A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Universidade Anhanguera  relatorio de estagio em espaços não escolares

Pré-visualização | Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – UNIDERP
 Centro de Educação à Distância
 JUCILEIDE SILVA DE MACÊDO– RA 402638
 RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO DE ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
 Feira de Santana – BAHIA
 12-06-2015
 
 Universidade Anhanguera – UNIDERP
 Centro de Educação à Distância
 JUCILEIDE SILVA DE MACÊDO– RA 402638
 RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio em Gestão e Espaços Não Escolares.
 Feira de Santana – BAHIA
 12-06-2015
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do 
Aluno ...
...................................................................
.. 
4
Introdução ...
...........................................................................
............................ 5-7
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – 
Ensino Fundamental 
II ...
.........................................................
........................... 8-10
1-
Observação e Interação na 
Escola ...
..............................
.......................... 11-12
2-
Entrevista com o responsável pelo processo 
ensino –aprendizagem
 na 
Escola ...
....................................................................................
.......................... 13-14
3-
Plano de 
Aula ...
..............................................................
.......................... 15-20
4-
Regência ...
......................................................................
.......................... 21-22
Considerações 
Finais ...
..........................................................
............................. 23
Referências 
Bibliográficas ...
..................................................
.............................24
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Professor(a) Orientador (a):
Dados do(a) Aluno(a):
Nome: Jucileide Silva de Macêdo RA: 402638
Endereço: Rua Ismael Barbosa Gomes, 02.
Bairro: Tomba CEP: 44.068-000
Telefone: (75) 8115-5034 E-mail: jucileidemacedo@hotmail.com
Semestre/Módulo: 7º Campus/Pólo: Feira de Santana- Bahia
Dados da instituição Concedente: 
Nome: Escola Luciana Alves
Endereço: Rua Taruaça, Loteamento Monte Pascoal
Fone: 8803-3468 E-mail: lulua_fsa22@hotmail.com
Área de atuação: ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental I ( X ) Ensino Fundamental II
Supervisor (a) do Estágio: Teresa de Assis Machado
Turma/Classe/Ano? 6º ano Faixa etária dos alunos: 09 a 13 anos
INTRODUÇÃO
Na modalidade Observação, o (a) estagiário(a) deverá desenvolver uma atitude reflexiva que associe a teoria à prática. Deve buscar subsídios nos diversos do conhecimento( disciplinas) estudados.
Na chegada á instituição há agente de portaria o qual controla a entrada e saída dos alunos, professores, pais, funcionários e visitantes, recebendo-os com gentileza. O colégio tem 10 funcionários, que interagem de modo harmonioso. O corpo administrativo é composto por uma diretora pós graduada. São 7 professores que atuam no turno matutino e vespertino, além de 01 porteiro e 01 secretaria.
Observou-se que o espaço da escola conta com uma estrutura básica de uma escola público infantil e Ensino Fundamental II: com algumas paredes pintadas, em perfeito estado de limpeza e conservação: as salas estão em condições de uso, com lousa de giz branco, foram feitas algumas reformas e pintura; o chão tem um piso adequado; possui diversas janelas e portas com uma boa iluminação natural. Também são utilizados os livros didáticos intercalados os materiais são de fácil acesso ficam ao alcance do professor e alunos.
Referente aos recursos naturais, existem materiais diversos para o funcionamento da escola: mesas, cadeiras, filtro de água, quadro de giz branco e cartazes confeccionados pela professora.
As atividades são realizadas através de livros didáticos como: Matemática, Português, Ciência, História e Geografia, e outros materiais de pesquisa além dos livros. A escola dispõe de recursos materiais didáticos, papel, maquina copiadora, e etc. Necessários para a consecução das atividades didáticas. A escola funciona nos horários das 08h00mim às 11h45mim e das 13h00mim às 16h45mim. Realiza uma atividade toda segunda-feira no pátio com o objetivo de socializar todos com diversos temas como amizade, respeito e outros. Fazem oração no pátio, onde são cantadas várias músicas, dado alguns avisos necessários de tudo que acontece na escola.
A jornada pedagógica acontece no inicio do ano letivo com participação efetiva dos professores. Na escola existem professores com jornada de trabalho de 20 e de 40 horas, com intervalo de almoço, cafezinho e etc. Durante o período de observação foi desenvolvido um projeto que tem como objetivo principal conhecer tipologias textuais e despertar o prazer pela leitura e escrita, tendo como função social, não apenas ler e escrever, mas interagir com a sociedade e exercer a cidadania num mundo globalizado. Observou-se ainda a realização do Projeto Identidade que tem como objetivo levar a criança a reconhecer a sua importância na sociedade e conhecer sua história bem como respeitar as diferenças etnias. 
A faixa etária está entre 09 a 13 anos. O uso do uniforme é obrigatório. A rotina de seus alunos inicia-se as sete e trinta da manhã com saudação, bem disposta e alegre, extrovertida e brincalhona com todos. Canta músicas, conversa um pouco, faz dinâmicas, atividades lúdicas bem animadas com tom de voz suave e mais firme.
Consegue uma dinâmica de trabalho ativa sabendo resolver situações diferenciadas, observando sempre o comportamento dos alunos mais inquietos postando. Verifica-se que a professora tem um maior domínio sobre os alunos deixando livre e respeitando os mesmo.
Esta escola tem história marcante em que a influência da comunidade se fez presente no trabalho voltado ao bem estar da criança e adolescente com interesses comuns em busca de uma proposta de ensino de qualidade que através de uma comissão formada por professoras e pais forma á luta para o funcionamento dessa escola que vem criando condições para que todos os alunos desenvolvem sua capacidades e aprendem os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação nas relações sociais, políticos e culturais diversificados e cada vez mais amplos.
Referente ás formas de organização do processo de ensino – aprendizagem. A escola é organizada em Educação Infantil com salas do Maternal e Infantil I e Ensino Fundamental II, Alfabetização,1ª á 4ª série, e 6º á 8º, sendo 3ª e 4ª são distribuídas por disciplinas entre duas professoras Português, Matemática e Artes; Historia, Geografia e Ciências, todos trabalham Ética, Cidadania, Frutos do Espírito e Projetos.
De acordo com o Regimento Escolar o currículo é estruturado verticalmente em três estágio e horizontalmente nos aspectos do desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social.
Referente à Aula – A aula é dividida da seguinte maneira:
13:00min ás 13h30min – momento livre, chegada.
13:30min ás 14:00min – Leitura compartilhada
14h00min ás 15h00 min – atividade de sala
15h00min ás 15h30min – intervalo na área
15h30min às 16h00min –

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.