Buscar

ALIMENTOS DIET

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALIMENTOS DIET 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA DE TECNICA DIETETICA
Alimento diet - introdução
Com um estilo de vida cada vez mais corrido, a população sai em busca de alternativas práticas em todos os momentos de suas vidas, principalmente no que se trata de alimentação. Em busca de praticidade, as pessoas optam por alimentos que lhes forneçam facilidade, maior prazo de validade, e o mínimo trabalho no momento do preparo. Visando atender a toda esta demanda, o mercado de alimentos criou os conhecidos alimentos industrializados, estes por sua vez, ocupam um espaço cada vez maior nas prateleiras dos supermercados (AQUINO; PHILIPPI, 2002, p.655).
Alimento diet - introdução
Criou-se, portanto os alimentos para fins especiais, os diet’s e light’s, que possuem em sua formulação a retirada ou diminuição de algum nutriente, visando melhorar a qualidade de determinado alimento para indivíduos que possuem alguma restrição. Desta forma é indispensável a informação correta acerca do alimento a ser comprado a fim de que se estabeleça segurança ao consumidor (DÍAZ, 2006, p.1).
Alimento diet - conceito
O termo diet normalmente é utilizado para alimentos com fins especiais. Estes são os alimentos especialmente formulados, no qual há modificações no conteúdo de nutrientes, adequando para dietas diferenciadas, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas. 
Agencia Nacional de Vigilância Sanitária e Departamento de proteção e defesa do consumidor, 2013.
Esse termo, "diet", pode ser, opcionalmente, utilizado para os alimentos direcionados para dietas com restrição de carboidratos, ou gorduras, ou proteínas, ou sódio, ou alimentos exclusivamente empregados para controle de peso ou para dieta de ingestão controlada de açucares.
Exemplo
Alimento: Mistura de canjiquinha/ curau
Substância diet: Sem açúcar 
Valor nutricional: 59 Kcal porção (15g ou 2 colheres de sopa)
exemplo
Referências 
AQUINO, C.R.; PHILIPPI, T.S. Consumo infantil de alimentos industrializados e renda familiar na cidade de São Paulo. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 6, p. 656, 2002. Disponível em:<http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v36n6/13518.pdf>. 
DÍAZ, L.M.A. Validação de um instrumento de avaliação do comportamento do consumidor adulto com sobrepeso/obesidade frente às informações nutricionais dos rótulos de alimentos. Universidade de Brasília, Brasília, p. 1, 2006. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/463/1/2006_AliciaMonicaLorietoDiaz.pdf>.
OUVIDORIA/ANVISA E DPDC/SENACON ; Alimentos diet e light. In: Consumo e Saúde. Dezembro 2013 - Ano 5 - Nº 33. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/111522/2783329/Consumo+e+Sa%C3%BAde+Dezembro+2013+-+Ano+6+-+N%C2%BA+33/97f196ad-92db-4752-b645-13556a063ddc>.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais