Buscar

Aula 2 Mandado de Injunção Coletivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO – SP
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO Y, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o n°, com sede à rua, n°, bairro, município Y/SP – CEP:, endereço eletrônico, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, inscrito na OAB sob o n°, com endereço profissional, endereço completo, endereço eletrônico, na forma do artigo 77, V, do NCPC e artigo 5°, LXXI da CF/88 e na lei 13.300/16, vem perante Vossa Excelência, impetrar
MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO
Em face do PREFEITO DO MUNICÍPIO Y, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade n°, inscrito no CPF sob o n°, residente e domiciliado à rua, n°, bairro, município Y/SP – CEP:, endereço eletrônico, pelos fatos e fundamentos que seguem
I – DAS PRELIMINARES
Da legitimidade ativa
Conforme previsto no inciso III do artigo 12 da Lei 13.300/2016, o mandado de injunção coletivo pode ser promovido por organização sindical legalmente constituída e em função coletiva há pelo menos 1 (um) ano, para assegurar o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas em favor da totalidade ou de parte de seus membros ou associados, na forma de seus estatutos e desde que pertinentes a suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial.
II – DOS FATOS
	Os filiados da impetrante exercem atividade de profissional em estação de tratamento de esgoto, recebendo adicional de insalubridade por ficarem expostos a agentes nocivos à saúde.
	De acordo com o previsto na lei orgânica do Município, compete ao impetrado apresentar proposta de lei complementar para regular direito a aposentadoria especial dos servidores públicos municipais efetivando o direito à aposentadoria prevista na Constituição Estadual.
	Diante da mora executiva, não resta outra alternativa ao impetrante a não ser o mandado de injunção coletivo, para que possa exercer seu direito.
III – DOS FUNDAMENTOS
	A referida ação tem como fundamento o artigo 5°, LXXI da CF/88, uma vez que o mandado de injunção é o remédio constitucional utilizado para combater a mora que impede o exercício de um direito pendente de regulamentação.
	Conforme o artigo 24, III da CF/88, compete concorrentemente à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre previdência social, proteção e defesa da saúde.
	Ressalta-se que o parágrafo 3° do referido artigo delega ao Estado competência legislativa plena, se inexistir lei federal sobre as normas gerais, devendo o Estado atender as suas peculiaridades.
	O artigo 126 da CF de São Paulo assegura a aposentadoria especial nas atividades que prejudiquem a saúde ou a integridade física, que não podem ser exercidos devido a mora executiva, pois é de competência do Chefe do Executivo municipal a criação de norma regulamentadora.
	De acordo com o artigo 57 da lei 8.213/91, a aposentadoria especial será devida, uma vez que cumprida a carência exigida nesta lei, ao segurado que estiver trabalhando sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
IV – DOS PEDIDOS
Isto posto, requer:
Seja notificada a autoridade coatora;
Seja notificado o Procurados do Município Y;
Seja intimado o Ilustre Parquet;
Seja julgado procedente o pedido para reconhecer a omissão;
Seja julgado procedente o pedido para aplicar por analogia os dispositivos da lei 8.213/91 ao presente caso.
V – DAS PROVAS
	Requer a juntada das provas em anexas, na forma do artigo 369 do CPC.
VI – DO VALOR DA CAUSA
	Dá-se-à causa o valor de R$ 1000,00 (hum mil reais para fins fiscais).
Nestes Termos, 
Pede Deferimento.
Local e data
Advogado/OAB

Outros materiais