Buscar

Simulado 3 – DIREITO PENAL III – BQD 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: 3 – DIREITO PENAL III – BQD 3 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402860872)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Odete é diretora de um orfanato municipal, responsável por oitenta meninas em idade de dois a onze anos. Certo dia Odete vê Elisabeth, uma das recreadoras contratada pela Prefeitura para trabalhar na instituição, praticar ato libidinoso com Poliana, criança de 9 anos, que ali estava abrigada. Mesmo enojada pela situação que presenciava, Odete achou melhor não intervir, porque não desejava criar qualquer problema para si. Nesse caso, tendo como base apenas as informações descritas, assinale a opção correta.
		
	
	Odete não pode ser responsabilizada penalmente, embora possa sê-lo no âmbito cível e administrativo.
	 
	ODETE PODE SER RESPONSABILIZADA PELO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL, PREVISTO NO ART. 217-A DO CP, VERBIS: ¿TER CONJUNÇÃO CARNAL OU PRATICAR OUTRO ATO LIBIDINOSO COM MENOR DE 14 (CATORZE) ANOS¿.
	
	Odete pode ser responsabilizada pelo crime de omissão de socorro, previsto no Art. 135, do CP, verbis: "Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública".
	
	Odete pode ser responsabilizada pelo crime descrito no Art. 244-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente, verbis: "Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual".
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201402951838)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Bráulio, rapaz de 18 anos, conhece Paula em um show de rock, em uma casa noturna. Os dois, após conversarem um pouco, resolvem dirigir-se a um motel. Ao chegarem no quarto, Paula desiste e resolve ir embora. Entretanto, haja vista que já havia pago pelo quarto, Bráulio ignora a vontade de Paula e ali, sem o consentimento da mesma, mantém relações sexuais com ela que, por medo do nervosismo de Bráulio, não reage. Após, Bráulio descobre que a moça, na verdade, tinha apenas 13 anos e que somente conseguira entrar no show e no Motel mediante apresentação de carteira de identidade falsa. A partir da situação narrada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Bráulio praticou o crime de estupro qualificado pela vulnerabilidade da vítima (menor de 14 anos).
	
	Bráulio deve responder por estupro de vulnerável culposo.
	 
	BRÁULIO PRATICOU O CRIME DE ESTUPRO HAJA VISTA NÃO TER CIÊNCIA DO ELEMENTO VULNERABILIDADE DA VÍTIMA (MENOR DE 14 ANOS).
	
	Bráulio deve responder por estupro de vulnerável doloso.
	
	Bráulio não praticou crime, pois agiu em hipótese de estado de necessidade.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201403050458)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO No dia 14 de setembro de 2014, por volta das 20h, José, primário e de bons antecedentes, tentou subtrair para si, mediante escalada de um muro de 1,70 metros de altura, vários pedaços de fios duplos de cobre da rede elétrica avaliados em, aproximadamente, R$ 100,00 (cem reais) à época dos fatos. Sobre o caso apresentado, segundo entendimento sumulado do STJ, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	É POSSÍVEL O RECONHECIMENTO DO PRIVILÉGIO PREVISTO NO ART. 155, § 2º, DO CP NOS CASOS DE CRIME DE FURTO QUALIFICADO SE ESTIVEREM PRESENTES A PRIMARIEDADE DO AGENTE E O PEQUENO VALOR DA COISA, E SE A QUALIFICADORA FOR DE ORDEM OBJETIVA.
	
	É possível o reconhecimento do furto qualificado privilegiado independentemente do preenchimento cumulativo dos requisitos previstos no Art. 155, § 2º, do CP.
	
	Não é possível o reconhecimento do privilégio previsto no Art. 155, § 2º, do CP nos casos de crime de furto qualificado, mesmo que estejam presentes a primariedade do agente e o pequeno valor da coisa, e se a qualificadora for de ordem objetiva
	
	É possível o reconhecimento do privilégio previsto no Art. 155, § 2º, do CP nos casos de crime de furto qualificado se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa, e se a qualificadora for de ordem subjetiva.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201403180516)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2016. FAURGS. TJ-RS. Juiz de Direito Substituto) Sobre os crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.
	
	A diretora de uma tradicional escola infantil rejeita o pedido de matrícula de duas crianças negras, sob a justificativa de que, ali, ¿são recebidos os filhos dos mais importantes empresários da região, e pessoas de cor não são bem-vindas¿. Nesta hipótese, verifica-se a prática do crime de injúria racial previsto no parágrafo 3º do artigo 140 do Código Penal.
	 
	UM CIRURGIÃO-DENTISTA MINISTRA UMA SUBSTÂNCIA SONÍFERA A UMA DE SUAS PACIENTES, À ÉPOCA COM 28 ANOS DE IDADE, ALEGANDO QUE SE TRATA DE UMA ANESTESIA NECESSÁRIA A UM PROCEDIMENTO COMPLEXO E DEMORADO. ESTANDO A PACIENTE ADORMECIDA, O MÉDICO ABUSA DELA SEXUALMENTE. NESTE CASO, VERIFICA-SE A OCORRÊNCIA DO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL PREVISTO NO ARTIGO 217-A DO CÓDIGO PENAL, CUJA AÇÃO PENAL SERÁ, CONFORME RECENTE ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, MOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO APENAS NA HIPÓTESE DE HAVER MANIFESTAÇÃO DE VONTADE DA VÍTIMA CONSUBSTANCIADA EM REPRESENTAÇÃO CRIMINAL.
	
	O crime de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal é de natureza formal, e ocorre sempre que um particular oferece ou promete alguma vantagem indevida a funcionário público para que este pratique, omita ou retarde ato de ofício; por sua vez, o crime de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal é de natureza material e apenas se verifica quando um funcionário público aceita pagamento ou promessa de vantagem em razão de seu ofício.
	
	O emprego de arma de brinquedo justifica a aplicação da causa majorante de pena inscrita no inciso I do parágrafo 2º do artigo 157 do Código Penal, na medida em que a vítima não detém condições de saber sobre a ausência de potencial lesivo do objeto.
	
	Segundo a jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça, é inadmissível o reconhecimento de um crime de homicídio doloso qualificado privilegiado.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201403180523)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2016. CESPE. TJ-AM. Juiz Substituto) Júlio foi denunciado em razão de haver disparado tiros de revólver, dentro da própria casa, contra Laura, sua companheira, porque ela escondera a arma, adquirida dois meses atrás. Ele não tinha licença expedida por autoridade competente para possuir tal arma, e a mulher tratou de escondê-la porque viu Júlio discutindo asperamente com um vizinho e temia que ele pudesse usá-la contra esse desafeto. Raivoso, Júlio adentrou a casa, procurou em vão o revólver e, não o achando, ameaçou Laura, constrangendo-a a devolver-lhe a arma. Uma vez na sua posse, ele disparou vários tiros contra Laura, ferindo-a gravemente e também atingindo o filho comum, com nove anos de idade, por erro de pontaria, matando-o instantaneamente. Laura só sobreviveu em razão de pronto e eficaz atendimento médico de urgência. Com referência à situação hipotética descrita no texto anterior, assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ.
		
	 
	A HIPÓTESE CONFIGURA ABERRACTIO ICTUS, DEVENDO JÚLIO RESPONDER POR DUPLO HOMICÍDIO DOLOSO, UM CONSUMADO E OUTRO TENTADO, COM AS PENAS APLICADAS EM CONCURSO FORMAL DE CRIMES, SEM SE LEVAR EM CONTA AS CONDIÇÕES PESSOAIS DA VÍTIMA ATINGIDA ACIDENTALMENTE.
	
	O fato configura duplo homicídio doloso, consumado contra o filho, e tentado contra Laura, e, em razão de aquele ter menos de quatorze anos, a pena deverá ser aumentada em um terço.
	
	Júlio cometeu homicídio doloso contra Laura e culposo contra o filho, porque não teve intenção de matá-lo.
	
	Júlio deverá responder por dois homicídios dolosos, sendo um consumado e o outro tentado,e as penas serão aplicadas cumulativamente, por concurso material de crimes, já que houve desígnios distintos nos dois resultados danosos.
	
	Houve, na situação considerada, homicídio privilegiado consumado, considerando que Júlio agiu impelido sob o domínio de violenta emoção depois de ter sido provocado por Laura.

Outros materiais