A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
38 pág.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Pré-visualização | Página 7 de 18

exclusão de pacientes de risco: idosos, grávidas, crianças, hepatopatas, nefropatas e pacientes polimedicados; reações adversas de baixa freqüência podem não ser detectadas; dentre outros. 
III - Para que haja uso racional de medicamentos, uma série de eventos bem-sucedidos deve ocorrer. Em primeiro lugar, é preciso definir claramente o objetivo terapêutico do uso do medicamento; a seguir, que se prescreva o medicamento apropriado, de acordo com dados de eficácia, de segurança e de adequação ao indivíduo. É necessário, ainda, que a prescrição seja adequada quanto à forma farmacêutica e ao regime terapêutico; que o medicamento esteja disponível de modo oportuno e acessível, e que responda a critérios de qualidade exigidos. Além disso, deve haver dispensação em condições adequadas, com orientação ao usuário, e este deve cumprir o regime terapêutico da melhor maneira possível, a fim de que surjam resultados terapêuticos desejados. 
IV - No momento em que o paciente adquire os MIP, o farmacêutico deve realizar entrevista e verificar, entre outras coisas: quais medicamentos estão sendo solicitados; razão pela qual os medicamentos estão sendo solicitados; idade do paciente; duração dos sintomas; situações que poderiam contraindicar determinados MIP; uso concomitante de outros medicamentos; uso prévio de outros medicamentos para o mesmo sintoma apresentado; histórico de uso de álcool, além do histórico médico.
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, III
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, IV
	
	Estão corretas as afirmativas II, III
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II
		
	 5a Questão (Ref.: 201602805232)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A febre é um aumento da temperatura corpórea acima do padrão considerado normal , entre 36ºC e 37,4ºC , faixa que compreende 95% da população sadia. A febre é uma das principais causas que motivam o atendimento pediátrico, sendo também a queixa mais comum nas unidades de emergência. Qual o tratamento farmacológico mais indicado?
		
	
	Antiespasmódico
	
	Antialérgicos.
	 
	Antiinflamatórios não-esteroidais (AINES)
	
	Anti-histamínicos.
	
	Antidepressivos.
5. Questão 
Na dispensação dos MIP, é essencial que o usuário receba orientações a respeito dos aspectos relacionados ao seu tratamento. Quais as informações que você como farmacêutico iria fornecer?
Resposta: Informações sobre a Administração (como, quando, quanto) e modo de ação do(s) medicamento(s), Duração do tratamento, Possíveis reações adversas, contraindicações e interações com outros medicamentos e/ ou alimentos
6. Questão 
A febre é um aumento da temperatura corpórea acima do padrão considerado normal entre 36ºC e 37,4ºC faixa que compreende 95% da população sadia. A febre é uma das principais causas que motivam o atendimento pediátrico, sendo também a queixa mais comum nas unidades de emergência. Qual o tratamento farmacológico mais indicado?
c) Antidepressivos F
a) Anti-histamínicos F
b) Antiinflamatórios não-esteroidais (aines) V
d) Antialérgicos F
10. Questão 
Quando devemos realizar uma notificação de Reação Adversa ao Medicamento?
Resposta: Toda a suspeita de reação adversa a medicamentos deve ser notificada, em especial quando se trata de reações graves “óbito, risco de morte, hospitalização, prolongamento da hospitalização, anomalia congênita e incapacidade persistente ou permanente” e reações não descritas na bula.
11. Questão 
De acordo com esta RDC 44/2009 da ANVISA, além da dispensação, as farmácias e drogarias poderão efetuar prestação de diversos serviços farmacêuticos. Qual das alternativas que segue não está definido na RDC 44/2009 como serviço farmacêutico?
 e) Perfuração do lóbulo auricular para colocação de brinco
 c) Aferição de parâmetro bioquímico: glicemia capilar
 a) Atenção Farmacêutica domiciliar
 d) Administração de medicamentos: injetáveis e inalantes
 b) Diagnóstico de patologias
	 2a Questão (Ref.: 201505109414)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O armazenamento de medicamentos é o conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que tem por finalidade assegurar as condições adequadas de conservação dos produtos. Sobre o armazenamento de medicamentos, pode-se afirmar que os produtos devem ser armazenados em prateleiras ou suporte equivalente, encostados no piso, parede e teto a fim de permitir maior aproveitamento de espaço; já os produtos violados, vencidos sob suspeita de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração devem ser segregados em ambiente seguro e diverso da área de dispensação e identificados quanto a sua condição e destino, de modo a evitar sua entrega ao consumo.
	
	A seleção de medicamentos é a base estrutural da Assistência Farmacêutica. A qualidade das demais atividades depende, em muito, dos critérios adotados durante essa etapa. Desta forma, devem ser considerados, levando-se em conta a importância para o uso racional de medicamentos, os critérios de evidências de eficácia consistentes, menor toxicidade relativa, menor comodidade posológica, facilidade de estocagem e maior custo total do tratamento.
	
	Com relação atenção farmacêutica e promoção do uso racional de medicamentos pode-se afirmar que a utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos determinantes e envolve diferentes atores. As diretrizes farmacoterápicas adequadas para a condição clínica do indivíduo são elementos não essenciais para a determinação do emprego dos medicamentos. Entretanto, é importante ressaltar que a prescrição e o uso de medicamentos são influenciados por fatores de natureza cultural, social, econômica e política.
	
	A seleção de medicamentos traz vantagens administrativas diretamente relacionadas ao processo assistencial, reduzindo custos e melhorando a qualidade da farmacoterapia, em relação a seleção de medicamentos pode-se afirmar: simplifica rotinas de aquisição, armazenamento, dispensação e controle de medicamentos; garante a segurança na prescrição e administração do medicamento, reduzindo a incidência de efeitos indesejados aos medicamentos; disponibiliza uma ampla variedade de fórmulas e formas farmacêuticas, facilitando a prescrição de medicamentos; além de uniformiza a terapêutica, quando possível, e facilitar a implantação de protocolos terapêuticos ou farmacoterapêuticos.
	
	A organização da Assistência Farmacêutica, fundamentada no enfoque sistêmico, caracteriza- se por ações articuladas e sincronizadas entre as diversas partes que compõem o sistema, que influenciam e são influenciadas umas pelas outras. As atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica ocorrem numa seqüência ordenada. A execução de uma atividade de forma imprópria prejudica todas as outras, comprometendo seus objetivos e resultados. Como conseqüência, os serviços não serão prestados adequadamente, acarretando insatisfação dos usuários e, apesar dos esforços despendidos, evidenciam uma má gestão. Basicamente, as gerências/coordenações têm a responsabilidade de coordenar as atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica, que abrange seleção de medicamentos; programação de medicamentos; aquisição de medicamentos; armazenamento de medicamentos; distribuição de medicamentos; dispensação de medicamentos.
	 5a Questão (Ref.: 201505396768)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Como características dos Laxativos Emolientes de Fezes, são verdadeiras: I- Amolecem as fezes ao facilitar a mistura com água e gorduras (agentes de superfície); II- Útil para fezes duras e secas; III- Adequado para gestantes, pacientes pós cirúrgicos, pacientes com hérnia; IV- Início de ação mais lento (12 a 72 horas); V- Como representante cita-se: sais de Docusato. 
		
	
	II, IV e V, apenas
	
	I, II, III, IV e V 
	
	I, III, IV e V
	
	I, II, III e IV
	
	I e II, apenas
		
	 2a Questão (Ref.: 201505331292)