Buscar

exercicio 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abaixo, temos algumas afirmativas que definem o que é Educação Ambiental:
I) Educação Ambiental é o aprendizado para compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas ambientais na sua totalidade;
II) Educação Ambiental significa aprender a ver o quadro global que cerca um problema específico, sua história, seus valores, percepções, fatores econômicos e tecnológicos, e os processos naturais ou artificiais que o causam e que sugerem ações para saná-lo;
III) Educação Ambiental é a aprendizagem de como gerenciar e melhorar as relações entre a sociedade humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável;
IV) Educação Ambiental significa aprender a empregar novas tecnologias, aumentar a produtividade, evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar novas oportunidades e tomar decisões acertadas.
A partir dessas afirmações, estão corretas:
		
	
	
	
	
	Nenhuma.
	
	 
	Todas.
	
	 
	Somente I, II e III.
	
	
	Somente II, III e IV.
	
	
	Somente II e IV.
	
	
	
		2.
		Cabe à educação ambiental resgatar valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, honestidade, entre outros. Dessa forma, irá favorecer uma participação responsável nas decisões de melhoria da qualidade de vida, do meio natural, social e cultural.
As atividades de educação ambiental devem possibilitar aos educandos oportunidades para desenvolver uma sensibilização aos problemas ambientais, propiciando uma reflexão a respeito desses problemas e a busca de soluções.
O meio ambiente tem a ver com as condições de vida das pessoas ¿ lixo, água encanada, lazer, educação, saúde ¿ e que envolve toda a nossa concepção de sociedade e desenvolvimento.
A educação ambiental deve ser doutrinária e trazer às comunidades os objetivos que elas têm que atingir, reforçando laços de dependências das pessoas "comuns" em relação aos educadores, para que possam desfrutar dessa assessoria.
Analisando as afirmativas acima, marque a opção que mostre a proposta correta:
		
	
	
	
	 
	 Apenas II e III estão corretas
	
	
	Apenas a I, II e IV estão corretas
	
	
	Apenas a I, III e IV estão corretas
	
	 
	Apenas a I, II e III estão corretas
	
	
	Apenas a II, III e IV estão corretas
	
	
	
		3.
		Durante a Rio-92, após a elaboração desse documento global, ficou determinado que cada país devesse conceber a sua própria agenda.
Assinale o nome da agenda e suas ações:
		
	
	
	
	
	Agenda 21 Local. A metodologia de construção de uma Agenda 21 Local está estruturada em seis passos: mobilização para sensibilizar governo e sociedade; criação do Fórum da Agenda 21 Local; elaboração do diagnóstico participativo; elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável e publicação da Agenda 21 Local; implementação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável e monitoramento e avaliação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.
	
	 
	Agenda 21 Brasileira. Ela está organizada em 21 ações prioritárias que buscam um modelo de desenvolvimento mais sustentável em temas como: a economia da poupança na sociedade do conhecimento, a inclusão social por uma sociedade solidária, a estratégia para a sustentabilidade urbana e rural, os recursos naturais estratégicos - água, biodiversidade e florestas, e a governança e ética para a promoção da sustentabilidade.
	
	 
	Agenda 21 Ambiental. Ela está organizada em 21 ações prioritárias que buscam um modelo de desenvolvimento mais sustentável em temas como: a economia da poupança na sociedade do conhecimento, a inclusão social por uma sociedade solidária, a estratégia para a sustentabilidade urbana e rural, os recursos naturais estratégicos - água, biodiversidade e florestas, e a governança e ética para a promoção da sustentabilidade.
	
	
	Agenda 21 Sustentável. A metodologia de construção de uma Agenda 21 Sustentável está estruturada em seis passos: mobilização para sensibilizar governo e sociedade; criação do Fórum da Agenda 21 Sustentável; elaboração do diagnóstico participativo; elaboração do Plano Ambiental de Desenvolvimento Sustentável e publicação da Agenda 21 Sustentável; implementação do Plano Ambiental de Desenvolvimento Sustentável e monitoramento e avaliação do Plano Ambiental de Desenvolvimento Sustentável.
	
	
	Agenda 21 Escolar. Esse documento traz importantes conceitos para se pensar uma Educação Ambiental contextualizada em nosso país, uma vez que expressa a visão de sustentabilidade brasileira nas dimensões geoambiental, social, econômica, político-institucional, da informação e do conhecimento e das especificidades regionais.
	
	
	
		4.
		Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Nunca devemos respeitar a idade das crianças na escolha de uma atividade.
	
	 
	A avaliação mais importante é a somativa, pois é processual e visa a formação do indivíduo.
	
	 
	A Educação Ambiental é um tema transversal necessário para a mudança de atitudes das crianças.
	
	
	Não há diferença entre conceito e definição na construção do conhecimento científico
	
	
	O conhecimento prévio não é importante para a educação científica.
	
	
	
		5.
		O conceito de Educação Ambiental passou por uma considerável evolução na história recente:
I) Inicialmente, assume um caráter naturalista, que integra a defesa do regresso ao passado e a recusa do desenvolvimento e do progresso;
II) A partir de seu desenvolvimento, assume um carácter tendencialmente realista, o qual assenta na existência de um equilíbrio entre o meio natural e o homem, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso;
III) É vista, então, cada vez mais, como sinônimo de educação para o desenvolvimento sustentável ou de educação para a sustentabilidade.
IV) a Educação Ambiental deverá constituir uma preocupação de carácter geral e permanente na implementação do processo de educação, pressupondo uma clara definição de intenções educativas e uma "ambientalização" dos conteúdos, estratégias e atividades de ensino-aprendizagem.
Leia as alternativas com atenção e marque a CORRETA.
		
	
	
	
	 
	II, IV
	
	
	I, II, III
	
	 
	I, II, III, IV
	
	
	I, IV
	
	
	II, III, IV
	
	
	
		6.
		A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. (ENEM 2011).
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
		
	
	
	
	 
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação;
	
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico;
	
	 
	A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	
	a distribuição homogêneadas reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional;
	
	
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade;
	
	
	
		7.
		as decisões e ações do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) devem ser balizados pelo(a):
		
	
	
	
	
	pluralismo de ideias e concepções pedagógicas.
	
	
	respeito à liberdade e à equidade de gênero.
	
	 
	coerência entre o pensar, o falar, o sentir e o fazer.
	
	
	democratização na produção e divulgação do conhecimento e fomento à interatividade na informação.
	
	 
	abordagem articulada das questões ambientais apenas entre estado e municípios.
	
	
	
		8.
		Simultaneamente à reunião de chefes de Estado ocorrida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio de Janeiro, 1992 - foi realizado o Fórum Global das Organizações Não Governamentais, contando com a participação de 15000 profissionais atuantes na temática ambiental. Nesse evento foram ratificados 32 tratados, dentre os quais podemos destacar:
		
	
	
	
	
	Declaração sobre o Meio Ambiente Humano
	
	
	Programa Internacional de Educação Ambiental
	
	 
	Protocolo de Kioto
	
	 
	Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
	
	
	Tratado de Tessalonika

Outros materiais