Buscar

Exercício 2

Prévia do material em texto

Exercício 2
1 – O que é uma solução e defina solvente e soluto.
Solução - É uma mistura uniforme de átomos, íons ou moléculas de duas ou mais substâncias.
Soluto – É uma substancia dissolvida ou presente em menor quantidade na solução. Um Soluto se dissolve em um solvente que tenha estrutura semelhante a ele.
Solvente - É a substância dissolvida ou presente em maior quantidade na solução. Solvente polares tendem a dissolver solutos polares ou iônicos, solvente não polares dissolvem os não polares. Semelhante dissolve Semelhantes
2 – Quais as principais biomoléculas orgânicas e inorgânicas?
Orgânicas – Carboidratos, Vitaminas, Lipídeos, Proteínas, Enzimas, Glicídeos e Ácido Nucléico
 Inorgânicas – Água e Sais Minerais
3 – O que são isômeros?
Isômeros são compostos em que ocorre a isomeria. Fenômeno caracterizado pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes que possuem a mesma fórmula molecular, mas fórmulas estruturais diferentes. 
4 – Defina Isomeria Trans
Esse tipo de Isômero deverá ter Carbonos unidos por uma dupla ligação e ligantes diferentes presos a cada carbono de dupla ligação. 
5 – O que são Isótopos? Dê exemplos.
Isótopos – São átomos do mesmo elemento químico (com o mesmo número atômico) e com diferente Número de Massa.
Ex.: Carbono = 6C12 (carbono 12); 6C13 (carbono 13); 6C14 (carbono 14).
6 – Quais as camadas eletrônicas dos subníveis de energia? Desenhe o diagrama.
As camadas são designadas pelas letras: K, L, M, N, O, P e Q, e os subníveis pelas letras s,p,d e f 
K	1s2
L	2s2	2p6
M	3s2	3p6	3d10
N	4s2	4p6	4d10	4f14
O	5s2	5p6	5d10	5f14
P	6s2	6p6	6d10
Q	7s2	7p6
7 – Defina:
Metais – São a maioria dos elementos da tabela, sendo bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico e são sólidos, com exceção do Mercúrio.
Ametais – São a mais abundante na natureza, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis, fragmentam-se e não possuem brilho como os metais. 
Gases Nobres –São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a estabilidade química. Possuem pequena capacidade de se combinar com outros elementos.
Hidrogênio – É um elemento atípico, por ter um comportamento único, combina-se com metais, ametais e semimetais.
8 – Qual a importância da temperatura na solubilidade?
A temperatura é o único fator capaz de modificar a solubilidade. A solubilidade da maioria dos sólidos nos líquidos aumenta com a temperatura.
9 – Diferencie Solução Saturada, Insaturada e Supersaturada
Solução Saturada - Solução que está em equilíbrio em relação a outra substância dissolvida;
Solução Insaturada - Uma solução que não está em equilíbrio em relação à substância dissolvida e pode dissolver quantidade maior desta mesma substância; e
Solução Supersaturada – Solução com quantidade de substância dissolvida maior que a solução saturada. Contém Soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura, é uma solução instável.
10 - Quais as principais ligações químicas?
Ligações Covalente, Ligação metálica e ligação iônica
11 – Qual a diferença entre Suspensão e Emulsão?
Emulsão é a mistura entre dois líquidos que não tem a capacidade de se misturar, um deles está na forma de finos glóbulos (fase dispersa) no seio do outro líquido (fase contínua), formando uma mistura estável. Ex.: Água e o Óleo.
Suspensão é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Existem a fase externa que normalmente é um líquido ou semi-sólido e a fase interna formada por partículas sólidas insolúveis na parte externa.
12 – Conceitue Ácidos, Bases e Sais. 
Ácidos - substâncias que em meio aquoso se ionizam originando apenas cátions o Hidrônio H+ (H3O+). Ex.: HCl -> H+ + Cl- Compostos covalentes
 Bases - Compostos iônicos que em meio aquoso se dissociam liberando exclusivamente íons, mesmo em pequena porcentagem, o ânion liberado é o hidróido OH-. Ex.: NaOH -> Na+ + OH- 
Sais – São compostos capazes de se dissociar na água, liberando íons em pequenas porcentagem, dos quais pelo menos um cátions é diferente de H3O e pelo menos um ânios é diferente de OH

Continue navegando