(a):
	
	
	
	
	
	Planejamento Mestre da Produção
	
	
	Planejamento de Capacidade.
	
	
	Planejamento Estratégico da Produção
	
	 
	Planejamento Contábil.
	
	
	Acompanhamento e Controle da Produção
	
	
	
		4.
		Analise as questões: 1. As técnicas qualitativas privilegiam principalmente dados subjetivos, os quais são difíceis de representar