Buscar

AD1 HPA I

Prévia do material em texto

Na pesquisa em que fez e que desencadeou o artigo científico “Administr ação é
Realmente uma Arte?”, o autor Henry M. Boettinger buscou profissionais de diversas áreas como da música, balé, pintura, escultura, arquitetura, ciru rgia e culinária e professores destas áreas todos “bem-sucessidos”, como ele mesmo descreve, para ancorar e defender sua tese. 
aaaa
No decorrer do tex to do artigo científico, são feitas por Boettinger, diversas
analogias entre os universos da Administração e da Arte com o intuito de conduzir o
leitor à crença de que Administrar é uma Arte, já que tanto o artista quanto o
administrador precisam além de habilidades pessoais de treinamento para a realização dos seus objetivos e metas.
aaaaa
Mary Parker Follet, assim como Boettinger também se perguntou se é p ossível
considerar a Administração uma arte. E concluiu como ele, que sim. Segundo ela,Administração é a arte d e conseguir fazer as coisas através das pessoas. C om base nesse pensamento, os administradores d evem obter resultados a partir da capacidade (ou arte) de conferir direção e liderança às pessoas em uma organização. Gerenciar pessoas em uma Organização que não são homogêneas é uma arte.
aaaaa
Em suma, Boettinger faz compreender que o universo que envolve a relação interpessoal, as habilidades psicossociais da liderança e a arte estabelecem novos
modelos para as sit uações que su rgem no campo profissional. A Admini stração é um misto de ciência e arte; ciência porque seu exercício é pautado por princípios, técnicas e conhecimentos, ou seja, a ciência da Administração, e arte porque exige do administrador o uso d a sua intuição e sensibilida de, pois nem s empre di spõe de dados e informações suficientes para a tom ada de decisões. E assim sendo terá de usar sua intuição para resolver os problemas que lhe serão apresentados, como um verdadeiro artista.
aaaaaa

Continue navegando