Buscar

tg 2017 (unip)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafios do educador na era digital
Há diferentes formas de aprendizagem como: físico, intrapessoal, interpessoal, linguístico ou verbal, matemático, musical ou visual. Estes são únicos e pessoais de cada criança e é importante entender que cada um pode apresentar mais de um estilo mas que normalmente tem um dominante. Diante desta realidade o professor precisa se adequar e propor atividades significativas, mediando a aprendizagem através da troca de saberes. 
Além do professor estar lidando com diferentes habilidades, está sendo desafiado pelas novas tecnologias. Os alunos da nova geração estão tendo uma acesso cada vez mais precoce as mídias porém, as instituições e as suas metodologias de ensino apresentam falta de estruturas e recursos para inseri-las efetivamente no seu cotidiano, o que acaba resultando em uma resistência por parte de alguns educadores e instituições em incluir as tecnologias em sala de aula, até incluem, mas não adequadamente. Pois, segundo Kenski (2015) de nada adianta a mídia em sala de aula, se seus conteúdos e metodologias não serem repensados. 
O professor necessita estar sempre em busca de novos conhecimentos, repensando suas metodologias e seus conteúdos, assim se adequando a nova realidade. As instituições por sua vez devem incentivar e apoiar seus docentes. Assim estará preparado para propor atividades pedagógicas diferenciadas, instigando os alunos a gostarem de ir para a escola, despertando do aluno um ser curioso, persistente, criando uma metodologia divertida onde juntos irão buscar um estilo de aprendizagem que seja compatível com cada um. 
Agora conhecendo a teoria, percebemos que em nossas realidades há deficiência nas metodologias que implantem essas inovações no ambiente escolar, por falta de infraestrutura e investimentos na área. Mas é visível o interesse dos discentes no uso das tecnologias, até porque a maioria deles possuem acesso fora da escola. Temos convicção que as tecnologias auxiliam no aprendizado, formando indivíduos mais criativos, participativos, que de maneira espontânea estarão adquirindo novos conhecimentos e integrando-se com uma nova forma de aprendizagem e interação com a sociedade.

Continue navegando