Buscar

AP GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501259535)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Criar condições para que o ambiente de trabalho possa ser democrático, humano e, ainda, harmonioso, faz parte das ações de gerenciamento do Clima Organizacional sob a responsabilidade da Administração de Recursos Humanos. Diante desta premissa, qual das afirmativas abaixo, reforça a compreensão que devemos ter sob este aspecto?
		
	
	A Administração de Recursos Humanos não tem a necessidade de criar condições de acesso às diferentes oportunidades de poder, proporcionadas pela Empresa, ao longo da sua história, independente da diversidade de sua força de trabalho.
	
	A Administração de Recursos Humanos deve ser reativa, ou seja, agir e avaliar alguma questão apenas quando solicitada pela empresa, incluindo o Clima Organizacional.
	
	O ambiente harmonioso já é harmonioso, independente de dizermos que a Administração de RH esteja trabalhando para que os conflitos ¿ mesmo sendo importantes para o amadurecimento pessoal, profissional e organizacional, não sejam intensos, regulares e desgastantes.
	
	A Administração de Recursos Humanos não precisa ter preocupação alguma com os aspectos do Clima Organizacional.
	 
	A Administração de Recursos Humanos precisa se preocupar em adotar ações que possibilitem valorizar as relações de interdependências entre as áreas e seus componentes, quebrando a aridez de algumas atividades profissionais que por natureza exigem a individualidade como forma de atuação.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501880164)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o comportamento destes são características de
		
	
	eficácia gerencial.
	 
	clima organizacional.
	
	desenvolvimento organizacional.
	
	liderança situacional.
	
	cultura organizacional.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502241476)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No princípio de 1980, enquanto a indústria automóvel Americana se encontrava numa grande depressão, a Ford, empresa Americana bastante conhecida, com o intuito de rentabilizar o seu departamento de contabilidade fez um estudo de todo o processo desde a compra de material até ao seu pagamento. Só na América do Norte existem mais de 500 empregados neste departamento. Era sabido pelos gestores que racionalizando alguns processos e instalando um novo sistema de computadores conseguiriam um corte nos custos de cerca de 20%. A estratégia adotada pela Ford foi:
		
	 
	Automação e Reengenharia
	
	Reengenharia e Fusão
	
	Fusão e Aquisição
	
	Terceirização e Downsizing
	
	Automação e Terceirização
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501997076)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pode-se afirmar sobre o Clima Organizacional:
		
	
	O estado de ânimo coletivo que os colaboradores de uma organização demonstram em dado momento é denominado cultura organizacional.
	
	A maior motivação dos funcionários, de uma perspectiva comportamental, depende da implementação de processos de reengenharia radicais.
	
	A gestão de clima organizacional refere-se ao comprometimento dos funcionários determinarem, com o auxílio de especialistas na área de comportamento, de relacionamento social e de RH, um resultado padrão ideal da satisfação de seus colaboradores, baseado no mapeamento do ambiente externo à empresa.
	 
	O clima organizacional corresponde à percepção que os indivíduos têm da atmosfera em seu ambiente de trabalho, é algo mutável e instantâneo, não se confundindo com a cultura organizacional.
	
	É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, cuja influência no seu comportamento é bastante reduzida.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502001138)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito à relação entre o clima e a qualidade dos produtos e serviços, o desempenho do trabalhador depende de: I. Saber fazer. Aqui a questão é de treinamento: diz respeito à qualificação do trabalhador para realizar determinado trabalho. II. Poder fazer. Aqui a questão está nos recursos, nos meios que o trabalhador precisa para realizar satisfatoriamente o seu trabalho. III. Querer fazer. Aqui está a importância do clima. Não basta o trabalhador saber fazer e poder fazer. É necessário que esteja interessado, predisposto, comprometido, engajado.
		
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501259589)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para compreender esse panorama, é necessário visualizar as fases por que passou a evolução da administração empresarial voltada para pessoas e respondendo às necessidades e pressões impostas pelo ambiente (macro e micro) em que essas organizações estão inseridas. A primeira é a era da industrialização clássica (de 1900 a 1950), em que as pessoas eram tratadas como mão-de-obra, fornecedoras de esforço físico e muscular, verdadeiros zeladores das máquinas. O departamento que as supervisionavam identificava-se como de relações industriais, dando ênfase às atividades operacionais e burocráticas, e funcionando como mero repetidor das instruções advindas da cúpula. A seguinte etapa é da industrialização neoclássica (de 1950 a 1990) em que as pessoas eram vistas como recursos humanos, sendo que o departamento passou a ser de RH, ampliando as atividades para além das operacionais e burocráticas: cuidando do recrutamento, da seleção, higiene e segurança do trabalho, relações trabalhistas etc. Depois vem a fase da informação (após 1990), tendo as pessoas como parceiras, quando surgem equipes de gestão de pessoal com administração descentralizadora e terceirizando as atividades burocráticas (Chiavenato, 1999). Neste contexto atual, podemos dizer que há uma relação direta entre o Clima Organizacional e a qualidade dos produtos e serviços, onde o desempenho do trabalhador depende de alguns contextos particulares. Das alternativas abaixo, assinale aquela que melhor identifica estes elementos que viabilizam o desempenho adequado:
		
	
	Querer fazer. Aqui está a importância do clima. Não basta ao trabalhador saber fazer e poder fazer. É necessário que ele esteja a fim de fazer, esteja predisposto, comprometido, engajado. Caso contrário, ou o rendimento do trabalhador cai ou cai a qualidade do seu trabalho.
	
	Querer fazer. Apesar do trabalhador não ter o conhecimento técnico para a realização de tarefas, há o engajamento e o devido comprometimento deste.
	 
	Saber Fazer (ter qualificação para tal), poder fazer (haver disponibilidade de recursos e meios adequados) e, principalmente, querer fazer haver uma predisposição particular do indivíduo ao comprometimento e engajamento do/no processo.
	
	Saber fazer. Aqui a questão é de treinamento. O quanto que o trabalhador está qualificado para realizar determinado trabalho.
	
	Poder fazer. Aqui a questão está nos recursos, nos meios que o trabalhador precisa para realizar satisfatoriamente o seu trabalho. As vezes ele sabe fazer, mas não dispõe dos meios para realizar um trabalho melhor.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501259629)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre as técnicas utilizadas para a pesquisa de clima organizacional existe uma que a sua principal vantagem é que ela permite ao respondente esclarecer suas dúvidas.
		
	
	Intranet.
	
	Painel de Debates.
	
	Observação.
	 
	Entrevista.
	
	Questionário.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501260507)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como Consultor responsável pela elaboração do questionário de uma pesquisa de clima que será aplicada pela primeira vezem uma empresa de médio porte, você selecionou 49 questões relacionadas aos assuntos: Imagem da Empresa, Reconhecimento, Comunicação, Liderança, Condições de Trabalho, Salários e Benefícios. Considerando que as perguntas abaixo não foram colocadas na pesquisa, qual delas deve ser indicada para completar o questionário?
		
	 
	Você considera esta empresa um bom lugar para trabalhar?
	
	Você conhece os descontos que são feitos no seu contra-cheque?
	
	A quantidade de horas de treinamento que você recebe ao ano é adequada?
	
	A empresa tem um bom processo para selecionar profissionais do mercado?
	
	Com qual freqüência você acessa a Intranet da empresa?
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501259699)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma das variáveis organizacionais, pode-se verificar a percepção do empregado quanto à preocupação da empresa com a segurança dos seus colaboradores; se a empresa investe para que seus empregados não se acidentem ou não corram riscos de contraírem uma doença decorrente do próprio trabalho que realizam. Esta Variável pode ser denominada:
		
	
	Rotatividade dos Funcionários.
	 
	Segurança do Trabalho.
	
	Valorização dos Funcionários.
	
	Condições Físicas do Trabalho.
	
	Serviço Médico.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501259679)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando avaliamos em uma pesquisa de clima organizacional a possibilidade de crescimento profissional dentro da empresa, esse aspecto pode ser avaliado em duas variáveis:
		
	
	Estabilidade no emprego e política salarial.
	 
	Treinamento e desenvolvimento e ascensão profissional.
	
	Treinamento e Estabilidade no emprego.
	
	Participação e ascensão profissional.
	
	Imagem da empresa e processo decisório.

Outros materiais