Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

CASO CONCRETO N° 1 – SEMANA 9
Disciplina: Direito Processual do Trabalho
Aluno: Narajá Chacon Coelho de Mello
Matrícula: 2015.026.103-96
Curso: Direito / Noite
RESPOSTAS
Questão 1: (baseada XXI EXAME OAB FGV) Um empregado ajuizou reclamação trabalhista postulando o pagamento de vale transporte, jamais concedido durante o contrato de trabalho, bem como o FGTS não depositado durante o pacto laboral. Em contestação, a sociedade empresária advogou que, em relação ao vale transporte, o empregado não satisfazia os requisitos indispensáveis para a concessão; no tocante ao FGTS, disse que os depósitos estavam regulares. Analise, em relação a cada um dos pedidos formulado, a distribuição do ônus da prova, diante desse panorama processual apresentado e do entendimento consolidado pelo TST. Fundamente sua resposta.
Resposta: Com relação ao vale transporte, a súmula 460 do tst impõe ser do empregador o ônus da prova pelo não preenchimento dos requisitos para a sua concessão. No caso concreto, como a empresa não juntou qualquer documento que comprovasse, esta será condenada ao pagamento do vale transporte. Quanto ao FGTS, o ônus da prova quanto ao seu recolhimento é do empregador conforme súmula 461 do tst. Desta forma a empresa também será condenada, uma vez que não juntou documentos que comprovasse os depósitos do FGTS.
2ª Questão. Objetiva. (FCC AJOJAF TRT 9 2015) Os honorários periciais são devidos
A) pelo autor, se a ação for julgada improcedente e pelo réu, se a ação for julgada procedente.
B) pela União quando a parte sucumbente no objeto da perícia for beneficiária da assistência judiciária gratuita.
C) pela parte que solicitou a realização da prova pericial, salvo se for beneficiária da assistência judiciária gratuita.
D) pelo empregador que deu causa à realização da perícia técnica.
E) pela parte que solicitou a realização da prova pericial, ainda que vencedora no objeto da perícia.
2ª QUESTÃO OBJETIVA: (XXI EXAME OAB FGV) Em pedido de reenquadramento formulado em reclamação trabalhista, foi designada perícia, com honorários adiantados pelo autor, e ambas as partes indicaram assistentes técnicos. Após a análise das provas, o pedido foi julgado procedente. Diante da situação, da legislação em vigor e do entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.
a) O autor, tendo se sagrado vencedor, será ressarcido pelos honorários pagos ao perito e ao seu assistente técnico.
b) O autor não terá o ressarcimento dos honorários que pagou ao seu assistente técnico, porque sua indicação é faculdade da parte.
c) O autor, segundo previsão da CLT, terá o ressarcimento integral dos honorários pagos ao perito e metade daquilo pago ao seu assistente técnico.
d) O juiz, inexistindo previsão legal ou jurisprudencial, deverá decidir se os honorários do assistente técnico da parte serão ressarcidos.