A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
38 pág.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Pré-visualização | Página 6 de 18

que tem outras comorbidades.
	
	Uma resposta farmacológica ou clínica, causada pela combinação de medicamentos, diferente dos efeitos de dois medicamentos dados individualmente. O resultado final pode aumentar ou diminuir os efeitos desejados e/ou os eventos adversos. Podem ocorrer entre medicamentos, entre medicamento e alimento, entre medicamento e exames laboratoriais.
	
	Uma resposta ao uso inadvertido de medicamentos de ações similares, quando se esquece de comunicar ao prescritor que tem outras comorbidades.
		
	 4a Questão (Ref.: 201504930553)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	São os requisitos de infra-estrutura física das farmácias e drogarias, com exceção de:
		
	
	As áreas internas e externas devem permanecer em boas condições físicas e estruturais, de modo a permitir a higiene e a não oferecer risco ao usuário e aos funcionários;
	
	Infra-estrutura compatível com as atividades a serem desenvolvidas;
	
	As instalações devem possuir superfícies internas resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis.
	
	As instalações devem possuir superfícies internas (piso, paredes e teto) lisas e permeáveis,
	
	 4a Questão (Ref.: 201601890345)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais das atividades a seguir não corresponde uma atividade realizada pela atenção farmacêutica?
		
	 
	d) Uso irracional de Medicamentos
	
	c) Consulta Farmacêutica ou Indicação Farmacêutica ou Atenção Farmacêutica em Distúrbios Menores.
	
	Dispensação Ativa
	
	e) Farmacovigilância
	
	b) Formulação Magistral
	
	
		
	 4a Questão (Ref.: 201601890354)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a definição de Atenção farmacêutica?
		
	 
	c) Componente da Assistência Farmacêutica, com ações direcionadas prioritariamente ao ser humano, buscando evitar falhas na farmacoterapia.
	
	a) Atividades de caráter abrangente, multiprofissional e intersetorial, com trabalho relacionado ao medicamento
	
	d) É o trabalho que visa assegurar a assistência integral, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde
	
	b) É o conjunto de ações e serviços que visam assegurar a assistência integral, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos ou privados, desempenhados pelo farmacêutico ou sob sua supervisão.
		
	 5a Questão (Ref.: 201601888353)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo os aspectos filosóficos da Atenção Farmacêutica das seguintes afirmativas qual não é verdade?
		
	
	b) Identificação de uma necessidade social do farmacêutico
	
	d) A responsabilidade específica de identificar, resolver e prevenir os PRMs
	 
	e) A promoção do diagnóstico do paciente
	
	a) O paciente como centro
	
	c) A atenção como forma de atuação
		
	 2a Questão (Ref.: 201601890793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das precauções a seguir não é a correta para com o uso de Ibuprofeno em situações de dor e febre?
		
	
	b) Pode causar sonolência.
	
	c) Evitar bebidas alcoólicas.
	
	e) Fator de risco na gravidez:
	
	a) Recomenda-se ingerir com alimentos.
	 
	d) Os pacientes com comprometimento renal podem usar indiscriminadamente.
	 1a Questão 
	
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
I - A Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inapropriadamente, e que metade dos pacientes não os usa, corretamente. Portanto, é gasto muito dinheiro que, ao invés de benefícios, pode trazer sérios riscos à saúde. 
II - A assistência farmacêutica tem, entre suas premissas, a utilização dos medicamentos, por meio da prescrição, dispensação e uso, como define o Uso Racional de Medicamentos (URM), entendido como um conjunto de práticas que inclui: A escolha terapêutica medicamentosa adequada; A indicação apropriada deste medicamento; A inexistência de contra-indicação e a mínima probabilidade de reações adversas; A dispensação correta, incluindo informação apropriada sobre os medicamentos prescritos; Adesão ao tratamento pelo paciente; além do seguimento dos efeitos desejados e de possíveis reações adversas conseqüentes do tratamento. 
III - Por meio de estratégias simples e de baixo custo, é possível, sim, promover o uso racional de medicamentos, sendo fundamental o papel do profissional farmacêutico, seja na orientação, durante a dispensação; seja educando a comunidade sobre o uso de medicamentos. Uma das maneiras de o farmacêutico promover o uso racional de medicamentos é informando aos pacientes, na hora da dispensação dos medicamentos, sobre os benefícios do uso correto dos mesmos 
IV- De acordo com a definição do uso racional de medicamentos proposta pela Política Nacional de Medicamentos, os requisitos para a sua promoção são muito complexos e envolvem uma série de variáveis, em um encadeamento lógico. Para que sejam cumpridos, devem contar com a participação de diversos atores sociais: pacientes, profissionais de saúde, legisladores, formuladores de políticas públicas, indústria, comércio, governo.
		
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II, III
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II
	
	Estão corretas as afirmativas I, IV
	
	Estão corretas as afirmativas II, III
		
	 2a Questão (Ref.: 201601890819)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das definições está errada?
		
	
	a) Erros de conteúdo: São aqueles referentes ao conteúdo da dispensação, ou seja, relacionados aos medicamentos que estão prescritos e serão dispensados.
	
	c) Medicamento dispensado com desvio de qualidade: consideram-se desvios de qualidade os problemas detectados a partir de observação visual (comprimidos manchados, com fissuras ou desintegrados, suspensões com problemas de homogeneidade, soluções com presença de partículas), medicamentos armazenados fora da temperatura adequada, com danos na embalagem que comprometam a qualidade e aqueles dispensados com prazo de validade vencido.
	
	d) Erro de prescrição: com significado clínico é definido como um erro de decisão ou de redação, não intencional, que pode reduzir a probabilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente, quando comparadas com as práticas clínicas estabelecidas e aceitas.
	 
	b) Dose excessiva: o medicamento é dispensado em menor quantidade que aquela prescrita, ou seja, uma ou mais doses (unidades) são dispensadas além da quantidade solicitada na prescrição.
	 3a Questão (Ref.: 201601904006)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais os produtos que podem ser comercializados nas farmácias e drogarias?
		
	 
	Canetas para aplicação de insulina.
	 
	Lentes de grau;
	 
	Termômetro;
	 
	Enxaguatório bucal;
	 
	Absorvente íntimo;
		
	 4a Questão (Ref.: 201602556503)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
I - A dispensação de medicamentos, isentos ou não de prescrição, deve ser entendida como um processo de atenção à saúde. Quando a dispensação é acompanhada de orientação adequada, os riscos relativos a medicamentos diminuem, contribuindo para que os estabelecimentos farmacêuticos sejam, efetivamente, estabelecimentos de saúde. Os MIPs compõem uma categoria de medicamentos na qual a intervenção Farmacêutica é o principal fator para o sucesso e a segurança da terapia. Acabar com a automedicação é impossível, mas é possível minimizá-la, cabendo haver uma estreita relação entre farmacêutico e paciente, de modo a proporcionar o bem-estar da população. 
II- Os Ensaios clínicos são parâmetros experimentais para verificar a eficácia e segurança dos medicamentos durante a pré -comercialização. Estes ensaios apresentam limitações para os estudos pós-comercialização, tais como: número de pacientes e tempo de duração do tratamento reduzido;