Buscar

1035498 TEMPLATE relato de experiência PORTFÓLIO A1 2017 1 1 0 422305 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 ALUNAS: 
POLO DE APOIO PRESENCIAL SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
MINHA CAMINHADA NO ENSINO Á DISTÂNCIA	Comment by Usuario: centralizado
Durante esses anos em que estou aluna em EAD posso ressaltar momentos de aprendizagem absorva e outros em que muitas dificuldades apareceram, os retornos são sempre em tempo, os materiais são bem elaborados, os professores de disciplinas explicam minuciosamente seus conteúdos tomando o maior cuidado para que o aluno supra suas dúvidas, momentos de chats se ainda houver dificuldades explicando suas disciplinas e como podemos desenvolver as atividades e escolher ferramentas adequadas, está sendo percebível a organização da instituição envolvida. 
Buscando uma formação mais sólida, decidi por fazer o curso de pedagogia á distância, depois disso meu primeiro passo foi escolher a instituição, usei vários critérios para análise e escolha. Optei por EAD por vários motivos como: não ter conseguido ingressar em um curso superior logo depois do ensino regular, falta de tempo, filhos pequenos, custo das mensalidades dentre outros.
São várias as formas tecnológicas que posso usar para a aprendizagem, computador, tablet, notebook, celular. Uso um computador onde posso assistir as aulas, realizar os simulados, fazer pesquisas, trocar ideias, tirar dúvidas com meus colegas de curso .
É necessário ter autonomia, disciplina e organização já que o aluno elimina o deslocamento para frequentar uma sala de aula todos os dia deverá suprir essa diferença com estudo habituais diários em casa escolhendo um horário fixo para os estudos. A dinâmica de aprendizado é de responsabilidade do aluno, é preciso ter organização para se dedicar ao conteúdo, é necessário administrar o próprio tempo
O estudante precisa ser investigativo. Sempre ter o desafio de correr atrás de conhecimento, pesquisar muito em diversas fontes, rever as vídeo aulas, ler e reler o material, formular suas perguntas e buscar respostas com professores, tutores e colegas de turma. 
Da mesma forma, é fundamental ser proativos e ter autonomia de estudo, fatores que permitirão ao estudante dar conta das demandas do curso sem que precise ser cobrado por isso.
O estudante deve fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado. Seguimos uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Devemos ter uma agenda exclusiva para isso pois é necessário conciliar toda a rotina diária com atividades virtuais e as aulas no polo de apoio.
Também é necessário ter bastante habilidade com o universo virtual para não dificultar a vida do estudante em EAD. Saber navegar na internet dará mais facilidade na comunicação com os professores e com os colegas de curso.
	Além disso possuir um bom conhecimento de como fazer buscas eficientes em sites e portais economiza muito tempo e trabalho. 
 Uma característica do estudante em EAD é ser ativo pois não podemos nos beneficiar com as dúvidas e diálogos dos colegas, estando online você só pode contar com você mesmo, por isso é necessário uma comunicação clara e assertiva.	Comment by Usuario: Recuo 
	 Precisamos arrumar motivação para estudar, sentir-se motivado a dominar o conteúdo do curso e isso na modalidade á distancia só depende do próprio aluno, motivação e proatividade andam juntas, São pontos importantes: ter iniciativa para mergulhar a fundo nos assuntos das aulas, pesquisar fontes complementares, participar de fóruns e chats, para que tudo isso dê certo é necessário persistência.
	Ter compromisso com a EAD me assegura uma experiência de aprendizagem muito eficaz , chegar a essa modalidade me tornou parte de um novo capítulo na educação, deste cenário de mente aberta para esta proposta que está mudando a educação. Percebo que os cursos em EAD estão a cada dia mais populares e acessíveis a população, não só no Brasil mas no mundo todo, há alguns anos era algo muito estranho, hoje já se popularizou, já reconhecemos o processo e a adesão é bastante pertinente dentro dessa modalidade.
Vivenciamos o mundo de forma hiper conectada e isso fornece diversos formatos mediáticos distribuídos por toda internet que a educação á distancia tira partido disso para poder oferecer cada vez mais conteúdos relevantes, mais estimulantes ao aluno dessa modalidade. A internet é a grande aliada do aluno EAD pois está no mundo todo. 
Esta é a minha primeira experiência á distancia, acredito que estou apta a me adequar aos meios de informação que contribuirão para esse aprendizado. 
Minha meta é extrair ao máximo o que me for pertinente, já que partirá de mim o interesse em buscar o conhecimento, pretendo fazer o melhor e esforçar-me estaremos em lugares e tempos diversos desenvolvendo atividades educativas.	Comment by Usuario: Ausência de referencias

Outros materiais