Buscar

Projeto Refacção


Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – LÍNGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS
MÁRIO LUIZ ALVES COUTINHO
PROJETO MINICURSO ESPANHOL
“HABLAR ES NECESARIO”
Ananás –Tocantins Fevereiro/2016
	
MÁRIO LUIZ ALVES COUTINHO
PROJETO MINICURSO ESPANHOL
“HABLAR ES NECESARIO”
Trabalho apresentado como requisito parcial da Disciplina Estágio Supervisionado IV do Curso de Letras da Universidade Aberta do Brasil
Orientadora: Professora Silvana Lovera Silva
Ananás –Tocantins Fevereiro/ 2016
SUMÁRIO
iii
1	INTRODUÇÃO:
A vivência de mundo globalizado nos leva ao contato com diferentes saberes e inevitavelmente ao contato com diferentes línguas. Nesse sentido é imprescindível que aprendamos outras línguas, principalmente, a Língua Espanhola como meio de socialização com o mundo que nos cerca, a exemplo de vários países da América Latina que fazem divisa com o nosso país, que utilizam como Língua mãe, o Espanhol.
Desenvolver habilidades linguísticas em nossos alunos é prepara-los para atuarem junto a um mercado de trabalho mais amplo, inserindo-os numa nova ordem social e cumprindo com o que nos diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB onde explicita que a Educação Básica, aí inseridas a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, deve como princípio básico garantir o desenvolvimento da cidadania, fornecendo meios para que o educando se desenvolva no trabalho e progrida em estudos posteriores.
A partir do conhecimento da realidade de nossos alunos, que são constituídos em sua grande maioria de alunos oriundos de comunidade carente, com pais que são trabalhadores rurais, pescadores e/ou que trabalham na área de mineração e que nunca tiveram contato com a Língua Espanhola apesar da Lei oferecer o estudo da mesma como opção tornou-se necessário elaborar um projeto enfocando os conteúdos básicos da língua espanhola como caminho para promoção da aprendizagem da língua.
A Instituição na qual o projeto será desenvolvido não possui profissional formado em Letras e, portanto, não oferta o ensino da Língua Inglesa nem tampouco o estudo da Língua Espanhola. A referida instituição, entretanto, fica localizada em bairro fronteiriço ao da Escola Estadual Eurico Mota na qual o nosso projeto minicurso anterior foi aplicado, sendo que a maioria dos alunos daquela escola, em razão das especificidades de cunho social, são usuários do Programa Bolsa Família atendido pela Secretaria Municipal de Assistência Social mantenedora do CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS RUAN SILVEIRA onde dar-se-á o desenvolvimento do atual projeto. As séries escolhidas para a intervenção é o 1.º, 2º e 3º ano oriundas do Ensino Médio Ano Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota e outros alunos
9
e pais que estejam dispostos a participar do projeto em epígrafe. O Espaço Físico a ser utilizado é constituído de salas arejadas, contando inclusive com mini auditório, bem iluminadas e possui algumas ferramentas das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s). A comunidade do bairro onde se localiza a instituição sede de aplicação do projeto e dos bairros circunvizinhos como um todo, está aberta para novas propostas, principalmente em decorrência da necessidade de comunicação com um grande número de pessoas que aqui aportam para trabalhar nas Empresas Mineradoras oriundos de países latinos americanos que falam o idioma espanhol. Para a viabilidade do projeto sem interferência na rotina da instituição, a direção ofertou o horário vespertino.
JUSTIFICATIVA
Apesar do contato diário com diversas culturas e línguas estrangeiras por parte da população de Xambioá-Tocantins em virtude do processo de industrialização que tem ocorrido no município, dentre estes contatos àqueles com pessoas que utilizam a Língua Espanhola, não há em nenhuma escola pública ou privada do município oferta de curso para a referida língua. É público e notório que a Língua Espanhola é a segunda língua nativa mais falada do mundo, perdendo em número de falantes apenas para o chinês (mandarim), sendo nesse viés um importante fator de integração e socialização. Somado a isso tudo, ressalta-se que o nosso país tem recentemente firmado acordos internacionais através do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), possibilitando o aproximamento dos países, facilitando a comunicação entre eles e ampliando as possibilidades de negócios e empregos. Além das oportunidades de integração comercial e profissional, é fato a importância acadêmica e cultural da Língua Espanhola, posto que grande parte da bibliografia acerca de importantes áreas do conhecimento a exemplo do Direito, Economia, Engenharia e Medicina tem um vasto acervo na referida língua. Falar o idioma espanhol é, portanto um importante diferencial para uma boa colocação nesse mercado emergente que se materializa a nossa frente e o indivíduo que domine a língua terá certamente uma vantagem a mais nesse acirrado mercado de trabalho.
O minicurso proposto é uma forma de incutir nos alunos e comunidade do bairro onde se localiza a instituição sede do projeto e bairros circunvizinhos, a partir das noções básicas da Língua Espanhola, a importância do estudo e do Ensino da Língua Espanhola nas escolas do município e as inúmeras possibilidades de sucesso pessoal e profissional que serão ofertados a partir da aquisição desse conhecimento específico.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
OBJETIVOS GERAIS
Este projeto tem como objetivo principal, levar os alunos e comunidade a desenvolver habilidades e competências na aprendizagem da Língua Espanhola, ampliando o conhecimento desse idioma, de modo a promover o sucesso profissional, intelectual e cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver competências e habilidades necessárias à compreensão de textos em Língua Espanhola;
Identificar e selecionar as ideias centrais de textos na língua Espanhola e sua organização;
Identificar o significado das palavras de acordo com o seu planejamento;
Localizar nos textos palavras e expressões referentes a nomes, palavras e expressões de uso comum, dentre outras.
Possibilitar aspectos mínimos de comunicação que garantam ao aluno aspectos básicos de sobrevivência em viagens à países de língua espanhola.
Soletrar e compreender diversos tipos de palavras na Língua Espanhola.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/ ABORDAGEM METODOLÓGICA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tendo em vista que na proposta foi efetuada uma mescla de métodos pedagógicos, esta não fica atrelada a um autor especificamente, mas buscou- se nos momentos de problematização na comparação de algumas palavras do idioma espanhol com o Português e a cultura de cada país, ajuda do nosso mestre Paulo Freire (1921-1997) com a sua Pedagogia da Autonomia, onde a partir de um tema gerador (uma palavra, uma imagem) incitar-se-á o aluno a um debate a partir da sua opinião prévia a respeito do fato e no final efetuou-se um resumo do consenso a que chegaram os participantes. Nesse sentido nos diz Paulo Freire em sua Pedagogia da Autonomia:
O que me interessa agora, repito, é alinhar e discutir alguns saberes fundamentais à prática educativa-crítica ou progressista e que, por isso mesmo, devem ser conteúdos obrigatórios à organização programática da formação docente. Conteúdos cuja compreensão, tão clara e tão lúcida quanto possível, deve ser elaborada na prática formadora. É preciso, sobretudo, e aí já vai um desses saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
(FREIRE, 1996 p.12)
Em outro ângulo, levando em consideração que o conteúdo utilizado é o Espanhol Básico,buscou-se ajuda de Jean Piaget (1896 – 1980) em razão da clientela do minicurso ser composta principalmente por adolescentes de 15 a
18 anos. Segundo Piaget (1995), nesse período ocorre a adaptação à sociedade, surge o pensamento elaborado, a formação da personalidade, o pensamento e as ideias são hipotético-dedutivos e a necessidade de ser aceito socialmente. Nessa fase o indivíduo é onipotente quanto às suas ideias e seus pensamentos. Nesse estágio o indivíduo diante de um problema procura as possíveis soluções, escolhendo as ferramentas para resolvê-los através da análise e da experimentação. A partir do legado de Jean Piaget a respeito do
que ocorre com o adolescente nessa fase e levando em consideração principalmente que o estágio de maturação e a influência do ambiente físico e social levam o adolescente a uma internalização dos conteúdos com os quais entram em contato, escolheu-se conteúdos mais adequados a essa clientela, a exemplo da utilização de tirinhas cômicas.
De forma explícita em alguns momentos ou velada em outros, buscou-se por em prática na consecução do Minicurso, os ensinamentos de Chalita (2004) com um acolhimento humanizado dos envolvidos no projeto, levando-os a perceber que eles são a razão para qual o projeto foi concebido. Chalita (2004) nos ensina que educar é criar vínculos, envolver, seduzir e antes de qualquer coisa está atento tanto às metodologias quanto a detalhes. Na construção do conhecimento é necessário que o amor esteja presente e que os sujeitos se sintam sinceridade na relação professor-aluno. Nesse sentido, a escolha dos conteúdos levou em consideração essa ótica, onde a opinião de cada ator é acatada, submetida à análise da coletividade e se aceita por todos é posta em prática.
ABORDAGEM METODOLÓGICA
Em razão da proposta se direcionar ao ensino da Língua Espanhola em seus preceitos básicos, as aulas terão um enfoque que prime pela diversidade de modelos metodológicos que considerem a experiência prévia vivenciada pelo aluno em relação à Língua Espanhola, utilizando como base conteúdos significativos. No primeiro momento buscar-se-á incutir na comunidade e principalmente nos pais dos alunos a necessidade da execução das propostas nos moldes em que foi formulada, principalmente em virtude da necessidade sentida por nossos cidadãos residentes de um modo geral que se deparam todos os dias com pessoas que falam a Língua Espanhola e que chegam aqui para o trabalho nas mineradoras locais. Nesse sentido buscar-se-á usar dentre outros o método libertador/dialógico formatado por nosso mestre Paulo Freire, onde os trabalhos em grupo servirão como elo para o envolvimento de cada uma das pessoas inseridas na ação e de forma mediada o executor do projeto incitará a problematização e moderação de modo que haja uma construção coletiva do conhecimento acerca da Língua Espanhola. Buscar-se-á ainda,
utilizar as noções propostas por Piaget (1896-1980) com a utilização de recortes de jornais e revistas de modo a praticar a teoria da descoberta e a construção do conhecimento no enfoque cognitivo.
Espera-se incentivar o debate a partir do conhecimento prévio de cada conteúdo, buscando que cada envolvido dê opiniões e relate experiências, com o objetivo de exercitar a oralidade como forma de levar o aluno a construção do seu próprio conhecimento através dos erros e acertos.
Procurar-se-á trabalhar em algumas atividades com debate mediado, de modo a permitir a ênfase da informação veiculada e a interação entre os pares, objetivando o desenvolvimento de habilidades que promovam a compreensão tanto oral quanto da escrita da Língua Espanhola.
De modo geral, os procedimentos que serão utilizados serão aulas expositivas, práticas auditivas, resolução de exercícios durante e ao final de cada aula e dramatização com elementos didáticos significativos ligados a experiência prévia e/ou ao cotidiano do aluno.
Conclui-se que com uso da Abordagem Metodológica proposta, formar- se-á cidadãos com domínio de uma segunda língua que venham a ser autônomos em sua prática e que construam seus conhecimentos de forma sistemática e compartilhada, dividindo deveres e responsabilidades dentro de suas comunidades.
10
SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E MATERIAIS
No Projeto Minicurso de Língua Espanhola selecionou-se e organizou-se os conteúdos e materiais conforme proposto abaixo. Utilizar-se-á materiais e equipamentos diversos de acordo com o tema/aula a ser abordado. De modo geral, far-se-á uso de cartolina, lápis de colorir, tesoura, lápis, filmes em DVD, livros infantis, revista e etc:
A - Oralidade e expressão
Pesquisa sobre arranjos familiares e vestuário.
Modos de interação verbal: a fala e escuta de textos em espanhol em sala de aula.
*Saudações e comandos.
*Perguntas e respostas.
* Construção de pequenos diálogos.
.B- Leitura de textos:
Leitura de revista, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais, canções, legendas de filmes em espanhol.
Gêneros: identificação e nomeação.
*Procedimentos de leitura: recuperação de informações, de assuntos, de projetos temáticos.
EMAS DE VOCABULÁRIOS:
Vocabulário: família/parentesco e nomes de roupas utilizadas,
Uso de dicionário: significado de palavras.
Processos de interpretação de textos: associação das informações dos textos ao seu conhecimento prévio ou de mundo.
13
Conhecimentos lingüísticos
 Família e vestuários Alimentos
 Saudações e expressões de convivência social Provérbios
 Verbos no futuro do Indicativo e Perífrase Verbal As cores
 As Horas
 As estações do Ano As Frutas
 Dias da Semana e Meses do Ano
Produção de textos escritos:
Cópias; Ditados; Listas; Fichas e Ordenação de diálogos.
Padrões da escrita
Ortografia
Maiúsculas
Pontuação
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Para o Projeto Minicurso, procurar-se-á fazer inicialmente uma avaliação diagnóstica acerca do conhecimento prévio dos alunos a respeito do conteúdo abordado. Essa avaliação se dará informalmente sem a necessidade de registro. A referida avaliação será efetuada através de perguntas orais direcionadas ao público participante e a avaliação mesmo que não registrada permitirá medir o grau de conhecimento prévio da vivência dos alunos com a Língua Espanhola.
Ao ministrar cada um dos 10 (dez) planos de Aula, pretende-se priorizar a utilização de uma avaliação formativa durante e no final de cada tema/conteúdo, seja através do registro das atividades orais, seja através do registro das atividades escritas. A avaliação proposta permitirá identificar se houve ou não uma evolução do aluno com a efetiva construção do conhecimento acerca do tema específico e será utilizada para verificação do grau alcançado e das intervenções a serem efetuadas para que o aluno venha a avançar o nível desejado.
Em decorrência das características do Projeto Minicurso, optou-se em não utilizar a Avaliação Somativa, pois se acredita não ser a mais adequada para projetos de curta duração, mas é uma opção de cunho pessoal e deixa-se claro que não há objeção quanto ao seu uso.
Completando a proposta de avaliação, far-se-á uma auto avaliação onde serão verificados os acertos e entraves ocorridos na aplicabilidade do Projeto Minicurso, serão revistos os conceitos e condutas utilizados e aproveitar-se-á as lições aprendidas utilizando-as em experiências futuras.
CRONOGRAMA
	DATA
	ETAPA/FASE
	ATIVIDADE
	CARGA HORÁRIA
	09/02/2016 a
12/02/2016
	
ELABORAÇÃO DO PROJETO
	Estudo das Teorias
	60 horas
	09/02/2016 a
	
	Pesquisa Bibliográfica em Bibliotecas locais e em Sítios da Internet
	100 horas
	13/02/2016
	
	Seleção de os conteúdos a serem ministrados
	
	
	
	Formatação da Proposta
	
	14/02/2016 a
	
	Contato com a instituição sede para a entrega da Carta de Apresentação
	
	09/03/2016
	
	do aluno
Apresentação	do	Projeto	Minicurso	em	Língua	Espanhola	para	a
	
	
	
	comunidade escolar
	
	
	
	Solicitação de autorizaçãopara a execução do projeto
	
	
	
	Prévia seleção de alunos participantes
	
	
	
	Conversa com apoio da direção da escola com os pais dos alunos
	
	
	
	selecionados e solicitação de autorização
	
	
	
	Formalização	da	inscrição	e	autorização	dos	alunos	previamente
	
	
	
	selecionados com o devido preenchimento e assinatura das fichas
	
	20/02/2015 a
	POSTAGEM DO
	Realização da postagem do Projeto Minicurso em Língua Espanhola no
	
	10/03/2016
	PROJETO
	Sistema de Estágio do Portal do Aluno
	
15
	22/03/2016 a
01/04/2016
	REFACÇÃO DO PROJETO
	Realização de refacção do Projeto Minicurso em Língua Espanhola caso não atenda os requisitos exigidos pela Universidade
	
	12/04/2016 a
	APLICAÇÃO DO
	Execução do Projeto Minicurso em Língua Espanhola com a aplicação de
	20 horas
	20/05/2016
	PROJETO
	10(dez) planos de aula
	
	
	MINICURSO
	
	
	10/05/2016 a
	POSTAGEM DE
	Elaboração e Realização da postagem do Relatório de Aplicação do
	
	31/05/2016
	RELATÓRIO
	Projeto Minicurso em Língua Espanhola no Sistema de Estágio do Portal do Aluno
	
	10/06/2016 a
	REFACÇÃO DO
	Realização de refacção do Relatório de Aplicação do Projeto Minicurso em
	
	20/06/2016
	RELATÓRIO
	Língua	Espanhola	caso	não	atenda	os	requisitos	exigidos	pela
	
	
	
	Universidade
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Espera-se com o presente projeto, levar o aluno a um primeiro contato com a Língua Portuguesa de modo que possa identificar através da comparação,	algumas	diferenças	da	Língua	Espanhola	com	a	Língua Portuguesa e refletir sobre importância da utilização de uma segunda Língua em suas vidas, como forma de ampliar seus horizontes culturais e profissionais.
Levando em consideração que em nosso Estado – Tocantins – a grande maioria dos municípios ainda não ofertam o Ensino da Língua Espanhola, a pretensão com o presente projeto é de comum acordo com as diretrizes proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a de reverter essa situação, com a oferta do Ensino da Língua Espanhola em todos os níveis, pois a formação proposta é de construir saberes diretamente voltados a necessidade do cidadão que hoje considera-se premente em virtude da globalização e da unificação dos mercados, a exemplo do mercado comum do cone sul.
Espera-se nessa direção proposta pelo PCN, construir cidadania, levando o nosso aluno a refletir sobre sua realidade social, política e econômica e sobre a garantia da oferta de uma outra Língua Estrangeira que não a Inglesa, mais apropriada a seus interesses em decorrência das necessidades imposta pelo mercado local e do continente. A intenção em razão da necessidade já explicitada é de evitar o estado de monolingüismo vivenciado em nosso estado, quebrado tão somente recentemente no município de Xambioá-Tocantins em virtude da industrialização e contato com indivíduos hispano hablantes. Desse modo é necessário a intervenção da escola para que os alunos aprendam a escrever e a falar corretamente a Língua Espanhola e não tão somente através do contato casual com falantes desse idioma.
A hora é agora, dar-se-á o primeiro passo em direção ao ensino da Língua Espanhola nas escolas do nosso município e espera-se que a semente plantada dê frutos que certamente servirão para o progresso pessoal e profissional de nossos cidadãos.
19
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental: Línguas Estrangeiras. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 120p.
CHALITA, Gabriel. Educação. A solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura).
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 21.ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
ANEXOS – PLANOS DE AULA
I - PLANO DE AULA N.º 01. DATA: 15/04/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
Família e vestuário
Conceito fundamental: A família é a célula central de todas as sociedades conhecidas. É na família que vivenciamos as primeiras experiências de socialização e é a partir dela que seguimos o caminho rumo a socialização secundário, onde teremos contato com outros grupos a exemplo da escola e do trabalho. Há várias arranjos familiares na atualidade, mas é imprescindível que conheçamos as principais denominações na Língua Espanhola dos membros que compõem a família ao menos tradicionalmente.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a conhecer as denominações dos membros da família e das vestimentas na Língua Espanhola.
IV.1 Objetivo Específico:
Levar o aluno a empregar corretamente a denominação de cada membro da família e das vestimentas utilizadas, bem como ter noção das relações sociais e hierárquicas que existem entre os referidos membros.
Conteúdo
Vocabulário: denominação dos parentescos e das roupas utilizadas e arranjos familiares
Desenvolvimento do Tema:
Através de uma abordagem inicial, desenhar na lousa um esquema de árvore genealógica simplificada com os principais membros das famílias e seus respetivos parentescos entre si.
Apresentar um rápido vídeo de uma família em atividades de rotina familiar.
Incitar os alunos a fazer conexões de parentescos entre os vários membros da família esquematizada..
Perguntar se conhecem arranjos familiares diferentes daquele proposto. Cumprimentar.
Pedir que façam um esquema da constituição da família da qual fazem parte, colocando o nome de cada um deles. Posteriormente solicitar que descrevam a relação de parentesco entre cada um deles.
Apresentar vestimentas mais comuns utilizadas pelos membros da família no contexto do município
Nomear cada peça do vestuário.
Pedir que os alunos falem e escrevam em Espanhol as denominações de parentescos e vestimentas a partir de um sorteio. Realizar as correções na pronúncia e na escrita das palavras.
Aplicar exercício escrito com as principais composições familiares e vestimentas mais usuais na família.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Aparelho de Datashow, Conexão Wi-fi, Notebook, Cartolina, Lápis, Papel.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos aluno a respeito das saudações mais usuais, do conhecimento sobre as várias profissões, países e nacionalidades, bem como sobre as principais características culturais da Espanha.
Bibliografia
Sítio: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br acessado em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol. Técnico . Manaus
:Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
20
I - PLANO DE AULA N.º 02. DATA: 16/04/2016
Dados de Identificação
Escola: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
Alimentos
Conceito fundamental: O tema alimentação está presente em todas as etapas da formação escolar e é parte essencial na formação de hábitos e atitudes saudáveis. Abrange as áreas de ciências, saúde e educação física.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a conhecer a importância dos alimentos para a saúde pessoal.
IV.1 Objetivo Específico:Possibilitar ao aluno que escreva e pronuncie de forma correta o nome de cada alimento.
Conteúdo
Pronúncia ou ortografia: Alimentos.
Desenvolvimento do Tema:
Pedir aos alunos que escreva em um papel os alimentos mais consumidos em sua residência.
Em seguida apresentar em vídeo vários tipos de alimentos.
Posteriormente, escrever o nome de cada um deles na lousa e pronunciado o nome de cada uma deles em coro.
Na sequência, pedir aos alunos que recortem em revistas e jornais (que serão disponibilizados) figuras de alimentos. Pedir a eles que colem as figuras num papel em branco e escreva abaixo de cada uma das figuras os nomes dos alimentos em Espanhol.
29
Recortar os nomes dos alimentos em uma cartolina colocá-los em uma caixa e realizar um sorteio. Sortear entre cada um dos alunos e pedir que soletrem em voz alta o nome do alimento que tirou.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos alunos a respeito do soletramento e da correta escrita e pronuncia das palavras em Espanhol.
Bibliografia
Sítio: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br acessado em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol Técnico . Manaus : Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
I - PLANO DE AULA N.º 03. DATA: 22/04/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
Saudações e expressões de convivência social
Conceito fundamental: As saudações são o ponto de partida para a comunicação entre as pessoas e na Língua Espanhola como nas demais línguas o seu uso é de suma importância na introdução ou no término de um diálogo.
Objetivo Geral:
Conhecer as saudações mais usuais e expressões de convivência social em Espanhol.
IV.1 Objetivo Específico:
Possibilitar ao aluno que utilize de forma correta e oportuna as diversas saudações e express existentes na Língua Espanhola
Conteúdo
Vocabulário: Saudações.
Desenvolvimento do Tema:
Perguntar aos alunos quais os cumprimentos e despedidas que conhecem em Português e em Espanhol.
Escrever na lousa os cumprimentos e despedidas no idioma Espanhol e repetir em coro.
Reproduzir arquivo digital com vídeo sobre cumprimento e despedidas.
Colocar em fichas de cartolina as principais expressões de cumprimentos e despedidas na Língua Espanhola, escrever também em fichas as expressões em Espanhol para cumprimentos e despedidas e solicitar aos alunos que
selecionem cada um deles de acordo com o grupo ao qual pertencem: cumprimentos ou despedidas.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Arquivo digital com cumprimentos e despedidas, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos alunos a respeito do uso correto e oportuno dos cumprimentos e despedidas, a forma escrita e a pronúncia das referidas expressões em Língua Espanhola.
Bibliografia
Sítio: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/ acessado em 15/02/2016..
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol Técnico . Manaus : Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
I - PLANO DE AULA N.º 04. DATA: 23/04/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
Provérbios
Conceito fundamental: Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) sobre diversos assuntos, que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, sendo utilizados em praticamente todas as situações de vida, por isso são utilizados até os dias atuais.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a conhecer e empregar corretamente os provérbios na Língua Espanhola.
IV.1 Objetivo Específico:
Propiciar ao aluno uma utilização correta dos provérbios no uso cotidiano da Língua Espanhola.
Conteúdo
Gramaticais: Provérbios.
Desenvolvimento do Tema:
Perguntar	aos	alunos	quais	os	provérbios	que	conhecem	na	Língua Portuguesa. Perguntar se conhecem algum provérbio na Língua Espanhola.
Pedir que os alunos escrevam em alguns provérbios utilizados na Língua Portuguesa.
Fazer a adaptação daqueles que são possíveis de serem transcritos para a Língua Espanhola
Repetir em coro os provérbios transcritos para a Língua Espanhola.
Reproduzir	arquivo	digital	com	vídeo	sobre	os	provérbios	em	Língua Espanhola.
Dar aos alunos folhas em branco para que escrevam em Espanhol provérbios do cotidiano que escutaram no arquivo digital apresentado.
Realizar as correções na escrita dos provérbios apresentados pelos alunos e solicitar que deem significado aos provérbios apresentados.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Arquivo digital sobre Pronomes Pessoais, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos alunos a respeito do emprego correto dos pronomes pessoais, bem como a escrita e pronúncia correta na Língua Espanhola dos referidos pronomes.
Bibliografia
Sítio: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/ acessado em 15/02/20156.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol Técnico . Manaus : Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
I - PLANO DE AULA N.º 05. DATA: 29/04/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
Verbo no futuro do Indicativo e Perífrase verbal ir+a+infinitivo
Conceito fundamental: O Verbo é uma palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. O verbo do futuro indicam situações que ainda irão acontecer.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a conhecer as diversas situações nas quais poderão ser empregados os verbos no futuro e a perífrase verbal na Língua Espanhola.
IV.1 Objetivo Específico:
Possibilitar ao aluno que este aprenda a utilizar de forma correta o verbo no futuro e a perífrase verbal no idioma espanhol.
Conteúdo
Verbo: Verbo no futuro do indicativo e perífrase verbal.
Desenvolvimento do Tema:
Dividir os alunos em duplas e solicitar que escrevam na Língua Portuguesa sobre seus planos para as próximas férias
Pedir aos alunos para que tentem transcrever para a Língua Espanhola os verbos utilizados no plano para as próximas férias
Fazer correção da escrita dos verbos escolhidos no plano
Escrever na lousa os principais verbos escolhidos pelos alunos em seus planos Fazer a leitura em coro dos verbos utilizados
Reproduzir arquivo digital de vídeo com diálogo em que aparecem verbos no futuro e Perífrases verbais.
Pedir aos alunos que construam frases/orações curtas na Língua Espanhola com verbos no futuro e Perífrases verbais que perceberam no arquivo digital apresentado..
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow,Arquivo digital sobre Pronomes Pessoais, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos alunos sobre a localização do aluno no aspecto temporal da Semana e dos meses do ano.
Bibliografia
Sítio: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/ acessado em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol Técnico . Manaus : Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
I - PLANO DE AULA N.º 06. DATA: 30/04/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
As cores
Conceito fundamental: O conhecimento de mundo de todo indivíduo se dar principalmente através dos sentidos e a visão é um dos quais nos ajuda a entender o universo que nos rodeia. As cores é um importante fator para esse conhecimento e saber o nome de cada uma delas é essencial no relacionamento do indivíduo com a sociedade na qual está inserido e com o mundo.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a conhecer e nomear corretamente as cores na Língua Espanhola.
IV.1 Objetivo Específico:
Propiciar ao aluno uma utilização correta do nome das cores na Língua Espanhola e com isso poder se comunicar melhor através das sensações, ideias e pensamentos representados através das mesmas.
Conteúdo
Vocabulários: As cores.
Desenvolvimento do Tema:
Perguntar aos alunos qual a cor que mais gosta.
Perguntar se sabe escrever o nome da cor que mais gosta na Língua Espanhola.
Pedir que os alunos relacione escrevendo o nome das cores em Espanhol com algumas sensações a exemplo de alegria, tristeza, luto e etc.
Dividir os alunos em 02(dois) grupos e repassar cartolina com figuras de quadros vazios com linha ao lado, para que os mesmos pintem com cores básicas e escrevam na linha o nome em Espanhol da respectiva cor.
Reproduzir arquivo digital com vídeo sobre as cores em Espanhol.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Arquivo digital sobre As cores, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos alunos a respeito da grafia e pronúncia correta do nome das Cores na Língua Espanhola.
Bibliografia
Sítio: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br acessado em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol. Técnico . Manaus
:Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
30
I - PLANO DE AULA N.º 07. DATA: 06/06/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
As Horas
Conceito fundamental: Desde os primórdios o homem tenta se localizar no tempo e para tanto criou vários relógios ao longo da história, que culminou com o relógio onde o dia é dividido em 24 horas.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a reconhecer as horas ao longo do dia e denomina-las corretamente na Língua Espanhola.
IV.1 Objetivo Específico:
Propiciar ao aluno uma localização temporal ao longo do dia e poder utilizar a denominação das horas de forma correta na Língua Espanhola.
Conteúdo
Vocabulário: As horas.
Desenvolvimento do Tema:
Perguntar aos alunos quantas horas existem ao longo do dia.
Solicitar que escrevam 0(zero) horas, 06(seis) horas e 12(doze) horas na Língua Espanhola.
Mostrar aos alunos as diferenças básicas existentes entre a Língua Portuguesa e a Língua Espanhola na denominação das horas fracionadas a exemplo de são quinze para as duas ou são duas e quinze.
Mostrar aos alunos quando utilizar as expressões são e/ou é tantas horas quando uma pessoa pergunta as horas.
Reproduzir arquivo digital com exemplos sobre a representação das horas.
38
Dividir a sala em 02(dois) grupos de alunos, distribuir alguns desenhos com representação de horas e solicitar que o grupo mostre o desenho com a representação da hora para o grupo oposto para que este responda em Língua Espanhola a hora correspondente.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Arquivo digital sobre As horas, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos alunos a respeito da representação correta da escrita da hora e sua respectiva pronúncia na Língua Espanhola.
Bibliografia
Sítio: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br acessado em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol. Técnico . Manaus
:Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
I - PLANO DE AULA N.º 08. DATA: 07/06/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
As Estações do Ano
Conceito fundamental: Assim como a representação dos Dias da Semana dos Meses do Ano e das Horas do Dia, As Estações do Ano são ao longo da história utilizadas para que o homem possa executar na data certa, atividades específicas como plantar, colher, casar e etc.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a denominar corretamente as Estações do Ano na Língua Espanhola.
IV.1 Objetivo Específico:
Possibilitar que o aluno possa denominar corretamente em Espanhol e saber utilizar as Estações do Ano para executar atividades mais apropriadas em cada uma delas.
Conteúdo
Vocabulário: As Estações do Ano.
Desenvolvimento do Tema:
Perguntar aos alunos quantas são as Estações do Ano e quais meses cada uma delas ocorre no Brasil.
Pedir aos alunos que denomine cada uma das Estações do Ano na Língua Portuguesa.
Solicitar aos alunos que representem as mesmas estações agora em Língua Espanhola.
Reproduzir arquivo digital com vídeo sobre As Estações do Ano em Espanhol e em quais os meses que cada uma delas ocorre na Espanha.
Solicitar aos alunos que elaborem um texto curto em Espanhol contando um acontecimento pessoal ligado às Estações do ano.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Arquivo digital sobre As Estações do Ano, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á o grau de conhecimento dos alunos a respeito da denominação correta na Língua Espanhola das Estações do Ano e dos meses de ocorrência de cada uma delas.
Bibliografia
Sítio:	http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br	acessado	em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol. Técnico . Manaus
:Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
I - PLANO DE AULA N.º 09. DATA: 13/06/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
As FrutasConceito fundamental: As frutas sempre desempenharam um importante papel na alimentação dos seres humanos e animais. Desde os primórdios dos tempos o homem tem consumido frutas e denominando cada uma delas.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a ampliar o seu vocabulário relacionado a frutas.
IV.1 Objetivo Específico:
Propiciar ao aluno um conhecimento mais amplo das denominações em Língua Espanhola da inúmera variedade de frutas existentes no mundo
Conteúdo
Vocabulário: Nome de frutas.
Desenvolvimento do Tema:
Dividir os alunos em 02(dois) grupos, apresentar cartões com imagens de frutas e perguntar se conhece a referida fruta, se sabe o nome dela em Português e em Espanhol e pedir para que falem o nome em voz alta. Fazer as correções na pronúncia e solicitar que todos repitam em coro.
Acessar o jogo Las Frutas, explicar para os alunos as regras do jogo, como a adivinhação de nomes de frutas e a repetição do áudio. Eles poderão jogar mais vezes pois o jogo permite variações de frutas.
Terminado o jogo, estimular os alunos para que repitam o nome das frutas que adivinharam.
Reproduzir arquivo digital com figuras e respectivos nomes de frutas.
.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Arquivo digital sobre As Frutas, Jogo Eletrônico denominado Las Frutas, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á o conhecimento construído pelos alunos sobre a percepção visual e sua respectiva associação com o nome em Espanhol da respectiva fruta. Verificar-se-á o conhecimento sobre pronúncia correta do nome das Frutas na Língua Espanhola.
Bibliografia
Sítio:	http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br	acessado	em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol. Técnico . Manaus
:Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.
I - PLANO DE AULA N.º 10. DATA: 20/06/2016
Dados de Identificação
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Professor(a):
Professor(a) estagiário(a): Mário Luiz Alves Coutinho Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Faixa Etária: 13 a 18 anos
Período: 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio Vespertino da Escola Estadual Eurico Mota
Duração: 02 horas/aula
Tema:
Dias da Semana e Meses do Ano
Conceito fundamental: A necessidade do homem de se situar no tempo e no espaço e denominar os dias e os meses do ano sempre foi uma constante na história de todos os povos. Para os falantes da Língua Espanhola essa necessidade não é diferente.
Objetivo Geral:
Levar o aluno a conhecer os dias da semana e os Meses do Ano na Língua Espanhola.
IV.1 Objetivo Específico:
Possibilitar ao aluno que este venha a aprender a sequência cronológica do nome dos dias ao longo das semanas e da mesma forma para os meses no idioma espanhol.
Conteúdo
Vocabulário: Dias da Semana e Meses do Ano.
Desenvolvimento do Tema:
Mostrar aos alunos diferentes calendários do tipo semanais, mensais e anuais. Pedir aos alunos para que falem os dias da semana e os meses do ano em Português.
Perguntar aos alunos se sabem a denominação dos dias da Semana e dos Meses do Ano na Língua Espanhola.
Dividir a turma de alunos em 02(dois) grupos e a partir de um calendário na Língua Portuguesa, solicitar que montem um calendário do ano de 2015 constando os dias da Semana e os Meses do Ano em Língua Espanhola.
Reproduzir arquivo digital com vídeo sobre os Dias da Semana e os Meses do Ano.
Reproduzir arquivo digital com as principais datas comemorativas da Espanha. Pedir aos alunos que construam frases/orações curtas na Língua Espanhola em que constem os Dias da Semana e/ou os Meses do Ano.
Recursos didáticos:
Lousa, Pincel, Cartolina, Lápis, Papel, Datashow, Arquivo digital sobre Pronomes Pessoais, Notebook, Conexão Wi-fi.
Avaliação
Conforme explicitado no item 6. Procedimentos de avaliação, far-se-á uma avaliação diagnóstica de forma oral e uma avaliação formativa com exercícios após a consecução da aula. Avaliar-se-á a assimilação dos alunos sobre a localização do aluno no aspecto temporal da Semana e dos meses do ano.
Bibliografia
Sítio:	http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br	acessado	em 15/02/2015.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante. Espanhol. Técnico . Manaus
:Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.71p. : tabs.