A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
38 pág.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Pré-visualização | Página 4 de 18

Farmacêutica é um processo de compreensão e percepção, onde:
I- No processo de Atenção Farmacêutica o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico
II- Os elementos da Atenção Farmacêutica configuram uma atenção integral ao paciente, onde a prestação exige uma relação contínua em concordância entre os profissionais de saúde e o paciente
III- O farmacêutico deve utilizar seu critério clínico para determinar o nível de atenção que cada paciente necessita
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	II e III, apenas
	
	I, apenas
	
	II, apenas
	
	I, II e III 
	
	I e III, apenas
		
	 5a Questão (Ref.: 201408104835)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre as vantagens do serviço de Atenção Farmacêutica para o paciente, ressalta-se: 
I- Segurança 
II- Adesão ao tratamento 
III- Controle da doença 
IV- Menor participação no auto cuidado 
V- Facilita a detecção de efeitos adversos ao medicamento 
VI- Apresenta sugestões á qualidade de vida dos pacientes. 
É (são) correta (s) a (s) afirmativa (s): 
		
	
	II, III, VI 
	
	I, II, III, IV, V, VI
	
	III, IV e VI
	
	I e V, apenas
	
	I, II, III, V, VI
		
	1a Questão
A aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímico não tem como finalidade, segundo a RDC 44/2009:
		
	
	d) Objetivo de diagnosticar. 
	
	b) Monitoramento da terapia medicamentosa 
	
	c) Melhoria da qualidade de vida
	
	a) Subsidiar a Atenção Farmacêutica
	 2a Questão (Ref.: 201407724411)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
I - O objetivo do processo de cuidado do paciente é direcionar a conduta do farmacêutico durante a dispensação. Neste momento o farmacêutico obtém informações, analisa e toma decisões em relação à orientação sobre o uso adequado do medicamento e à identificação de possíveis problemas que necessitem de encaminhamento para outros serviços. 
II - Baseado no proposto para a atenção farmacêutica e considerando as peculiaridades da dispensação, a filosofia dessa prática deve ser sustentada pelos seguintes pilares: Atender à necessidade social de reduzir a morbimortalidade de medicamentos; Estabelecer uma relação de confiança entre o farmacêutico e o paciente; Atender o paciente de maneira individualizada e com foco nas suas necessidades relacionadas ao uso adequado do medicamento; Responsabilizar-se por educar o paciente para o uso adequado do medicamento e identificar as situações que necessitem de outros cuidados. 
III - Não há como desvincular o caráter comercial dos estabelecimentos farmacêuticos atualmente, pois essa realidade decorre de um processo cultural e envolve questões de ordem sócio-econômicas amplas. Então se deve entender a dispensação como uma prática que seja eficiente e ágil para abranger as dimensões técnicas e comerciais. Desta forma a dispensação deve servir como: Fonte de informação para os pacientes sobre o medicamento que irá utilizar; Filtro para detecção de situações nas quais haja um risco de ocorrência de problemas relacionados a medicamentos; Fonte de informação ao farmacêutico, a partir da qual ele tome a decisão mais benéfica para o paciente. 
IV - A automedicação é o uso de medicamentos sem a prescrição, orientação e/ou acompanhamento do prescritor. Quando o paciente procura uma orientação farmacêutica, a prática recebe o nome de automedicação responsável. No tocante à dispensação e administração de medicamentos é essencial a participação do farmacêutico. 
V - Uma vez que a automedicação encontra-se amplamente inserida enquanto prática exercida pelos brasileiros, tanto pela dificuldade de acesso aos serviços de saúde como pelas classes mais privilegiadas na busca de soluções rápidas para seus problemas de saúde a fim de evitar que suas atividades diárias fiquem impedidas, cabe ao profissional de saúde a iniciativa de incentivar e promover a reflexão e a discussão acerca do assunto envolvendo profissionais de saúde, gestores, políticos e a população. 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, V
	
	Estão corretas as afirmativas II, IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, III, IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV, V
	
	Estão corretas as afirmativas II, III,V
		
		
	 4a Questão (Ref.: 201407713464)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
I - Um dos principais métodos para obtenção de informações acerca de reações adversas a medicamentos (RAM) é a notificação voluntária ou espontânea realizada por profissionais de saúde. As hipóteses geradas com esta ação podem sugerir um seguimento mais intensivo ou o início de estudos epidemiológicos que permitam estabelecer o risco de RAM associado àquele uso. Existem outras utilidades das notificações espontâneas de RAM, tais como: Identificação de reações previamente desconhecidas e inesperadas; Caracterização de síndromes iatrogênicas decorrentes do uso de medicamentos a partir de dados sobre o paciente, o fármaco e a reação; Identificação de subgrupos de pacientes mais suscetíveis; Comparação de toxicidade entre fármacos de um mesmo grupo terapêutico; Monitorização contínua das reações adversas de um medicamento quando é lançado no mercado. 
II - O Projeto Hospitais Sentinela, criado pela Gerência de Vigilância em Serviços de Saúde da ANVISA, tem como principal objetivo construir, em todo o país, uma rede de hospitais preparados para notificar eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde, insumos, materiais e medicamentos, saneantes, kits para provas laboratoriais e equipamentos médico-hospitalares em uso no Brasil. Essas informações integrarão o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Pós-Comercialização, com o objetivo de subsidiar a ANVISA, nas ações de regularização desses produtos no mercado. 
III - Sobre farmacovigilância, pode-se afirmar: A notificação voluntária é classificada como um processo de vigilância passiva e as instituições sentinela são classificados como vigilância ativa; Conceitos e métodos epidemiológicos são utilizados na farmacovigilância; A notificação de suspeita de reação adversa só deve ser realizada, quando da certeza de que a reação ocorreu devido ao uso de um medicamento; A avaliação da causalidade só pode ser realizada por meio do uso de algoritmos. IV - Para a Organização Mundial da Saúde, a Farmacovigilância é ciência e atividades relativas a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos. Além das reações adversas a medicamentos, são questões relevantes para a Farmacovigilância: Desvios da qualidade de produtos farmacêuticos; Erros de administração de medicamento; Notificações de perda da eficácia; Uso de fármacos para indicações não aprovadas, que não possuem base científica adequada; Notificação de casos de intoxicação aguda ou crônica por produtos farmacêuticos; Avaliação de mortalidade; Abuso e uso errôneo de produtos; Interações, com efeitos adversos, de fármacos com substâncias químicas, outros fármacos e alimentos. 
V - Os objetivos específicos de Farmacovigilância são: Melhorar o cuidado com o paciente e a segurança em relação ao uso de medicamentos e a todas as intervenções médicas; Melhorar a saúde pública e a segurança em relação ao uso de medicamentos; Contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma segura, racional e mais efetiva; Além de promover a compreensão, educação e capacitação clínica em Farmacovigilância e sua comunicação efetiva ao público. 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, IV, V
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, V
	
	Estão corretas as afirmativas II, IV, V
	
	Estão corretas as afirmativas I, III, IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403205726)
	Pontos:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.