Buscar

Gestão de Desempenho

Prévia do material em texto

Gestão de Desempenho
Conteúdo Online aula01: 
As organizações e o ambiente que elas vivenciam
Introdução: “Não existe nada mais difícil, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto em seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem das coisas.” Niccolò Machiavelli, 1469-1527
‘’Tudo flui e nada permanece parado.”
“A mudança é constante e inexorável.”
“Você não consegue se banhar duas vezes na mesma água do mesmo rio, pois outras águas e ainda outras vão fluindo...” Heráclito, fragmentos
			Ambiente em Constante Transformação
Como podemos observar, o ambiente em que vivemos está em constante mudança e isso significa que devemos estar preparados para que elas não tenham um impacto negativo nos nossos resultados.
Estar sempre preparado é o que garantirá o sucesso ou insucesso das organizações.
Quem perceber a necessidade de mudança e a fizer de forma rápida e eficaz levará vantagem perante os seus concorrentes e ganhará credibilidade dos seus clientes.
	Se pensarmos como Ford (Henry Ford) na sua célebre frase: “você pode adquirir qualquer carro, desde que seja Ford, da cor preta e modelo T”, chegaremos à conclusão de que o cliente não tinha opções. 
Hoje, essa realidade é completamente diferente. Estamos verificando a existência de um número cada vez maior de ofertas de produtos muito bem elaborados, com uma qualidade que atende aos requisitos dos clientes a um preço atraente e outras características que fazem com que o cliente tenha várias opções para satisfazê-lo. Benjamin Curiat, em seu livro “Pensar pelo avesso”, retrata a sua experiência vivida no Japão, quando foi adotada uma posição em que as organizações se colocavam no lugar dos seus próprios clientes.
Pensar pelo avesso significa pensar de forma contrária à de Ford.
O que ELES realmente querem e desejam adquirir. O que EU realmente quero e desejo adquirir. Colocar-se diante do “balcão de vendas” e não atrás dele. Fazer-me cliente de mim mesmo. Essa foi a grande quebra de paradigma. O foco do cliente. 
E agindo dessa forma, as organizações começaram a se preocupar com o ambiente em que atuavam, começaram a conhecer melhor os relacionamentos entre os dois ambientes (externo e interno) e no próprio ambiente interno.
A Organização e seus Relacionamentos
Esta é a representação mais básica de uma organização com os seus relacionamentos.
Podemos notar que qualquer organização não sobrevive sozinha. Há a necessidade de receber insumos ou recursos para que os mesmos sejam transformados pela organização em produtos finais (bens ou serviços) que são apresentados no ambiente externo (mercado e acionistas).
Por que os acionistas? São pessoas que investiram na organização e ela tem a obrigação de apresentar a eles os resultados obtidos pela mesma. 
Por que o mercado? É a ele que a organização vai apresentar o produto e, desta forma, garantir ou não a permanência da mesma.   
As setas que retornam são mais conhecidas como feed-back ou retroalimentação. Elas significam um retorno a um momento anterior para dar qualquer tipo de informação. 
Hoje esse retorno (feedback) deve ser tratado como uma oportunidade de aprendizagem, ou seja, verificar o resultado obtido e fazer um questionamento. O resultado foi positivo ou negativo? 
Se o resultado foi positivo, o que pode ser feito para que haja um processo de melhoria. Como podemos melhorar e / ou aumentar o nosso desempenho. Se o resultado foi negativo, verificar o que ocasionou o erro, corrigir para que essa situação, já vivenciada, não se repita. Pois bem, a isso chamamos de LIÇÕES APRENDIDAS (vide www.google.com.br – PMI – Gestão de Projetos - a importância de documentar as Lições Aprendidas).
O que queremos dizer é que devemos perceber o que ocorreu, se acertos ou erros. Se forem acertos, procurar melhorar. Se forem erros, identificar o que ocorreu, o que causou esse erro, corrigir, documentar e disseminar para que todos tenham ciência do que está ocorrendo.
Para que se possa fazer uma análise da organização é preciso que saibamos como ela se posiciona, como se relaciona com os módulos que compõem o ambiente que elas vivenciam.
A seguir, uma representação desses relacionamentos.
O Ambiente em que as Organizações Convivem
Nessa representação, podemos notar cinco (5) macromódulos:
1 – Mercado Fornecedor 2 – A própria organização (ao centro) 3 – Mercado Receptor
4 – Concorrência 5 – Órgãos regulamentadores
Podemos iniciar a análise do gráfico verificando a entrada de insumos para a organização. Ela, por sua vez, com a capacidade de desenvolver um produto, oferece ao mercado receptor que aceita ou não. Essa aceitação pelo mercado receptor (cliente) só se dará se esse produto for desenvolvido de forma a atender plenamente o desejo e a expectativa do mesmo.  
O que garantirá essa aceitação é a resposta que o cliente dará à organização, através do pagamento do produto adquirido. Esse processo aqui descrito é o que acontece em todo mercado competitivo. Existem várias ofertas de produtos ao mercado e quem tiver a melhor oferta garantirá a sua permanência.
Esse processo é o que acontece sempre. Alguém recebe insumos, desenvolve um produto e oferece ao mercado receptor.
Se todos agem dessa maneira, o que se pode fazer para criar um diferencial competitivo?
Uma das estratégias é fechar uma parceria com o fornecedor para garantir sempre o melhor insumo, no momento certo, a um preço acessível.
Por outro lado, para que o cliente seja atendido em suas expectativas e necessidades é preciso criar uma estratégia que o “aproxime” da organização. Hoje já existem várias formas de aproximar os clientes das organizações.
É o “pensar pelo avesso” de Benjamin Curiat. Nesse caso, o conceito de Lições Aprendidas é perfeitamente aplicado. O módulo da Concorrência, pelo que se pode notar, está em todo o processo, vai desde o mercado fornecedor até o mercado receptor. No módulo de Órgãos Regulamentadores fica evidenciado que é necessário haver regulamentos e legislações para que a organização atue. Entre os órgãos regulamentadores, estão os governos (nos três níveis – federal, estadual e municipal), os conselhos regionais, agências regulamentadoras, etc.. 
E finalmente o módulo da Organização. Ele é composto basicamente de uma estrutura organizacional que possibilita à organização desenvolver todas as suas atividades, traduzidas no gráfico como fluxos das ações e o tipo de gestão que é utilizado para obtenção dos melhores resultados e aumento de desempenho.
Reco-Reco – É uma estratégia de motivação desenvolvida para que os colaboradores tenham uma maior participação nas ações ou projetos desenvolvidos. Reco-Reco significa: RECONHECER e RECOMPENSAR .
Oportunidade de Novos Negócios
As oportunidades de novos negócios (O.N.N) O que as organizações precisam fazer.
Como falamos anteriormente, o mercado está muito dinâmico e cada vez mais competitivo.
Diante dessa realidade, as organizações estão adotando estratégias que venham a garantir a sua posição no mercado e buscar novos negócios. Essa estratégia é buscar no mercado em que ela atua as oportunidades de novos negócios (ONN).
Essa representação nos mostra como a organização deve agir na busca de oportunidades de novos negócios. Percebe-se que a organização está dividida em três níveis hierárquicos: a Alta Administração (AA), o nível intermediário (Gerencial ou Tático) e o nível operacional.
A preocupação da AA é identificar no ambiente externo (acima da linha pontilhada) as oportunidades de novos negócios e, ao mesmo tempo, verificar internamente a capacidade da organização em absorver e atender essas oportunidades.
Isso é verificado nos três níveis. Toda a organização deve estar envolvida.
O questionamento que se faz é o seguinte: Temos capacidade para absorver essa nova oportunidade?
A resposta a ser dada, deve ser tal, que possibilite à AA voltar ao ambiente externo, a tempo de ainda “brigar” por essa oportunidade. Se a resposta demorar muito, pode ser que a oportunidade tenha passado ou, pior, alguém foi maisrápido e conseguiu absorvê-la. Podemos concluir, então, que oportunidade é algo que todos estão à busca e que deve ser percebida, absorvida, fazendo com que a Oportunidade de Novos Negócios (ONN) se transforme em Novos Negócios (NN).
Conclusão: “Você não consegue se banhar duas vezes na mesma água do mesmo rio, pois outras águas e ainda outras vão fluindo...” Heráclito.
Vídeo Aula01
 Plano de Ensino: O ambiente das organizações: Os Conceitos de avaliação, Gestão e Gestão do desempenho. A gestão do desempenho vista como sistema; Importância do Plano Estratégico para o sistema de Avaliação; Estratégia de gestão do desempenho; Os princípios filosóficos que orientam os processos de avaliação; Os instrumentos tradicionais de avaliação; Feedback; Os instrumentos tradicionais de avaliação para excelência em gestão.
Objetivo Geral: Demonstrar os conceitos e fundamentos de um sistema de gestão de desempenho. Objetivos específicos. Capacitar o aluno para demonstrar como um sistema de gestão do desempenho pode contribuir para aumentar a competitividade das organizações. Capacitar o aluno para fazer a interligação do sistema de gestão do desempenho com o planejamento estratégico e com a estrutura organizacional. Capacitar o aluno para conhecer os instrumentos tradicionais e novas modalidades de avaliação do desempenho. Capacitar o aluno para prevenir a concorrência de falhas e desvios na gestão do sistema de avaliação do desempenho. Capacitar o aluno orientar as interfaces entre o sistema de avaliação do desempenho com os demais subsistemas de gestão de pessoas
Até a 5 aulas iremos vê: 1º As organizações e o ambiente que elas vivenciam 2º Conceitos de sistemas 3º Elementos de entrada associadas a estrutura 4º Escolha da metodologia e definição do processo de escolha 5º Instrumentos tradicionais de avaliação de desempenho.
		As Organizações e o ambiente que elas vivenciam:
 As organizações precisam se adaptar as exigências do mercado para garantir sua sobrevivência e competitividade.
Por que é importante fazer avaliação de desempenho? Qual a relação dessa ferramenta com ganho de competitividade?
Resposta: Rever o desempenho passado do profissional, Planejar seu trabalho e função futuros, Estabelecer e acertar metas individuais específicas para o futuro, Identificas as necessidades de desenvolvimento e organizar atividade de reciclagem. Fornecer coaching Imediato, Obter respostas, Reforçar ou ampliar a relação de subordinação, Atuar como incentivador da delegação de tarefas, Enfocar o desenvolvimento profissional de mais longo prazo, Fortalecer ou aumentar a motivação. ‘’A boa avaliação pressupõe que mesmo o melhor desempenho pode ser melhorado e procura aumentar a probabilidade de realização de planos futuros’’ ( Goleman 2008).
O foco passa a ser as necessidades dos clientes, Produtos/ serviços mais personalizados; Equilíbrio na relação entre ambiente interno e externo.
Ambiente em Constante Transformação: Melhorias para alcançar a performance esperada: Construção de uma cultura de alto desempenho, Maior abertura para o aprendizado, Melhoria do ambiente, Empreendimento de esforços visando o crescimento empresarial, Investimento para a construção de uma força humana capaz de melhorar a agilidade e a velocidade das mudanças nas organizações.
 A organização e seus relacionamentos: De acordo com Souza et (2005p30) ‘’ a gestão do desempenho é um processo construído para integrar o universo corporativo, interligando as unidades de negócio, as equipes, os indivíduos e a liderança, por meio de planos elaborados sob um enfoque sistêmico’’.
O modelo sistêmico vai sinalizar as relações de dependência entre o sistema e o meio ambiente, identificando os mecanismos de transformação dos recursos em produto final. As setas representam o processo de feedback ou retroalimentação: resultado positivo: melhorias; resultado negativo: correção.
Um processo de gestão de desempenho efetivo, sob um enfoque sistêmico, depende não só de instrumentos e estratégias, mas sobretudo, de uma liderança eficaz e eficiente, que constitui o elo desde alinhamento’’ ( Souza 2005).
O Ambiente e que as organizações convivem:
Atividade: Qual a relação entre a gestão de desempenho e competitividade? Qual a relação entre a gestão de desempenho e o modelo sistêmico?
Exercício Aula01:
A empresa ABC pretende tomar ciência do seu posicionamento no mercado que atua e para tanto, contratou uma consultoria que fez um levantamento sobre o ambiente que a mesma está inserida que é composta dos seguintes elementos: R: Fornecedor, organização, clientes, órgãos regulamentadores, concorrência
Cada vez mais as empresas precisam se manter estáveis e com boa saúde organizacional para enfrentarem as adversidades do mercado atual. Geralmente, as organizações se apresentam dividas em 3 níveis hierárquicos. Identifique a seguir, a alternativa que demonstra esses níveis hierárquicos. R: Alta Administração, Nível Intermediário e Nível Operacional.
Na época de Ford (Henry Ford) os clientes podiam adquirir qualquer carro, desde que fosse Ford, da cor preta e modelo T. O que mudou de lá para cá e o que as organizações precisam fazer na atualidade? R: Na época de Ford o cliente não tinha opções. Na atualidade, a concorrência é maior e existem mais opções para os consumidores. As organizações da atualidade devem ter produtos bem elaborados, que atendam às diferentes necessidades dos clientes e por um preço atraente.
Nos dias de hoje, cada vez mais as organizações precisam se manter competitivas para conquistar novos mercados. Geralmente, as organizações se apresentam dividas em níveis hierárquicos. Identifique a seguir, a alternativa que NÃO demonstra esses níveis hierárquicos. R: Alta Organização.
Temos percebido que as organizações estão divididas em três níveis hierárquicos: a Alta Administração (AA), o Nível Intermediário (Gerencial ou Tático) e o Nível Operacional. Identifique a seguir, entre as alternativas propostas, qual a preocupação da AA ¿ Alta Administração? R: A preocupação da AA é identificar no ambiente externo, as oportunidades de novos negócios e, ao mesmo tempo, verificar internamente a capacidade da organização em absorver e atender essas oportunidades
A retroalimentação ou feedback também é conhecida como lições aprendidas. Qual o entendimento correto desse termo? R: Que os resultados obtidos devem orientar ações de melhorias e/ou de eliminação dos erros
Quando refletimos sobre as organizações e os ambientes em que essas organizações convivem, notamos que elas se relacionam com diversos macromódulos, tais como: Assinale a alternativa INCORRETA. R: Mercado interno.
Podemos perceber que existem dois grandes ambientes: o ambiente externo, ou seja, tudo aquilo que está em volta da organização; e o ambiente interno, ou seja, a organização. O fato indiscutível é que ambos os ambientes estão interagindo diretamente, um depende do outro nessa interação. O que vai determinar a sobrevivência da organização?

Continue navegando