Buscar

nutrição aula 1


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida e o envelhecimento da população têm contribuído para o crescente aumento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e no mundo. Assinale qual é a única CORRETA com relação a dieta nas doenças:
		
	 
	As principais causas da pandemia de obesidade estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, como hábitos alimentares incorretos e sedentarismo.
	
	No paciente com diabetes melllitus é recomendado evitar o consumo de carboidratos simples, mas a quantidade de carboidratos complexos é liberada.
	
	A recomendação de consumo de sal é de 12g/dia, sendo que os brasileiros normalmente não ultrapassam esses valores, fato evidenciado pelo baixo número de hipertensos.
	
	A síndrome metabólica é uma complicação da artrite reumatóide.
	
	No tratamento dietoterápico da hipercolesterolemia, recomenda-se preferencialmente o consumo de gordura saturada e trans em vez de gordura insaturada.
	
	
	Sabemos que existe uma grande diversidade de alimentos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Entretanto, não existe um alimento específico que contenha todos os nutrientes. Devido a isso, nossa alimentação diária deverá ser variada e colorida para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo humano. Essa afirmação ratifica a importância de:
		
	
	Ingerir repositores hidroeletrolíticos diariamente.
	
	Adotar uma dieta ovolactovegetariana.
	
	Ingerir suplementos de vitaminas e minerais todos os dias.
	 
	Conhecer a composição nutricional dos alimentos para escolher adequadamente os alimentos.
	
	Substituir refeições completas por suplementos energéticos.
	Um dos principais focos de interesse dos estudos epidemiológicos da atualidade é a relação entre o comportamento alimentar e a mudança no perfil epidemiológico e nutricional da população brasileira. A partir de uma simples ida ao supermercado observamos os hábitos alimentares das pessoas, das famílias brasileiras que são baseados na pessoa que ficou encarregada de comprar os alimentos. Por isso, que a escolha do alimento, sem dúvida alguma, é uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana. Mas, para fazer uma boa escolha é preciso conhecer a composição nutricional dos alimentos e ter em mente as Leis da Alimentação. Sobre as Leis da Alimentação NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	 
	A Lei da Adequação está relacionada ao período fisiológico do organismo ao qual se destina (gestação, infância, adolescência, envelhecimento), ou seja, a dieta deve fornecer um aporte calórico acima das recomendações nutricionais relacionadas ao período fisiológico do organismo ao qual se destina.
	
	A Lei da Qualidade está relacionada à composição nutricional dos alimentos da dieta em termos qualitativos, ou seja, a dieta deve ser completa para fornecer todos os nutrientes que o organismo necessita.
	
	Um exemplo prático da Lei da Harmonia é o antagonismo encontrado entre o ferro e o cálcio explicando o motivo pelo qual tais nutrientes não podem ser consumidos na mesma refeição.
	
	A Lei da Quantidade está relacionada à quantidade adequada dos nutrientes para satisfazer as necessidades nutricionais, ou seja, a dieta deve fornecer a quantidade adequada dos nutrientes para satisfazer as necessidades nutricionais.
	
	A Lei da Harmonia está relacionada à biodisponibilidade dos nutrientes, ou seja, a dieta deve fornecer uma relação harmônica entre os nutrientes para que não haja interferências na absorção.
	
	
	Para que o organismo humano funcione em perfeito equilíbrio, é necessário uma dieta variada, equilibrada e colorida. Esta afirmação NÃO está relacionada ao fato de que:
		
	
	a falta de nutrientes de um alimento será compensada por outro alimento.
	
	precisamos receber quantidades adequadas de cada nutriente.
	
	não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários.
	
	dietas monótonas e repetitivas podem levar à desnutrição.
	 
	devemos ingerir todos os dias os mesmos alimentos.
	
	
	As transformações observadas na sociedade contemporânea acabaram "distorcendo" muitas concepções de alimentação saudável. O comportamento alimentar humano está inserido nessas transformações. Além disso, vale a pena destacar que os alimentos e os sentidos do paladar e do olfato desencadeados por eles nos fazem voltar no tempo e recordar diversas situações e sensações, principalmente da infância. Nesse contexto está inserida a obra intitulada À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido) do famoso escritor francês Marcel Proust que faz uma viagem de volta ao passado com suas recordações da infância desencadeadas pelo gosto das madeleines acompanhadas com chá. Sobre o comportamento alimentar assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A discussão sobre a construção de concepções de alimentação saudável no cenário das transformações na sociedade contemporânea ocorrem em um ritmo acelerado global.
	
	A produção de concepções de alimentação saudável se constitui como uma motivação para o consumo alimentar e para a formulação de políticas públicas de saúde que vidam a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar.
	 
	A difusão de concepções de alimentação saudável através de publicidade e propaganda não influenciam a construção dos hábitos alimentares e o comportamento alimentar na sociedade contemporânea.
	
	A escolaridade limita ou não o conhecimento sobre os alimentos e seu preparo, ou seja, é o senso comum sobrepondo o conhecimento científico e a situação socioeconômica tornando-se um limitante para a aquisição dos alimentos.
	
	O comportamento alimentar humano não corresponde somente a seus hábitos alimentares, mas a todas as práticas que envolvem a alimentação como, escolha dos alimentos, conservação, preparo, crenças e tabus alimentares.
	
	O aumento na incidência de deficiências nutricionais está relacionado a vários fatores, com EXCEÇÃO de:
		
	 
	Diminuição no consumo de alimentos in natura.
	
	Aumento no consumo de dietas monótonas e repetitivas.
	 
	Diminuição no consumo de doces.
	
	Aumento na ingestão de alimentos fontes de calorias vazias.
	
	Aumento no consumo de alimentos industrializados.
	
	
	O hábito de não mastigar adequadamente os alimentos pode comprometer a nutrição humana. Assinale a opção que NÃO representa uma importante função da mastigação para a nutrição:
		
	
	Facilitar a digestão.
	
	Lubrificar o bolo alimentar.
	 
	Promover a síntese tecidual.
	
	Facilitar a deglutição.
	
	Promover a salivação.
	
	
	A nutrição é a ciência que estuda os alimentos e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Para que a nutrição seja completa sucessivas etapas devem ser alcançadas. A etapa que inclui as reações químicas que envolvem a ressíntese de moléculas de ATP (adenosina trifosfato) que acionam todas as formas de trabalho biológico é:
		
	 
	Metabolismo energético.
	
	Absorção de nutrientes.
	
	Digestão enzimática.
	
	Proteólise muscular.
	
	Excreção de nutrientes.