Buscar

RELATORIO Dobras Cutâneas avaliação nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dobras Cutâneas 
Introdução: São medidas que expressam a quantidade de tecido adiposo corporal, pela medida da espessura de algumas dobras/pregas cutâneas e utilizando equações matemáticas (preditivas) que sempre devem ser adequadas à população avaliada, por faixa etária, sexo, etnia, atividade física, entre outras características. Seu uso correto depende de uma adequada coleta das medidas. 
Objetivos: Avaliar, indiretamente, a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo e estimar a proporção de gordura em relação ao peso corporal do indivíduo ou ainda de estimar a densidade corporal e a quantidade de gordura corporal.
Materiais e métodos: adipômetro.
 O método utilizado para determinar a composição de indivíduos foi às dobras cutâneas. Foram aferidas: Dobra cutânea tricipital (DCT), dobra cutânea bicipital (DCB), dobra cutânea subescapular (DCSE), dobra cutânea supra ilíaca (DCSI), dobra cutânea abdominal (DCA), dobra cutânea da coxa (DCC), dobra cutânea da panturrilha (DCPant). 
Resultados: A tabela abaixo mostra os resultados obtidos dos indivíduos avaliados. Sendo, que foi realizado apenas um pinçamento de cada dobra cutânea. 
	Larissa
	DCB: 9mm
	DCT: 23mm
	DCSE: 10mm
	DCSI: 9mm
	DCA: 12mm
	DCC: 27mm
	DCPant: 15mm
	Sara
	DCB: 10mm
	DCT: 5mm
	DCSE: 9mm
	DCSI: 6mm
	DCA: 9mm
	DCC: 15mm
	DCPant: 17mm
 Conclusão: Diante dos resultados e aprendizagem durante a aula prática, podemos concluir que as medidas de dobras cutâneas para sua técnica requer um treinamento periódico sobre os avaliadores para minimização de erros. Portanto, o conhecimento dos pontos de reparos e procedimentos adotados para o pinçamento de cada dobra cutânea também são de fundamental importância para o sucesso da técnica. 
Referência: Alexandre Fernandes Machado, (dobras cutâneas, composição corporal). Revista de Desporto e Saúde. 4(2):41-45; André Luiz Lopes, livro Antropometria Aplicado a Saúde e Desempenho Esportivo, (2014). 
Grupo: Larissa Soares do Nascimento; Sara de Oliveira Corrêa.

Outros materiais