Buscar

Resumão Urbano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumão – Clima e cultura organizacional; Trabalho em grupo e equipe - Urbano
Clima organizacional estará incluso a cultura. Clima pode ser alterado com facilidade, devido as várias pessoas com pensamentos e ações distintas, menos estável, observado no presente da organização, no dia-a-dia. Cultura demora um pouco mais para ser formada, mais estável, acontecimentos passados que definira a “identidade” da organização. O impacto do clima organizacional quando for bem estruturada irá afetar beneficamente ambos os lados (colaborados e organização), pois o clima está intimamente relacionado com a motivação dos membros da organização, sendo assim quanto melhor for o convívio das pessoas dentro dessa organização com o clima excelente os resultados que a empresa irá colher no futuro serão magníficos. Tudo dependera da flexibilidade de todos para ter essa visão de “ Vou ser o melhor membro que essa empresa já viu, e vou influenciar muitas pessoas, para que o resultado final dessa organização seja bom pra todos que estão ligados, internamente e externamente. 
Clima Organizacional: “à percepção que as pessoas têm da organização em que trabalham” é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. Essa ferramenta permite a empresa uma visão geral de como está o ambiente organizacional, por meio da percepção dos empregados é possível identificar os pontos positivos e os negativos, com isso buscar o aperfeiçoamento para manter um bom nível de produtividade. O que a prática tem demonstrado é que há uma relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação e, consequentemente, o lucro. Portanto, torna-se vital conhecermos os fatores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo se pretendemos intervir de forma significativa, é um fator de suma importância no desempenho de uma empresa, visto que níveis elevados de clima geram aumento nas contribuições individuais, que consequentemente beneficiam os fatores organizacionais e pessoais. Podemos perceber quando o clima está ruim/desfavorável pois as pessoas começaram a faltar no serviço (absenteísmo), não fica muito tempo nas organizações (rotatividade), farão greves com mais frequências, pessoas com descrenças, desmotivadas, fazendo sempre fofoca e a queda na produtividade. A avaliação de desempenho tem um papel muito importante, cabe ao gestor saber falar com as pessoas e aguardar esse retorno. Quando o clima estiver bom favorável iremos desfrutar dos benefícios trazidos pelos colaboradores; se a empresa focar em resolver esse clima ruim a produtividade irá aumentar significativamente, serão trabalhadores mais motivados, serão mais comprometidos no trabalho (assiduidade), e terão sempre a visão de querer crescer junto da organização. 
Cultura Organizacional: é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas e clima. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades. Pode ser definida como modelo de suposições que um grupo de pessoas fazem para enfrentar seus problemas (ex.: os “criadores da empresa relatam os seguintes acontecimentos que possam vir a acontecer, determinam sua cultura, para encarar o público-alvo que almejam atingir.
Preceitos (implícitos ou explícitos) normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho.
Tecnologia (instrumentos e processos utilizados) máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalhos.
Caráter (Manifestação dos indivíduos) como que o indivíduo se comporta diante da sociedade. Participação, criatividade, grupos informais, medo tensão, apatia, agressividade, comodismo.
Existem três tipos de cultura: - Coercitivas: deve se seguir as regras, independentemente de quais forem impostas, ex.: prisão. – Utilitárias: o colaborador fará um acordo com a empresa que irá estipular um ou mais dias de trabalho. – Normativas: todos possuem o mesmo objetivo, assumindo o compromisso, não visando o lucro, ex.: ONG’s associações
Trabalho em equipe: (um por todos, todos por um) o capital humano é o que move a empresa. Não significa também só manter um bom relacionamento dentro do ambiente de trabalho. É muito mais do que isso, é acima de tudo estar disposto a ser tolerante com as ideias, opiniões, crenças, valores e princípios dos membros do grupo. Existe uma dificuldade de se trabalhar em equipe considerando que nas organizações encontramos vários tipos de pessoas, companheiros que podem se transformar em grandes parceiros, mas que, muitas vezes, são tão diferentes e têm ideias tão distintas que se torna um desafio diário manter um ambiente sereno e produtivo de trabalho. Equipe pode ser um grupo de pessoas organizadas de forma a trabalhar em conjunto, ou como um grupo que executa tarefas semelhantes. É também a união de esforços individuais que resultam em um nível de desempenho muito maior. Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. A principal característica de uma equipe é de que seus membros têm como prioridade atingir as metas da equipe. Eles podem possuir forte personalidade, habilidades especializadas altamente desenvolvidas e comprometer-se com uma diversidade de objetivos pessoais que esperam atingir através de sua atividade. O trabalho em equipe trará benefícios e resultados vantajosos tanto para seus membros como para a organização em que trabalham na empresa.
Trabalho em grupo: refere-se a uma quantidade de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e compartilham o mesmo espaço de trabalho. Porém, ao estabelecerem as metas a serem atingidas, as atividades são realizadas de forma individual, pois um trabalho não depende do outro e não existe colaboração entre as partes, podendo haver competição entre os profissionais. Outra característica do grupo de trabalho é a existência de hierarquia (gestores, coordenadores e colaboradores). Esse é um contexto de trabalho que pode gerar deficiências, problemas de relacionamento interpessoal e diferenças de valores.

Continue navegando