Buscar

avaliacao 2DIREITO PENAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
	Simulado: CCJ0007_SM_201703258681 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 05/11/2017 18:15:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703961289)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FCC - DEFENSOR PÚBLICO MA 2009 - No trajeto do transporte de dois presos para o foro criminal por agentes penitenciários um deles saca de um instrumento perfurante e desfere diversos golpes contra o outro preso. Os agentes da lei presenciaram a ação desde o início e permaneceram inertes. Na conduta dos agentes:
		
	
	não há punição porque o Estado criou o risco da ocorrência do resultado.
	 
	a omissão é penalmente relevante porque a causalidade é normativa.
	
	a omissão penalmente irrelevante porque a causalidade é fática.
	
	a omissão é penalmente relevante porque a causalidade é fático-normativa.
	
	há amparo pela excludente de ilicitude do exercício regular de um direito, deixando de agir por exposição do risco às próprias vidas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704043402)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	JOSÉ foi vítima de um crime de extorsão mediante sequestro (artigo 159, do C. Penal), de autoria de CLÓVIS. O Código Penal, em seu artigo 4.º, com vistas à aplicação da lei penal, considera praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questão, antes da liberação involuntária do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor lei nova, agravando as penas. Assinale a opção correta.
		
	
	Nenhuma das anteriores
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, em obediência à teoria da atividade
	 
	A lei nova, mais severa, é aplicável ao fato, porque sua vigência é anterior à cessação da permanência.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, frente ao princípio geral da irretroatividade da lei.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento penal considera como tempo do crime, com vistas à aplicação da lei penal, o momento da ação ou omissão e o momento do resultado, aplicando-se a sanção da lei anterior, por ser mais branda.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703944134)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Crime de mão própria é aquele que:
		
	 
	exige uma qualidade especial do sujeito ativo.
	 
	embora passíveis de serem cometidos por qualquer pessoa, ninguém os pratica por intermédio de outrem.
	
	pode ser cometido por qualquer pessoa.
	
	nenhuma das alternativas.
	
	exige uma qualidade especial do sujeito passivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704130033)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2016. FAURGS. TJ-RS. Juiz de Direito Substituto) Sobre a aplicação dos elementos da teoria geral do delito, assinale a alternativa correta.
		
	
	Quando reconhecido que a conduta delitiva decorre de coação irresistível ou do cumprimento de ordem de superior hierárquico não manifestamente ilegal, o agente que a praticou terá sua pena diminuída de um sexto a um terço.
	 
	Adamastor, tomado por ciúmes e agindo com animus necandi, desferiu três disparos de arma de fogo calibre .38 contra Bento, que atualmente namora sua ex-companheira Catarina. O primeiro tiro atingiu a região lateral esquerda do pescoço da vítima, enquanto os demais se alojaram na região inferior de sua perna esquerda, próximo ao joelho. Logo após os disparos, contudo, o próprio autor, assustado com o desfecho de sua ação, contatou o SAMU e o Hospital de Pronto Socorro, a fim de que a vítima fosse socorrida e recebesse atendimento médico de urgência, o que efetivamente veio a ocorrer em face do pronto atendimento de uma ambulância. Em que pese não ter corrido risco de vida, Bento recebeu alta médica após permanecer internado durante 45 dias. Pelo exposto, é correto tipificar a conduta de Adamastor como um crime de lesão corporal grave.
	
	Reconhecida a intenção do coautor de participar de crime menos grave, o juiz deverá aplicar-lhe a pena em relação ao mesmo crime dos demais acusados, diminuindo-a, todavia, de um sexto até a metade.
	
	O erro quanto à pessoa e o erro na execução do crime fazem com que o agente responda pelos resultados típicos alcançados, não sendo levadas em consideração as condições e características das vítimas que efetivamente pretendia atingir.
	
	A legítima defesa putativa própria caracteriza-se por uma intepretação equivocada do agente em relação às circunstâncias reais de uma determinada situação fática, fazendo-o acreditar que está sofrendo (ou na iminência de sofrer) uma agressão injusta, e seu reconhecimento tem como consequência legal o afastamento da ilicitude da conduta, ainda que tal equívoco interpretativo decorra de culpa do próprio agente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704043403)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João, com 22 anos de idade, pratica um furto em junho de 2015, quando em vigor o Código Penal que define uma pena mínima para o delito de 1 ano. Porém, um mês depois esse dispositivo é alterado e a pena mínima de furto passa para 6 meses, quando João é indiciado. 3 meses depois o art. 155 é alterado novamente passando a definir uma pena de 2 a 5 anos, quando João é denunciado. 5 meses depois o dispositivo é novamente modificado, passando a pena a ser de 3 a 6 anos, redação essa que está em vigor no momento da sentença condenatória. Assim, decidindo o juiz condenar João pelo mínimo legal, qual lei será aplicada?
		
	
	A quarta lei, em vigor no momento da sentença
	 
	A segunda lei, em vigor no momento do indiciamento
	
	Nenhuma das leis poderá ser aplicada
	
	A terceira lei, em vigor no momento da denuncia
	 
	A primeira lei, em vigor no momento da ação
		
	
	
b

Outros materiais