Buscar

técnica dietética

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601395339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O caldo de vegetais sem carne, empregados em sopas dietéticas, recebe o nome:
		
	
	Gratinado
	
	Fricassé
	 
	Apurínico
	
	Escalfado
	
	Purínico
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602172180)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os vários métodos de cocção, devemos avaliar o que melhor mantém a digestibilidade, o valor nutricional e ausência de substâncias tóxicas nos alimentos. Considerando estes aspectos, o método mais adequado para o consumo de carnes é:
		
	
	assado sem óleo, em altas temperaturas, é um método concentrante e rápido.
	
	fervura sem tampa por longo tempo, em grande quantidade de líquidos pois torna a carne mais tenra.
	 
	cocção por vapor porque reduz as perdas por dissolução e não forma aminas heterocíclicas.
	
	grelhados em pouco tempo e altas temperaturas pois evita perdas por dissolução.
	
	fritura com pouco óleo pois mantém o sabor e melhora a apresentação da preparação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602446358)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os condimentos são substâncias que realçam o sabor natural dos alimentos ou criam novos sabores em preparações, são também artifícios utilizados pelos cozinheiros desde a antiguidade para o preparo de alimentos. Na técnica dietética eles são classificados segundo a sua aplicação e sabor. De acordo com os seus conhecimentos assinale a alternativa correta.
		
	
	As especiarias são as partes aromáticas das plantas (sementes, frutos, raízes, flores ou cascas) não servem para melhorar a conservação dos alimentos, nem tampouco dar-lhes um sabor e aroma característicos, apenas para conferir-lhes algumas propriedades medicinais.
	
	O principal uso dos condimentos se dá por causa do seu valor medicinal, para seguir tradições religiosas e também para sobrepor o gosto ruim de alimentos semi-estragados.
	 
	Os condimentos são classificados em vários subgrupos, dentre eles podemos destacar os bulbos, as especiarias, os salgados e os picantes.
	
	As partes aromáticas das plantas (sementes, frutos, raízes, flores ou cascas) tem uso restrito à melhoraria da conservação dos alimentos, dar-lhes um sabor e aroma característicos, conferir-lhes algumas propriedades medicinais.
	
	São substâncias que devem alterar o sabor natural dos alimentos ou criar novos sabores em preparações.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602194847)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Por meio da técnica dietética é possível melhorar a utilização dos alimentos visando a preservação do valor nutritivo e a obtenção das características sensoriais desejáveis. Seus objetivos podem ser classificados em dietético, digestivo, nutritivo, higiênico, sensorial, operacional e econômico. Em relação aos objetivos digestivo e econômico, são, respectivamente, exemplos de ações em técnica dietética:
		
	
	Ferver o leite quando este não é pasteurizado; fazer uso culinário de partes comumente descartadas, como aparas de carnes, para caldos e sopas.
	
	Dividir em partes menores uma fruta; utilizar condimentos e a arte culinária para favorecer o sabor das preparações.
	 
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	 
	Liquidificar os alimentos; fazer planejamento de cardápio com base em per capita e receitas padronizadas.
	
	Calcular o índice de parte comestível fazer o cozimento dos alimentos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602445313)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A sistematização e o estudo dos procedimentos possibilitam a utilização dos alimentos, as modificações ocorridas no processamento, visando à preservação do valor nutritivo e à obtenção dos caracteres sensoriais desejados e as operações tecnológicas a que esses são submetidos, corresponde à Técnica Dietética. O estudo e a aplicação da técnica dietética é ferramenta essencial no planejamento e execução de cardápios de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Neste escopo, analise as assertivas seguintes acerca dos objetivos da técnica dietética.
I. Adequar apenas a forma de preparo dos alimentos da dieta às necessidades fisiológicas do comensal.
II. Modificar os alimentos por meio de processos culinários a fim de facilitar a digestão.
III. Selecionar os melhores métodos de preparo de alimentos para otimização e conservação máxima do seu valor nutritivo.
IV. Apresentar o alimento de forma que desperte todos os sentidos, de modo que suas características sensoriais possam ser preservadas, ressaltadas ou modificadas por meio de adequadas técnicas culinárias.
V. Escolher técnicas a serem empregadas no preparo de alimentos, considerando os custos e a dimensão física do local. Isto envolve o planejamento do cardápio e o uso de fichas técnicas de preparo.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	
	V, IV e II
	 
	II, III e IV e V
	
	III, IV e V
	
	IV, V e I

Continue navegando