Buscar

simulado sia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O uso de Ácido Acetil Salicílico com outros analgésicos anti-inflamatórios não esteróides, pode:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	b) Não interferir no risco de hemorragias devido a inibição adicional da agregação plaquetária.
	
	
	d) Torna-se um glicocorticóide
	
	
	a) Aumentar o risco de hemorragias devido a inibição adicional da agregação plaquetária.
	
	
	c) Deixar de ser um analgésico
	
	
		2.
		Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - A Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inapropriadamente, e que metade dos pacientes não os usa, corretamente. Portanto, é gasto muito dinheiro que, ao invés de benefícios, pode trazer sérios riscos à saúde. II - A assistência farmacêutica tem, entre suas premissas, a utilização dos medicamentos, por meio da prescrição, dispensação e uso, como define o Uso Racional de Medicamentos (URM), entendido como um conjunto de práticas que inclui: A escolha terapêutica medicamentosa adequada; A indicação apropriada deste medicamento; A inexistência de contra-indicação e a mínima probabilidade de reações adversas; A dispensação correta, incluindo informação apropriada sobre os medicamentos prescritos; Adesão ao tratamento pelo paciente; além do seguimento dos efeitos desejados e de possíveis reações adversas conseqüentes do tratamento. III - Por meio de estratégias simples e de baixo custo, é possível, sim, promover o uso racional de medicamentos, sendo fundamental o papel do profissional farmacêutico, seja na orientação, durante a dispensação; seja educando a comunidade sobre o uso de medicamentos. Uma das maneiras de o farmacêutico promover o uso racional de medicamentos é informando aos pacientes, na hora da dispensação dos medicamentos, sobre os benefícios do uso correto dos mesmos IV- De acordo com a definição do uso racional de medicamentos proposta pela Política Nacional de Medicamentos, os requisitos para a sua promoção são muito complexos e envolvem uma série de variáveis, em um encadeamento lógico. Para que sejam cumpridos, devem contar com a participação de diversos atores sociais: pacientes, profissionais de saúde, legisladores, formuladores de políticas públicas, indústria, comércio, governo.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Estão corretas as afirmativas II, III
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, IV
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II
	
	
		3.
		Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - A dispensação de medicamentos tem como objetivo garantir a entrega do medicamento correto ao usuário, na dosagem e quantidade prescrita, com instruções suficientes para seu uso correto e seu acondicionamento, de modo a assegurar a qualidade do produto. É um dos elementos vitais para o uso racional de medicamentos. II - A atuação do farmacêutico deve contribuir para aumentar a qualidade da Assistência Farmacêutica e a resolubilidade das ações de saúde. Para que isto ocorra é fundamental que esse profissional desenvolva todas as ações da assistência farmacêutica, pois estas jamais poderão ser delegadas a outros profissionais de saúde. III - É fundamental que o farmacêutico compreenda o entendimento das ações e o significado da Assistência Farmacêutica para os profissionais de saúde e forneça os conhecimentos necessários para transmitir a sua dimensão integral para, em conjunto com a equipe multiprofissional, buscar identificar os problemas, hierarquizá-los, estabelecer prioridades, definir as estratégicas e ações para intervenção e os obstáculos a serem superados, a fim de atingir a situação ideal. IV - É necessário para o planejamento de ações da Assistência Farmacêutica, estabelecer critérios de acompanhamento e avaliação para identificar de forma continuada se os objetivos e metas estão sendo atingidos e, posteriormente, avaliar os resultados por meio de indicadores preestabelecidos V - A Assistência Farmacêutica deve ser entendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, tendo como alguns dos seus eixos estratégicos a manutenção, a qualificação dos serviços de assistência farmacêutica na rede pública de saúde e a qualificação de recursos humanos, bem como a centralização das ações.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	
	
	Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e III
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e V
	
	
	Estão corretas as afirmativas III e IV
	
	
		4.
		Leia as afirmativas acerca das Interações Medicamentosas: I- Interações medicamentosas são definidas como alterações nos efeitos farmacológicos esperados em decorrência, principalmente, de modificações em sua farmacinética e/ou farmacodinâmica. II- A ingestão concomitante de outro medicamento; o consumo de alimentos ou fatores intrínsecos relacionados ao paciente (idade, obesidade, patologias, etc) representam possíveis causas dessas interações. III- Embora em alguns casos, os resultados dessas combinações sejam benéficos, mais freqüentemente as interações medicamentosas são indesejáveis e prejudiciais ao indivíduo. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		Quest.: 4
	
	
	
	
	II, apenas
	
	
	I e III, apenas
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III, apenas
	
	
	I, apenas
	
	
	
		5.
		São aqueles que não necessitam de receita médica para serem adquiridos, são internacionalmente reconhecidos pela sigla OTC: Over the Counter (sobre o balcão)
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Medicamentos similares
	
	
	Medicamentos de referência
	
	
	Medicamentos dispensados somente com prescrição
	
	
	Medicamentos genéricos
	
	
	Medicamentos Isentos de Prescrição

Outros materiais