Buscar

Conteúdo Aula 01- Gerenciamento de projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bom dia a todos,
Estrutura organizacional- é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. 
Estrutura funcional é aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o comando de mais de um chefe. Seus objetivos são em longo prazo; e sua necessidade básica é a especialização.
Vantagens
Da estrutura a abertura para a especialização, nos escalões hierárquicos
superiores; promover o aperfeiçoamento; facilitar o trabalho em equipe (formação de equipes); dar maior flexibilidade de adaptação à empresa, fazendo com que o especialista sinta-se mais valorizado.
Desvantagens
As muitas chefias (quando existe), que podem causar confusão; não há unidade de mando, o
que dificulta a disciplina; a coordenação é mais fácil, é mais dispendiosa; a confusão quanto aos objetivos; e o aumento do conflito inter-funcional.
 Estrutura matricial é mais compatível com a abordagem contingencial. Em termos genéricos, cada unidade ou membro individual da assessoria da estrutura matricial tem um chefe funcional e um chefe de projeto.
Vantagens 
 Desenho matricial está no ganho das vantagens de ambas as estruturas (funcional e por produto) enquanto neutraliza as fraquezas e desvantagens de ambas. Ela representa um compromisso entre a departamentalização funcional e por produto.
Desvantagens
As desvantagens da estrutura matricial reúne de um modo geral, o desenho matricial permitindo satisfazer duas necessidades das empresas (a especialização e a coordenação). Todavia, a matriz não é uma solução universal, ela viola a unidade de comando e introduz certos conflitos inevitáveis de duplicidade de supervisão, alterando igualmente a cadeia de comando e manifestando fraqueza na coordenação vertical, enquanto tenta melhorar a
coordenação lateral
Estrutura de projetos, os gerentes situam-se em níveis hierárquicos acima dos gerentes funcionais, pois se trata de projetos de grande abrangência e complexidade com o envolvimento de diversas tecnologias. O produto é de grande porte, exige planejamento detalhado e um extenso período para execução; e nesse tipo de estrutura, a empresa é organizada em unidades onde cada colaborador responde a um gerente de projeto.
Vantagens
A principal vantagem da estrutura por projetos refere-se à concentração de diferentes recursos destinados a uma atividade complexa e que exige cronograma bem definido do início e do término para a execução do projeto, e ela é um tipo de estrutura focada em resultados.
Desvantagens
 Suas desvantagens são, por exemplo,  a independência e a natureza de cada projeto exigem habilidades específicas e conhecimentos dispersos pela empresa, ao concluí-lo a empresa necessita dispensar pessoas, paralisar máquinas e equipamentos em função da descontinuidade. O resultado pode ser desastroso, influencia a motivação, causa
ansiedade e angústia as pessoas, em função da incerteza do emprego.
rhportal.com.br
Não existe uma estrutura perfeita para a empresa seguir, cada empresa decide qual modelo adotar para melhorar sua gestão, aquele que seja mais adequado aos processos e realidades da empresa

Outros materiais