Buscar

TRABALHO EM GRUP2 ROMUALDO ANTONIO DA SILVA

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO-TG
ALUNO (AS)
	ROMUALDO ANTONIO DA SILVA RA: 1712084
	
	
POLO
AFOGADOS DA INGAZEIRA
2017
Os desafios diários de um assistente social 
O assistente social vivencia todos os dias as dificuldades e as lutas que essa profissão requer, em busca de comprometimento com os valores e princípios do código de ética do assistente social, lutando por direitos humanos dos menos desfavorecidos e excluídos economicamente, politicamente da sociedade. O Mesmo age de forma direta em campos e instituições governamentais e não governamentais como: a saúde, educação, família, assistência, previdência social, buscando sempre o bem esta da população. O profissional elabora, coordena, executa planos, programas e projetos para a sociedade com o seu acesso as politicas sociais em geral. Pela articulação e partilha de propostas e ações com segmentos de outras categorias profissionais e de movimentos sociais, que se solidarizam com as lutas gerais dos trabalhadores (BARROCO ,1995). O que se pode observar é que os assistentes sociais são profissionais indispensáveis, não apenas para o seu usuário, mas sim para a instituição “que precisa de tranquilidade no seu cotidiano de mesmice, o que exige abafar os conflitos entre o que oferece e como oferece em contraposição às necessidades dos usuários dos serviços públicos”. (VASCONCELOS, 2009, p. 415). Entretanto, é necessário dizer que a cada dia é uma luta diária em busca de melhoria e de forma critica avaliar cada situação e agindo de forma ética, profissional, analisando e questionado, pois todos os dias há novos desafios que precisam ser solucionado de forma coerente. É importante reconhecer que existem dificuldades no campo profissional, porém a realidade deve ser estudada e não sub jugada, para que a prática não seja reduzida ao mero conformismo e comodismo sem mera intenção de desistência não deixando tornar a atuação profissional insignificante irrelevante. 
Referências
BARROCO, M.L.S. O novo código de ética do assistente social. Serviço Social e Sociedade nº 41, ano XIV. Cortez: São Paulo, 1995.
VASCONCELOS, Ana Maria de. “Para além da escolha de Sofia. Tendências atuais da prática profissional dos assistentes sociais na rede de saúde do município do Rio de Janeiro”. In: A prática do Serviço Social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Continue navegando