Buscar

provas de Fundamentos psicológicos da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Carl Rogers colocou em prática suas ideias e expôs seu método não diretivo, apresentando suas aplicações à educação e a outros campos. No que diz respeito a esse método não diretivo de Rogers, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequêfncia correta.
I. Método não diretivo defende uma postura empática e incondicional por parte do terapeuta, em que o cliente é visto como uma pessoa capaz de compreender a si próprio e o mundo.
II. Esse método não diretivo foi desenvolvido com base em suas experiências com pessoas emocionalmente perturbadas.
III. O método não diretivo defende a ideia do behaviorismo criado por Carl Rogers.
IV. O método não diretivo de Rogers acredita que as pessoas sejam controladas por forças inconscientes, e assim são incapazes de compreender a si próprio.
R: As proposições I e II estão corretas. 
- Método não diretivo defende uma postura empática e incondicional por parte do terapeuta, em que o cliente é visto como uma pessoa capaz de compreender a si próprio e o mundo. Esse método não diretivo foi desenvolvido com base em suas experiências com pessoas emocionalmente perturbadas. Defende a ideia de que uma pessoa pode se abrir para experiências terapêuticas objetivando desenvolver uma visão mais clara de si e do mundo, assim como desenvolver a autoestima positiva necessária para se relacionar de forma harmônica. O nome de sua terapia sugere algo da sua concepção da personalidade humana, atribuindo a responsabilidade da mudança à pessoa ou cliente e não ao terapeuta. Rogers supôs que as pessoas podem alterar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos indesejáveis, tornando-os desejáveis. Ele não acreditava que as pessoas fossem controladas por forças inconscientes ou por experiências da infância (p. 162).
Para Wallon, segundo Nogueira e Leal (2012), a infância é considerada um período diferenciado. Referente a essa informação, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta sobre essa perspectiva da infância para Wallon.
I. A infância tem necessidade e características próprias, cuja função primordial é a constituição do adulto.
II. Ao estudar a criança, precisamos tomar cuidado para não querer compará-la aos adultos.
III. Sempre que comparamos a criança com ela própria estamos prejudicando seu ponto de vista referente a suas ações ou tarefas que pode vir a desenvolver.
IV. Devemos sempre e a todo momento comparar as crianças com os adultos para que esta possa assimilar o mundo como um todo e assim ter noção da realidade que a cerca.
R: As proposições I e II estão corretas. 
- A infância tem necessidades e características próprias, cuja função primordial é a constituição do adulto. Ao estudar a criança, precisamos tomar cuidado para não querer compará-la aos adultos (p. 114).
Sabemos que a teoria Walloriana aponta para duas ordens de fatores. Que fatores são esses?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
 
R: Fatores orgânicos e sociais. 
-A Teoria Walloriana aponta para duas ordens de fatores: os fatores Orgânicos e os Fatores sociais que, juntos, constituirão as condições em que se inserem as atividades de cada estágio proposto (p. 113).
É o primeiro dia de aula e os pais dos alunos do maternal estão muito apreensivos com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. Para esclarecer essas dúvidas a pedagoga da escola chamou esses pais para uma reunião em que ela irá explicar sobre o estágio sensório-motor que, segundo Piaget, é a etapa do desenvolvimento de crianças nessa faixa etária.
Com base nessas informações analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta referente ao estágio sensório-motor.
I. Neste estágio do desenvolvimento a criança não apresenta uma organização psicológica básica, não demonstra desenvolvimento na percepção, coordenação, intelecto, afetivo e social.
II. Nesta fase o bebê traz tudo para si, pega e manipula tudo o que vê, seus movimentos são sempre no sentido de trazer os objetos ao seu corpo e muitas vezes levá-los até a boca.
III. A linguagem aparece bem antes do pensamento e da inteligência, que se refere à manipulação dos objetos.
IV. Nessa fase são constituídas as noções de causalidade e de temporalidade, assim como a evolução da afetividade, que está sempre atrelada à evolução da inteligência.
R:As proposições II e IV estão corretas.
-É na fase sensório-motor que ocorre a organização psicológica básica em todos os aspectos, sejam eles perceptivos, motor, intelectual, afetivo ou social. É nessa fase também que o bebê traz tudo para si, pega e manipula tudo o que vê, ou seja, seus movimentos são sempre no sentido de trazer os objetos em direção ao seu corpo para explorá-los ou, simplesmente, e com muita frequência, levá-los à boca. A inteligência aparece, com efeito, bem antes da linguagem, isto é, bem antes do pensamento interior que supõe emprego de signos verbais. Nessa fase, são constituídas as noções de causalidade e de temporalidade, assim como a evolução da afetividade, que está sempre atrelada à evolução da inteligência (p. 65).
Henri Wallon que dedicou sua vida à filosofia, à medicina, à psicologia e à política francesa, construiu sua teoria do desenvolvimento baseando-se em que enfoque?
R:Interacionista. 
- Wallon construiu sua teoria baseando-se em um enfoque interacionista, que abarca a concepção de que todos os aspectos do desenvolvimento surgem na interação de predisposições genéticas (p. 107).
Baseando-se nos pressupostos teóricos de Henri Wallon, como se constitui o desenvolvimento de uma criança?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Constitui-se no encontro das condições genéticas com suas condições de existência cotidiana, de uma determinada sociedade, cultura e época.
II. Facilita a compreensão do indivíduo em sua totalidade.
III. Defende que a educação era um importante instrumento para a construção do conhecimento, da atividade motora e da afetividade.
IV. Constitui-se em observar as crianças, aplicando o teste de QI (teste da inteligência). E, assim, entende-se o seu desenvolvimento cognitivo.
R: As proposições I, II e III estão corretas. 
- Constitui-se no encontro das condições genéticas com suas condições de existência cotidiana, de uma determinada sociedade, cultura e época. Facilita a compreensão do indivíduo em sua totalidade. Defende que a educação é um importante instrumento para a construção do conhecimento, da atividade motora e da afetividade (p. 107)
Nessa etapa a criança passa a socializar suas ações por meio da linguagem, a qual se torna um veículo de conceitos e noções que pertence a todos e reforça o pensamento individual com um vasto sistema de pensamento coletivo. Uma grande conquista nesse período é a construção da função simbólica, que desenvolve não apenas a linguagem como também o desenho, o jogo simbólico e a imitação.
Nessa etapa ocorre o que se denomina inteligência prática e que consiste na afirmação de que a criança é muito mais adiantada nas ações do que nas palavras (p. 66-67).
R: A criança começa a desenvolver seu conceito crítico e dessa forma ela desenvolve o pensamento lógico sobre coisas concretas da mesma forma que desenvolve a compreensão das relações concretas entre as coisas e a capacidade para classificar objetos, superando o egocentrismo da linguagem.
- Ainda nessa fase, aumenta-se a capacidade de concentração quando a criança trabalha sozinha e, também, aumenta-se capacidade de se trabalhar em grupo quando as crianças necessitam trabalhar coletivamente. Por exemplo, no caso dos jogos com regras. A criança começa a desenvolver seu conceito crítico e dessa forma ela desenvolve o pensamento lógico sobre coisas concretas da mesma forma que desenvolve a compreensão das relações concretas entre as coisas e a capacidade
para classificar objetos, superando o egocentrismo da linguagem. Neste período, surgem as noções de permanência de substâncias, de peso e de volume, bem como noções de tempo, de velocidade e de espaço. Nesse estágio a realidade deixa de ser pensada com base na percepção e passa a ser regida pela razão. Isso significa que a criança se dá conta, agora no pensamento, daquilo que já dominava no nível de ação. Essas ações já interiorizadas são realizadas no plano mental e denominadas operações mentais (p. 68-70). 
Analise a citação de Nogueira e Leal (2012):
“Esse exercício social permite à criança tomar consciência de sua personalidade polivalente e, consequentemente, mais livre. Ou seja, a criança ganha gradualmente o sentimento de que a sua personalidade é uma entre outras e é suscetível de tomar parte em combinações variáveis e modificáveis” (WALLON, citado por DÉR, 2004).
Esta citação é referente à qual fase da criança, segundo o conjunto afetivo da teoria Walloriana?
R: Por volta dos 6 ou 7 anos, onde a criança começa a participar de grupos maiores e, consequentemente, começa a aprender a delimitar o seu lugar por meio das próprias qualidades e preferências (p. 122).
“como um processo de armazenamento de informação condensado em classes mais genéricas de conhecimentos, que são incorporados a uma estrutura no cérebro do indivíduo, de modo que esta possa ser manipulada e utilizada no futuro. É a habilidade de organização das informações que devem ser desenvolvidas” (MOREIRA; MASINE, 1982, p. 4, citados por NOGUEIRA; LEAL, 2012).
A citação acima refere-se a qual teoria e a qual estudioso da educação?
R: Ao processo de aprendizagem, do ponto de vista da teoria cognitiva de Ausubel. (p. 144)
Dentro da teoria da aprendizagem significativa de j, encontramos dois conceitos: os de Substantividade e de Não Arbitrariedade que, na verdade, se configuram mais como qualidade do que como conceitos.
Com base nessas informações analise as proposições abaixo assinalando V (verdadeira) para as alternativas corretas e F (falsa) para as alternativas incorretas referente a essas duas qualidades, após selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Substantividade significa que a relação entre o material a ser aprendido e a estrutura cognitiva não deve se dar ao pé da letra, isto é, a relação não é alterada se outros símbolos diferentes, porém equivalentes, forem usados.
II. Na qualidade Não Arbitrariedade, espera-se que os conceitos a serem ensinados, ou melhor, a relação entre o novo item a ser aprendido e os itens relevantes da estrutura cognitiva não sejam arbitrários ou aleatórios.
III. Substantividade é somente a prática dos estágios do desenvolvimento epistemológicos que ocorrem de um modo linear e em uma construção progressiva.
IV. Na qualidade Não Arbitrariedade, o objetivo é somente desestruturar os padrões existentes diante da transformação do homem
R: As proposições I e II estão corretas.
Vygotsky se propôs a construir uma nova psicologia, capaz de unificar as perspectivas das correntes psicológicas que dicotomizam o sujeito do objeto. Para tanto, utilizou as ideias de Marx e Engels, das quais era adepto. Com base nessas informações, discorra sobre a nova proposta de Vygotsky.
R: Para Vygotsky, devia-se buscar uma nova unidade de análise, que explicasse desde as relações estímulo-resposta até a mais elevada produção humana: a cultura. Ele almejava, portanto, compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos que constituem o homem ao longo da própria história e da de sua espécie
mapa conceitual, foi criada pelo psicólogo Ausubel. Discorra sobre o que são os mapas conceituais.
R: Os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos e podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina. Seu objetivo é mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados
Leia o fragmento de texto a seguir: Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progr essiva, a reconciliação integrativa e a consolidação. [...] 
Pensando nas propos ições teóricas de David Ausubel apresenta das no livro base da disciplina, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa às suas referentes características 
1. Organizadores prévios 
2. Diferenciação progressiva 
3. Reconciliação integrativa 
( ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em au la. 
( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectos diferenciados do conteúdo / objeto do conhecimento. 
( ) Refer e-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser apren dido / ensinado, fornecendo uma ideia pr evia ao aluno. 
R: 3 – 2 – 1. 
- 1. Organizadores prévios: “[...] O organizador é um conceito que precede o conteúdo, fornecendo uma i deia para o aluno para que este possa integrar as novas informações a serem estudadas. [...]” (p. 150) 
2. Diferenciação progressiva: “No PRINCÍPIO DA DIFERENCIAÇÃO PROGRESSIVA, Ausubel (citado por Ronca, 1980) sugere que, ao programar um conteúdo, as ideias inclusivas sejam apresentadas primeiramente para depois serem progressivamente diferenciadas . [...]” (p. 149) 
3. Reconciliação integrativa: “No que se refere ao PRINCÍPIO DA RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA, chamamos a atenção para a necessidade de o aluno possuir uma estrutura cognitiva clara, na qual as ideias presentes sejam diferenciadas. Nas palavras d e Ronca (1980, p. 68), “na apresentação de um conteúdo, o professor [deve procurar] tornar claras as semelhanças e diferenças entre ideias, quando estas são encontradas em vários contextos”. [...]” (p. 149)
Leia as asserções a seguir : 
I - Weber constrói, como pesquisador , uma tipologia que se constitui com o um recurso de com preensão da realidade que, por sua característica é infinita. 
 Porque: 
II - Weber concebe que o pesquisador toma dessa r ealidade uma pequena fração, e o recurso para compreendê-la são os “conceitos-tipo” ou “tipos ideais”. 
R: As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira. 
- As duas assertivas são verdadeiras e complementares, pois a segunda complementa a primeira e justifica suas ideias, já que para Weber cada tipo ideal se aproxima da realidade, mas não é a realidade, por isso, Conceitos vazios de realidade, mas que se constituem em ferramentas interpretativas, racionais e que possibilitam compreender a realidade, embora não seja a própria realidade
 
Leia o fragmento de texto a seguir: “Aliás, pode-se confirmar por uma experiência característica essa definição do fato social: basta observar a maneira como sã o educadas as crianças. Quando se observam os fatos tais como são e tais com o sempre foram, salta aos olhos que toda educa ção consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir , e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente.” (Émile Durkheim)
De acordo com os conteúdo s abordados nas aulas e no livro -base, Durkheim conceitua a EDUCAÇÃO como...
R: A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da coerção social, ou seja, um mecanismo de imposição da herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. Contudo, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que sua assimilação seja o principal índice de socialização das
novas gerações. Portanto a educação é uma instituição socializadora, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade. 
- Durkheim concebe a educação num duplo movimento: de um lado, como impositora de valores e regras sociais a serem assimiladas pelas novas gerações; por outro, a necessidade intrínseca dessa imposição para a perpetuação da sociedade coesa, como um organismo em bom estado de funcionamento.
“Assim, não é sua generalidade que pode servir para caracterizar os fenômenos sociológicos. Um pensam ento que se encontra em todas as consciências pa rticulares, um movimento que todos os indivíduos repetem nem por isso são fatos sociais. Se se co ntentaram com esse car áter para defini-los, é que os confundiram, erradamente, com o que se poderia chamar de suas encarnações individuais. O que os constitui são as crenças, as tendências e práticas do grupo tomado coletivamente; quanto às formas que assu mem os estados coletivos ao se refratarem nos indivíduos, são coisas de outra espécie.”
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, Durkheim conceitua o FATO SOCIAL como...
R: Toda maneira de ação social que é exterior ao indivíduo, de caráter objetivo e transmitido pela educação.
- Durkheim conceitua fato social “toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.”. 
“Até hoje, a história de toda a sociedade é a história da luta de classes.” 
A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais importantes em termos sociológicos. De acordo com os co nteúdos abordados n as aulas e n o livro -base, Marx com tal teoria, pela óptica marxista, defende que ... 
R:os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção. 
- Para Marx o trabalho realizado socialmente gera riquezas monstruosas e suficiente para todos, mas não é socializada na mesma proporção. 
***********Leia o fragmento de texto a seguir: 
A dimensão temporal do desenvolvimento, que vai do nascimento até a morte, está distribuída em estágios, cuja seqüência é característica da espécie, embora o conteúdo de cada um deles varie histórica e culturalmente. São eles: impulsivo-emocio nal, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial, puber dade-adolescência, adulto. Cada um deles é composto de um conjunto de atividades espon tâneas, anunciadoras de funções orgânicas que estão prontas par a ser exercitadas e modeladas pelo meio. 
Pensando nas proposições teóricas de Wallon sobre os estágios do desenvolvimento infantil, leia e analise as afirmativas a seguir: 
I – Os estágios do desenvolvimento, na proposta de Wallon, são completos em si, e trazem em cada um deles todos os elementos de uma pessoa. 
II – A emoção torna-se o centro do desenvolvimento da criança tão logo ela tenha a percepção de si como pesso a diferenciada em relação ao outro. 
III – Por volta dos 7 anos a criança começa a ter crises emocionais, então seu comportamento passa a ser caracterizado por atitudes ambíguas. 
IV – O desenvolvimento da criança é marcado sempre pelas maturações orgânicas tanto quanto pelas condições do ambiente em que está inserida.
R:I e IV
- A afirmativa I é correta: “De acordo com Mahoney (2004, p. 15), “cada estágio é considerado um sistema completo em si, isto é , a sua configuração e o seu funcionamento revelam a presença de todos os seus componentes, o tipo de relação que os une e os integra numa só totalidade: a pessoa. Temos, então, uma pessoa completa a cada estágio”.” (p. 115) 
A afirmativa II está equivocada, pois, “Ao longo dos primeiros anos de vida, é a emoção que assume o comando do desenvolvimento das crianças. Segundo Dér (2004), como a criança, ao nascer, não se percebe como indivíduo diferenciado dos demais, suas manifestações afetivas estão ligadas tanto às funções vegetativas (viscerais) como às impressões proprioceptivas (musculares). [...]” (121) 
A afirmativa III está equivocada: “Finalizando essa etapa, por volta dos 11 anos instala -se na criança a crise da puberdade, a qual produz profundas transformações e torna essa idade, de acordo com a mesma autora, plena de sentimentos e de atitudes ambivalentes .” (p. 123) 
A afirmativa IV está correta: “Por Wallon acreditar que o desenvolvimento da criança é marcado por contradições e conflitos, resultantes da maturação orgânica e das condições ambientais em que ela está inserida, seus estudos mostram que em ca da idade existe um tipo próprio de interação entre a criança e o seu meio e, assim, as etapas do desenvolvimento possuem um ritmo descontínuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas que provocarão mudanças em cada etapa da vida.” (p. 126)
“(...) Aqui, pois, a individualidade do todo aumenta ao m esmo tempo que a das partes; a socie dade torna -se cap az de se mo ver em c onjunto, ao mesmo tem po que cada um de seus elementos tem m ais movimentos próprios. Essa solidariedade se asse melha à que observamos entre os animais superior es. De fato, cada órgão aí tem sua fisio nomia especial, sua autonomia, e contudo a unidade do organismo é tanto maior quanto mais acentuada essa indi viduação das partes. Devido a essa analogia, propomos chamar de orgânica a solidariedade devida à divisão do trabalho.” ( Emile Durkheim)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro -base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE ORGÂNICA como...
R: Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a interdependência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
- A solidariedade orgânica é típica das sociedades mais complexas (capitalistas) em que a divisão do trabalho social separa os indivíduos ao mesmo tempo que os mantém unidos pois uns dependem do trabalho do outros
*******[...] Vygotsky insiste em dizer que a estrutura da fala não é um mero reflexo da estrutura do pensamento, sen do, portanto, necessário encontrar uma forma de se estudar as fases da transfor mação do pensamento até chegar a ser fala.
De acordo com os conteúdos das aulas e livro base da disciplina sobre as proposições teóricas de Vygostky sobre pensam ento e linguagem, analise as sentenças a seguir, assin alando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I – ( ) Os signos são, para Vygostky, a materalização das ideias, e fazem referência à constituição interna das ideias do indivíduo. 
II – ( ) Pensamento e linguagem tem , como lembra Vygostky, a mesma raiz biológica, por isso funcionam com o processos paralelos. III – ( ) Sentido e significado são processos diferentes, sendo que o pensamento só é psicológico por ser permeado de sentimentos.
R: F – F – V.
- A afirmativa I é falsa, pois “Segundo Vygostky (2001), os signos são instrumentos psicológicos por excelência e referem-se a tudo o que está situado fora do indivíduo, sendo que, por meio de atividades internas e externas, irão atingir diretamente o outro. Consequentemente, o ser humano somente planeja porque possui o pensamento e, para a expressão deste, necessita do signo para representá-lo.” (p. 87) 
A afirmativa II é também falsa, pois: “Entretanto, apesar de o pensamento e a linguagem terem
raízes genéticas diferentes, Vygostky (2001) alerta-nos para que estes não sejam compreendidos como dois processos independentes, nem que fluem e atuem paralelamente.” (p. 88) 
A afirmativa III é verdadeira: “Diferentemente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal, o sentido é, por sua vez, composto por um processo diferente: abrange a subjetividade e sua unidade essencial é a EMOÇÃO. Conforme descreve Rey (2005), o pensamento somente é processo psicológico porque é permeado por sentimentos, isto é, são as emoções que definem a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade.” (p. 89)
A psicologia de Henri WaIIon (1879 -1962) é considerada com plexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológ ico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a crianç a e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relaçã o com os outros. Dessa maneira, não propôs um sistema linear e organizado dc etapas de EVOLUÇÃO psíquica, mas desenvolveu sua teoria buscan do compreender os objetivos da criança e os meios que ela utiliza para r ealizá -los, estudando cada urna dc suas manifestações no conjunto de suas possibilidades.
Pensando nas proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento á uma de suas características. 
1. Impulsivo emocional 
2. Sensório-motor e projetivo 
3. Personalismo 
4. Categorial 
5. Puberdade e adolescência 
 
(5) Estágio que sem rompem a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas. 
(3) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, e utiliza-a para diferenciar-se dos outros. 
(1) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado par a a construção do “eu” e das relações afetivas. (4) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança. 
(2) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior. 
1. Impulsivo emocional - “O estágio impulsivo-emocional descrito por Wallon, como o próprio nome indica, está relacionado com questões internas da criança, ou seja, o desenvolvimento está voltado para as questões motora e emocional, mais especificamente para a construção do “eu”, na qual a afetividade predomina.” (p. 127). 
2. Sensório-motor e projetivo – “O estágio se nsório-motor e projetivo estende-se até os 3 anos de idade e, se anteriormente a criança encontrava-se em si mbiose afetiva com o meio, agora, com a ampliação de suas relações com os horizontes sociais, ela vai explorar e manipular a realidade exterior, colocando-a em cont ato com o mundo físico e, consequentemente, com as questões intelectuais, voltadas aos aspectos mais objetivos.” (p. 129-130) 
3. Personalismo – “No estágio do personalismo, que vai dos 3 até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança torna a voltar-se para si, ao buscar o enriquecimento do “eu” e a construção da personalidade, O que antes era a diferenciação da im agem do corpo com suas partes e totalidades, agora passa a ser a consciência corporal como condição para a tomada de consciência e para a diferenciação eu -outro.” (p. 131). 
4. Categorial – “Agora, entre os 6 e os 11 anos, apesar de a criança continuar a se desenvolver motora e afetivamente, as principais características desse período estão voltadas para o intelectual.” (p. 133). “Devemos lembrar que o período denominado categorial, no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento, é dividido em doi s momentos: o PENSAMENTO PRÉ-CATEGORIAL (at é os 9 anos), em que a criança ainda tem marcas presentes do si ncretismo, e o PENSAMENTO CATEGORIAL (entre 9 e 11 anos), que ocorre quando a criança posicio na -se no mundo utilizando-se de categorias para ordenar a realidade.” (p. 134) 
5. Puberdade e adolescência – “No estágio da puberdade e adolescência, dos 12 anos em diant e, a relação estável que existia entre a criança e o adulto é rompida, instalando-se, assim, uma crise, à qual Wallon denominou de crise da puberdade. Essa crise irá afetar as dimensões afetiva, cognitiva e motora.” (p. 
 O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecime ntos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, seg undo ele, é a variá vel mais imp ortante que o profe ssor de ve levar em consideração no ato de ensinar . O professor deve estar atento tan to pa ra o conteúdo como para as formas de organização desse conteúdo na estrutura cognitiva. O conteúdo que é assimilado pela estr utura cognitiva assume uma forma hierárquica, onde conceitos mais amplos se super põem a conceitos com menor.
A teoria de Ausubel, no que diz respeito á levar em consideração os conhecimentos que o aluno traz consigo aproxima -se dos preceitos de qual outro teórico?
R: Vygotsky
- Podemos dizer que, nesse momento, a teoria de Ausubel aproxima-se significativamente da teoria de Vygotsky, ao discutir os conceitos cotidianos e os científicos, ou seja, mesmo que tenha como base as concepções teóricas diferenciadas, ambos os autores procuram pontuar que, para que a aprendizagem ocorra de fato, é necessário levar em consideração, primeiramente, os conceitos que a criança já possui, para depois acrescer os conceitos que a escola propõe. (p. 151) 
Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel ( 1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizad ores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação. [...] 
Pensando nas proposições teóricas de David Ausubel apresentadas no livro base da disciplina, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa às suas refer entes características 
1. Organizadores prévios 
2. Diferenciação progressiva 
3. Reconciliação integrativa 
(3) Refere -se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula. 
(2) É parte do todo, m as amplo, para depois com preender aspectos diferenci ados do conteúdo / objeto do conhecimento. 
(1) Refere- se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido / ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno.
- 1. Organizadores prévios: “[...] O organizador é um conceito que precede o conteúdo, fornecendo uma ideia para o aluno para que este possa integrar as novas informações a serem estudadas. [...]” (p. 150) 
 2. Diferenciação progressiva: “No PRINCÍPIO DA DIFERENCIAÇÃO PROGRESSIVA , Ausubel (citado por Ronca, 1980) sugere que, ao programar um conteúdo, as ideias inclusivas sejam apresentadas primeiramente para depois serem progressivamente difcrcnciadas. [...]” (p. 149) 
 3. Reconciliação integrativa: “No que se r efere ao PRINCÍPIO DA RE CONCILIAÇÃO INTEGRATIVA, chamamos a atenção para a necessidade de o aluno possuir uma estrutura cognitiva clara, na qual as ideias presentes sejam diferenciadas. Nas palavras de Ronca (1980, p. 68) , “na apr esentação de um conteúdo, o professor [deve procurar] tornar claras as semelhanças e diferenças entre ideias, quando estas são encontradas em vários contextos”
********Leia o fragmento de texto a seguir: O conceito de consciên cia em Vygotsky e stá claramente associado à sua tentativa de construçã o dc uma “nova psicologia”, para superar a chamada crise na psicologia do início do século. O reducionismo comportamentalista, por um lado, procur ava explicar processos elementares sensoriais e reflexos, propondo a eliminação da psicologia científica. A psicologia idea lista, por outro lado, tomava a consciência com o substância, como um “estado interior” preexistente, uma realidade subjetiva primária. “ Vygotsky argumentava que era possí vel evita r esse dilema con cebendo a consciência como organização objetivamente observável do comportamen to, que é imposta aos seres humanos através da participação em práticas sócio -culturais.” [...] 
Pensando em Vygotsky e suas refle xões para a construção d e uma nova psicologia, leia e a nalise as afirmativas a seguir: 
I – A proposta de criação de uma nova psicologia, por Vygotsky está fundamentada nos princípios do materialismo histórico e dialético, teor ia de Karl Marx. 
II – O fundamento da nova psicologia de Vygotsky está na epistemologia bem como na genética, o que possibilitou ao teórico um a compreensão total do indivíduo. 
III – O fundamento de toda a sua teor ia está nos anos que passou atuando como médico, dedicando -se ao trabalho com crianças deficient es e suas psicopatologias. 
IV – A nova psicologia de Vygotsky pe rmitiu a compr eensão da constituição dos sujeitos sociais, bem como da subjetividade, no seu estudo sobre sistemas psicológicos. 
R: I e IV 
- A afirmativa I está correta: “Com o objetivo de contribuir para a construção de uma nova psicologia, Vygotsky, em 1924, durante o II Congresso Panrusso de Psiconeurologia, demonstrou com clareza suas críticas às ideias presentes na psicologia reflexológica e propôs a criação de uma psicologia baseada nos princípios do materialismo histórico e dialético.” (p. 84) 
A afirmativa II é incorreta pois a epistemologia genética é a base da teoria de Piaget: “A teoria desenvolvida por Jean Piaget, conhecida como epistemologia genética, tem como fontes, de um lado, o conhecimento científico (epistemologia), e do outro, a gênese, ou seja, a origem desse conhecimento (genética). Assim, sua teoria possui como foco principal o sujeito epistêmico, o indivíduo no seu processo de construção de conhecimento.” 
A afirmativa III é incorreta, visto que essas informações são correspondentes a Wallon: “Diante de tal formação, Wallon atuou até o ano de 1931 como médico de instituições psiquiátricas — no Hospital de Bicêtre e no Hospital da Salpetrière —, onde se dedicou ao atendimento de crianças com deficiências neurológicas e distúrbios do comportamento. Desse trabalho, ou melhor, do estudo realizado sobre tais psicopatologias, segundo Mahoney (2005), Wallon defendeu sua tese de doutoramento, a qual posteriormente se transformou no livro L’enfant turbulent, de 1925.” 
A afirmativa IV está correta: “Podemos dizer, portanto, que Vigotski, por meio da construção de uma nova psicologia pautada na historicidade do homem e em sua totalidade, possibilitou a compreensão da constituição do sujeito e de sua subjetividade dentro de um processo capaz de ir em direção ao sujeito social e observar os “sistemas psicológicos que ocorrem no processo de individuação do homem inserido social e historicamente em uma cultura” (Molon, 1999, p. 21), apesar de não mencionar em suas obras as palavras subjetividade e sujeito.
Leia o fragmento de texto a seguir: “(...) Daí resulta um a Solidariedade suis generis que, nascida das semelhanças, vincula diretamente o indivíduo à sociedade; poder emos mostrar melhor, no próximo capítulo, por que propomos chamá - la de mecânica. Essa solidariedade nã o consiste apenas num apego geral e indeterminado do indivíduo ao grupo, mas também torna harmônico o detalhe dos m ovimentos. De fato, como são os mesmos em toda parte, esses móbiles coletivos pro duzem em toda parte os mesmos efeitos. Por conseguinte, cada vez que entram em jogo, as vontades se movem espontan eamente e em conjunto no mesmo sentido.” (Emile Durkheim)
De acordo com os conteúdo s abordados nas aulas e no livro -base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE MECÂNICA como... 
R:A Característica de sociedades mais simples com baixo nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma forte consciência coletiva fundada na crença e rígidos valores morais.
- A solidariedade mecânica caracteriza uma sociabilidade mais simples, marcada pela semelhança social entre os homens, que partilham uma consciência comum no que se refere aos modos de pensar, crenças, etc. 
Leia o fragmento de texto a seguir: As contribuições de Ausubel, ap esar de, ou precisamente por, sua restr ição a um espaço concreto , mas crítico, do âmbito da aprendizagem, são muito importan tes para a prática didática. Ausubel aborda a aprendizagem escolar, que para el e é fundamentalmente “um tipo de ap rendizagem que se refere a corpos organizados de material significa tivo” (Aus ubel,1976). Centra sua análise na explicação da aprendizagem de corpos de conhecimentos que incluem conceitos, pr incípios e teo rias. É a pedra fundamental do desenvolvimento cognitivo do homem e o objeto prioritário da prática didática. COMPREENDER E TRANSFORMAR O ENSINO (p. 37) 
No que diz respeito à aprendizag em na teoria ausub eliana, deve -se levar em co nsideração três conceitos: apr endizagem de representações, apr endizagem de proposições e aprendizagem de conceitos. Nesse sentido, relacione corretamente os conceito s às suas referentes características: 
1. Aprendizagem de representações 
2. Aprendizagem de proposições 
3. Aprendizagem de conceitos 
(2) Tipo de aprendizado relacionado ao significado dos símbolos aprendidos. 
(3) Tipo de aprendizado relacionado à apreensão dos conceitos dos símbolos. 
(1) Tipo de aprendizado relacionado aos símbolos e à sua representação. 
“Nossa época , porém, a época da burguesia, se car acteriza por ter simplificado os antagonismos de classe. T oda sociedad e se divide mais e mais em dois grandes campos inimigos, em duas classes frontalmente opostas: a burguesia e o proletariado.” (Karl Marx)
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica... 
R: pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção. 
- Para Marx temos de um lado a burguesia que detém os meios de produção (fábricas, máquinas, etc) e outro o proletariado que se apresenta nessa relação dotado apenas da força de trabalho. 
Até hoje, a história de toda a sociedade é a histór ia da luta de classes.” (Karl Marx)
A Escola Marxista te m na teor ia do conflit o um do s seus funda mentos m ais importantes em termos sociológicos. De acordo co m os cont eúdos abordados nas aula s e no livro-base, Marx com tal teoria, pela óptica marxista, defende que ... 
R: os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção. 
- Para Marx o trabalho realizado socialmente gera riquezas monstruosas e suficiente para todos, mas não é socializada na mesma proporção. 
Leia o fragmento de texto a seguir: “(...) a interpretação da ação deve tomar con hecimento do fato, fundamentalmente importante de que as configurações coletivas vinculadas ao p ensamento cotidiano ou ao jurídico são ideais de algo qu e em parte existe, em parte deve valer na me nte de pessoas reais, ideias pela qual se o rienta ação daquelas; e o fato de que, como tais, elas tem um significado causal bastante forte, ás vezes
até dominante, para o modo como se desenr ola a ação das pessoas reais, sobretudo na forma de algo que deve ou não valer”. (Max Wever)
De acordo com os conteúdo s abordados nas aulas e no livro -base, WEBER conceitua RELAÇÃO SOCI AL como.. . 
R: Para Weber a relação social se diferencia da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo recíproco. 
- Weber entende o conceito de relação social como configurações coletivas nas quais alguns indivíduos agem de forma igual e simultânea.
Leia as asserções a seguir : 
I - Weber constrói, como pesquisador, uma tipologia que se constitui com o um recurso de compreensão da realidade que, por sua característica é infinita. 
 Porque: 
II - Weber concebe que o pesquisador toma dessa realidade uma pequena fração, e o recurso para compreendê -la são os “conceitos-tipo” ou “tipos ideais” . 
A respeito dessas assertivas assinale a alternativa correta.
R: As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira.
Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da P sicologia que procuravam estu dar o fenômenointeligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porqu e era capaz de r esolver problemas mais complex os que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteli gente que a criança. Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõ e de uma estrutu ra cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza. [...]
Com base no conteúdo d as aulas e livro base da disciplina, a respeito das pesquisas de Jean Piaget, é correto afirmar:
R: Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil
Leia o fragmento de texto a seguir: Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentam dificuldades sérias pa ra explicar a aquisição d os comportamentos el ementares e complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem com a razão e com o desenvolvimento). Por isso é necessário mostrar que o trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma novidade teór ica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteIigência, entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no li vro base da disciplina, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget? R: Epistemologia genética.
Leia o fragmento de texto a seguir: "Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. A criança é um ser social desde sempre, pois nasce num contexto, semiótica e afetivamente, constituído pelo grupo do qual é parte. Para compreender o processo de desenvolvimento precisamos estar voltados para a totalidade das relações das quais a criança faz parte e as quais modifica. Wallon entende que a criança é um ser geneticamente social, ou seja, nasce num meio envolvente do qual depende inteiramente para a satisfação de seus desconfortos e necessidades, sendo um ser biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem próprias".
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua teoria foi chamado de...
R: Interacionista. 
- “Wallon certamente construiu sua teoria baseando -se em um enfoque interacionista, que abarca a concepção de que todos os aspectos do desenvolvimento surgem na interação de predisposições genéticas — características da espécie — com a variedade de fatores ambientais. Em out ras palavras, o desenvolvimento de uma criança, para Wallon, constitui-se no encontro das condições genéticas dela com suas condições de existência cotidiana, de uma determinada sociedade, cultura e época.” (livro-base, p. 175)
****"Wallon não popõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou -o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um p rojeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon".
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
R: Sociais. 
- “Isso nos mostra que a teoria walloniana aponta para duas ordens de fatores: os FATORES ORGÂNICOS e os FATORES SOCIAIS que, juntos, constituirão as condições em que se inserem as atividades de cada estágio proposto. [...].” (livro-base, p. 181)
Leia o fragmento de texto a seguir: "[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito pela d imensão subjetiva d o homem, considerando -a u ma d as especificidades d istintivas de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia. Sua visão otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada para o crescimento e a autoatualização".
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base , o que é a “autoatualização” proposta por Carls Rogers?
R: É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar. 
- “Nessa perspectiva, a criança que recebe essa estima posi tiva da mãe desenvolve uma espécie de autoestima, denominada, por Ro gers, de autoatualização: “A autoatualização é o nível mais alto de saúde psicológica, e é alcançado por meio de um processo que Rogers denominou de funcionamento pleno” (Schultz; Schultz, 1992, p. 398)” (livro-base, p. 223).
"Uma v ez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto 'mim' do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para n osso conhecimento do seIf-como-ob jeto, talvez o mais conhe cido seja CarI Roge rs (1902-1987)".
 É possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa, caracteriza-se como...
R: Não diretivo.
- “O MÉTODO NÃO DIRETIVO, ou CENTRADO NO CLIENTE, desenvolvido por Rogers, prescreve uma postura empática e incondicional por parte do terapeuta, e o cliente é visto como uma pessoa, capaz de compreender a si próprio e o mundo.” (livro -base, p. 222
Considerando-se os
currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, é de se supor que nem sempre os alunos estejam em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo então um outro tipo de aprendizagem: a automática ou mecânica, ou seja, aquela que se restringe a uma mera associação entre estímulo e 
resposta. Ausubel (1980) a define como sen do a aprendizagem de nov as informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva"
como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas, que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel? 
R: Mapa conceitual.
- “Outra forma de organizar esse tipo de ensino é utilizando -se do que Ausubel denomina de mapas conceituais. Assim, na t eoria desse psicólogo, os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos, ou seja, os MAPAS CONCEITUAIS “podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou par te de uma disciplina (Moreira; Masini, 1982, p.45)” (livro-base, p. 215).
Leia o fragmento de texto a seguir: "A teoria de ap rendizagem significativa, traz ida por Ausubel , é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do conhecimento. Dessa forma, o portuniza às vivências exteriores a sala de aula atribuírem significado ao que é aprendido, evitando -se a memorização de um conteúdo sem sentido".
Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia...
R: Cognitivista. 
-“Por ser um dos representantes do COGNITIVISMO (psicologia da cognição ou psicologia cognitivista), Ausubel realizou suas pes quisas buscando estudar o ato da formação de significados no nível da consciência, ou melhor, no ato da cognição” (livro-base, p. 210)
******"Revendo a escrita na escola da perspectiva de Vygotsky, percebe -se que o ensino, ainda hoje, baseia -se em treinos ortográficos, exaustivos e repetitivos exercícios que objetivam que a criança apreenda a correspondência fonema/grafema como se ela se consti tuísse apenas de simples h abilidade visomotora. Segundo Vygotsky, “ensina -se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se en sina a linguagem escrita. Enfatiza -se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que se acaba obscurecendo a linguagem escrita como tal”
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro -base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico , leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
I – ( ) A teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões ligadas à linguagem. 
II – ( ) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da cr iança na escola. 
III – ( ) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos. 
R:V,F,V
- A afirmativa I é Verdadeira: “Vigotski, indubitavelmente, deixou contribuições teóricas muito importantes para as questões educacionais, 
principalmente as voltadas ao desenvolvimento, à aprendizagem e à linguagem, conforme vimos anteriormente.” (livro -base, p. 157). 
Já a afirmativa II é Falsa, pois: “Por sua vez, Vigotski toma como ponto de partida a ideia de que o aprendizado da criança se inicia muito antes de ela passar a frequentar a escola, uma vez que, antes de qualquer aprendizado escolar, a criança tem sempre um conceito, uma história p révia ou, como nas próprias palavras ao autor, ‘um aprendizado pré-escolar’.” (livro-base, p. 158) . 
A afirmativa III é Verdadeira, uma vez que “Posto isso, ele concebe a i deia de que o aprendizado e o desenvolvimento das funções mentais são imprescindíveis para o surgimento dos conceitos científicos, e afirma que, para conceber a relação entre estes últimos e os conceitos cotidianos, é necessário analisar o período escolar.” (livro-base, p. 159)
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria -se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, esse tipo de filosofia pertence a qual período histórico?
R: Idade Média. 
- Na IDADE MÉDIA, destacamos as instituições escolares, nas quais os ensinamentos tinham como base a supremacia da fé católica, em detrimento da razão. Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C.) — que, apesar de ter falecido no início do século V, deixou um enorme legado, desenvolvido com base no platonismo dos fins da Antiguidade — e São Tomás de Aquino (1226-1274) — que no século XIII d.C. elaborou sua teoria sobre os ensinamentos de Aristóteles. (livro-base, p. 24-25) 
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão, com o tempo passaram a ser eles os próprios cducadorcs (foi especialmente o que ocorreu co m a conquista d a Grécia por Roma). Esse fenômeno refere -se à formação cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar os cidadãos da sociedade grega"
 como se chamava esse escravo p articipante do p rocesso educativo das crianças?
R: Pedagogo. 
- De acordo com Cambi ( 1999), nesse período, a fi gura do peda gogo já era a de um acompanhante da criança, ou seja, de alguém qu e controlava e estimulava as experiências del a. Era a figura que promovia transformações e que enfatizava, no mundo mediterrâneo, as experiências dos “mestres de verdade” — diretores da vida espiritual e mestres de almas (basta nos lembrarmos de Sócrates) (livro-base, p. 35).
É muito comum ignorar a ar ticulação entre o afetivo, o cognitivo e o motor nas atividades escolares. A escola no tem clareza de que, ao cumprir a função de tr ansmissora de conhecimento, lida paralelamente com outros aspectos do desenvolvimento diretamente relacionados ao aspecto cognitivo. 
Tomando como base as proposições de W allon sobre o “conjunto motor”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
I – ( ) Mais do que relacionado ao movimento do corpo, o conjunt o motor diz respeito ao deslocamento no tempo e às noções de esp aço, bem como apoio para as emoções. 
II – ( ) O mo vimento da criança torna -se possível a partir do seu nascimento, que é quando o organismo pode autojustificar
as necessidades do uso do movimento. 
III – ( ) Ao imitar um movimento, a criança passa antes por um período de W allon chama de incubação, pois a reprodução de um movimento não ocorre imeditamente.
R: V,F,V
*****Em relação ao desenvolvimento intelectual humano, a teoria histórico -cultural, defendida por Vygotsky defende que a consciência possui uma estrutura semiótica e o método mais adequado para in vestigá-Ia é analisar e compreender como se formam os signos. Par a ele, em consonância com os pressupostos construtivistas, o sujeito não se constitui de dentro para fora e nem é um reflexo passivo do meio que o circunda, m as produto do con texto sociocultural, assim como a consciência não é or iginária do s signos, mas resultado dos próprios signos. Em outras palavras, para este estudioso, os processos da constituição intelectual do indivíduo (sua consciência e funções superiores), têm gênese social” decorrente de sua s relações com os objetos e com outr os indivíduos. [...
Vigotski, em sua teoria, fala de três níveis/estágios de desenvolvimento. Pensando nessa direção, relacione corretamente os está gios às suas correspondentes car acterísticas: 
1. Nível de desenvolvimento real 
2. Zona de desenvolvimento proximal 
3. Nível de desenvolvimento potencial 
( ) Diz respeito ao estágio intermediário entre atividades que a criança ainda não desenvolve sozinha, mas q ue conseguirá em breve. 
( ) Diz resp eito à atividades que a cr iança consegue desenvolver por si mesma, não necessitando da interm ediação de terceiros. 
( ) Diz respeito à atividades que a criança consegue desenvolver quando a ação for intermediada por um adulto, por exemplo. Agora marque a sequência correta
R: 2,1,3
******Para Rogers, “ensinar e transmitir conhecimento tem sentimen to num meio imutável. Eis por que essa tem sido a função inquestionada da escola, durante séculos. Mas, se há uma verdade a respeito do homem moder no, é de que vive num meio con tinuamente em mudan ça”, e essa função tal qual foi descrita torna -se inadequada para o nosso tempo
De acordo com o conteúdo da s au las e do livro base da disciplina, Rogers propõe que que os alun os sejam capazes de compr eender os con teúdos educacionais de forma pessoal e... 
R: Significativa. 
- Para ele, é importante que o estudante seja capaz de aprender o conteúdo, mas que seja capaz, também, de apropriar-se dele de forma pessoal e significativa, por meio de uma visão crítica sobre o que está sendo ensinado. [...] (p. 166) 
******Quando sua teoria foi apresentada, em 1963, as ideias behavioristas predominavam. Acreditava- se na influência do meio sobre o sujeito. O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia -se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém. A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, apren der significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. [...]
Com base no conteúdo da s aulas e livro base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
I – ( ) David Ausubel, antes de se formar em medicina, se formou num curso de pré-médico, no qu al se especializou em psicologia. Depois disso, porém, doutorou-se e m Psicologia. 
II – ( ) A teoria ausubeliana, de abordagem contrária ao behaviorismo, tem como base estrutural o estudo do comporta mento humano, principalmente acerca da emoção. 
III – ( ) Ausubel propõe, como componentes para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem, três conceitos: con junto motor, conjunto afetivo e conjunto cognitivo
R: V – F – F. 
- A afirmativa I é VERDADEIRA: “Sua formação ocorreu primeiramente no curso pré -médico da Universidade da Pensilvânia, com es pecialização em psicologia. Posteriormente, ele se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Middlesex. Ausube l nasceu em 25 de outubro de 1918, no Brooldyn, Nova lorque. Filho de uma família judia emigrante da Europa Central, estudou Psicologia e Medicina, respectivamente, doutorando-se em Psi cologia do Desenvolvimento pela Universidade de Columbia, em 1950. [...]” (p. 144) 
A afirmativa II é FALSA: “Por ser um dos representantes do COGNITIVISMO (psicologia da cognição ou psicologia cognitivista), Ausubcl realizou suas pesquisas buscando estudar o ato da formação de significados no nível da consciência, ou melhor, no ato da cognição. [...]” (p. 143) 
A afirmativa III é FALSA, pois essa é a proposição de Wallon: “Antes de nos dedicarmos a falar especificamente sobre cada um dos estágios do desenvolvimento, é importante descrevermos os conjuntos motor, afetivo e cognitivo2, constructos fundantes da teoria walloniana, para melhor compreender cada um dos estágios.” (p. 115).
*****A Grécia Antiga de u uma contribuição fundamental par a a história da educação. Os gr egos, ao longo dos séculos que culminar am com o auge de suas sociedades, elab oraram um projeto de formação que visava a “construção do Homem e m tod as as suas dimensões. A partir desse Homem seria possível lançar as bases de u ma nova ci vilização. A este ideal deu-se o no me de “paidéia ”. A paidéia g rega prete ndia mais que educar, visava formar os Hom ens. Formar era, acima de tudo, dar forma a um n ovo ser espiritual. [...] 
No que diz respeito à Paidéia, leia as afirmativas a seguir assinalando V para as asser tivas verdadeiras e F para as afirmativas falsa s 
I – ( ) O centro dos estudos propostos pela Paideia era uma parte do curso, chamado studia humanitatis.
II – ( ) O advento da fé, durante a Antiguidad e Clássica, foi a base de todo a educação na Paidéia.
III – ( ) A Paideia visava a formação dos homens gregos por meio do contato com a cultura que os circundava. 
R: V – F – V. 
- A afirmativa I e III são Verdadeiras, já que “Surgiu, então, o conceito de paideia, isto é, a formação do homem por meio do contato orgânico com a cultura, “organizada em curso de estudos, com o centro dedicado aos siudia humanitatis, que amadurece por intermédio da reflexão estética e filosófica e encontra na pedagogia — na teorização da educação subtraída à influência única do costume — seu próprio guia” (Cambi, 1999, p. 49, grifo do original). (p. 34-35). A Afirmativa II é Falsa, pois, “Na IDADE MÉDIA, com o advento da fé subjugando a razão, houve também uma modificação dapaideia grega, que “organiza-se agora em sentido r eligioso, transcendente, teol ógico, anc orando -se nos saberes da fé e no modelo da pessoa do Cristo, sof redora, mas profética” (Cambi, 1999, p. 38), e não mais no espírito crítico, investigativo, lógico e racional da Antiguidade.” (p. 38)
*********Relembrando que, segundo W allon, embora os conjuntos m otor, afetivo e cognitivo tenham identidades estrutural e funcional diferenciadas, estão tão integrados que cada um é parte constitutiva dos outros. Qu alquer atividade motora tem ressonâncias afetivas e cognitivas; toda disposição afetiva tem ressonâncias motoras e cognitivas; toda operação mental tem ressonâncias afetivas e motoras; e todas elas tem um impacto no quarto
conjunto, que é a pessoa, a qual, ao mesmo tempo que garante essa integração, é resultado dela.
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, ao tratar sobre o conjunto cognitivo não é possível deixar de tratar de qual entre os concei tos a seguir?
R: Desenvolvimento. 
- “Para Wallon, ao tratar do conjunto cognitivo, não podemos deixar de conceituar DESENVOLVIMENTO, para então compreender o processo que ocorre ao longo dos estágios propostos pelo autor [...]” (p. 191 a 193)
Leia o fragmento de texto a seguir: Piaget (1951) conta que sua filha viu um colega ter um ataque de m au humor, bater os pés e gritar. No dia seguinte, a filha de Piaget parou no meio de seu quadrado, bateu os pés e gritou. Suas ações sugeriam que ela estava experimentando um novo comportamento. Com base nisso, e em outras observações, Piaget concluiu que, sem um meio simbólico de aprender e a capacidade de recordar, sua filha não poderia ter imitado o ataque de mau humor que vira no dia anterior. Este tipo de imitação é chamado de retardada. Im itação retardada é a capacidade de produzir uma ação depois de tê-la observado em uma ocasião anterior. A base para a imitação retardada é construída no estágio sensório- motor. [...] 
Com base no conteúdo das aulas e livro -base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas: 
I – ( ) O estágio sensório-motor se inicia por volta dos 2 anos da criança, sendo a linguagem a grande conquista intelectual desse estágio. 
II – ( ) A criança deixa de ver o mundo pela matiz da percepção e passa a fazê -lo pelo uso da razão durante o estágio sensório motor. 
III –( ) O estágio sensório-motor é decisivo no desenvolvim ento infantil, na medida em que é a base do universo prático que cerca a criança.
R:F,F,V
O processo de construção do comportamento (o ser humano não dispõe de instintos ou savoir inné) inicia-se com as montagens hereditárias (que não agem, ainda, coordenadamente). No processo de adaptação ao m eio (assimilação), estas montagens sofrem acomodações progressivas (auto-regulações), produzindo as formas sucessivas (motoras, verbais e mentais) de comportamento (desenvolvimento da criança), O processo de auto-regulação [...] produz regulações cada vez mais móveis, mais amplas e mais estáveis [...]. 
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de... 
R: Equilibração majorante.
- “Assim, a EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE é definida como um momento de equilíbrio nas trocas entre o sujeito e os meios físico e sociocultural. Esse equilíbrio é sempre instável, segundo Piaget, posto que sempre surgem novos desafios na interação entre o sujeito e o meio.” (p. 127)
********Além de premissas teóricas, principalm ente aquela das origens sociais das funções psicológicas superiores, havia também razões práticas para o interesse de Vygotsky e outros estudiosos soviéticos dos anos 20 no estudo das form as divergentes de desenvolvimento: a revolução e a guerra civil deixaram milhares de crianças de todas as idades vagando pelas ruas das cidades e povoados russos. 
Elas haviam sofrido abandono e privações de toda ordem por um período de quatro ou cinco anos, o que comprometeu seriamente seu desenvolvimento. Para o estudo desses casos, foi criado o Serviço de Defectologia.
Pensando sobre o conceito de Defectologia e as contribuições de Vigotski para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, analise as sentenças a seguir
I – ( ) O termo “defectologia” significa a capacidade que um a pessoa tem de se adaptar ou evoluir frente à determinadas situações. 
II – ( ) Os estudos sobre defectologia de Vigotski permitem a utilização de métodos pedagógicos adaptados as pessoas com deficiência. 
III –( ) A partir da defectologia, o professor compreende que a criança com deficiência aprende como outras, mas de forma particular. 
R: F – V – V.
Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar m ais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da Psic ologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era m ais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problem as m ais complexos que a criança. Em análises comparativas verif icava-se que o adulto é capaz de resolver m uito m ais problemas que um a criança, logo o adulto ser ia m ais inteligente que a criança. Piaget levantou um a hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de um a estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problem as dessa natureza. [...] 
Com base no conteúdo das aulas e livro -base da disciplina, a respeito da Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, analise as afirmativas a seguir: 
I – Na teoria de Piaget , conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende. 
II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação continua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. 
III – Com o o foco teórico de Pi aget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto. 
IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. 
R: II e IV
******O Behaviorism o – do termo inglês behaviour ou do am ericano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as m ais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia.
Considerando estas afirm ações, e a partir do conteúdo abordado na s aulas e no livro-base d a disciplina, a respeito do signif icado amplo do behaviorismo assinale a alternativa correta. 
R: Podem-se considerar como behaviorismo, de forma ampla, as teorias do comportamento inseridas na psicologia.
- Do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significa de forma ampla as teorias do comportamento que se inserem dentro da psicologia. Ou a abordagem psi cológica baseada em fatos objetivos observáveis. (p.81 a 93).
Transferência é um dos conceitos f undamentais da Ps icanálise. Trata -se de um sentimento ou amor verdadeiro dirigido ao outro, ao m esmo tempo em que é m otor de qualquer t rabalho p ossível na relação entre as pessoas, sej a na clínica ou na educação. [.. .] Freud reconheceu o caráter precioso da relação das pessoas quando e las estão transferidas, dirigindo seus impulsos ao sab er, se ja um saber sobre elas mesmas ou sobre um saber acadêmico.
Considerando a teoria psicanalítica, sobretudo na explicação do aparelho psíquico e do desenvolvimento hum ano que envolve, entre outras coisas, as fases, oral, anal, fálica e estágio genital, bem como o complexo de Édipo, identifique a alternativa que apresenta corretamente a contribuição da psicanálise para a educação.
R: Com base na contribuição das ideias de Freud, é possível compreender e lidar com diferentes situações em sala de aula. O processo pedagógico pode se tornar mais atrativo e menos programado, de modo a despertar o desejo dos alunos pelo aprender. 
- A psicanálise contribui para melhorar a compreensão dos professores e dos alunos sobre si mesmos e sobre o processo que os envolve. Ajuda a tornar
as aulas mais atrativas, menos programadas. Valoriza as escolhas e a subjetividades dos alunos. Compreende o pap el da transferência na relação professor-aluno e o quanto esse processo precisa ser conhecido para que educadores possam lidar positivamente com a tensões na escola. (p. 108-116). 
defectologia e paidea

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais