Buscar

revisão da didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia Liberal: Tradicional (Herbart -1766-1841) PAPEL DA ESCOLA: Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: Funções claramente definidas e hierarquizadas. Normas disciplinares rígidas. PROFESSOR: É o transmissor dos conteúdos aos alunos. ALUNO: Um ser passivo que deve assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor. Aluno educado que deverá dominar o conteúdo cultural universal transmitido pela escola. RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR: Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles. PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Aprendizagem receptiva e mecânica, sem considerar particularidades. OBJETIVOS EDUCACIONAIS: Obedecer a sequência lógica dos conteúdos, baseados em documentos legais. CONTEÚDOS ESCOLARES/PROGRAMÁTICOS: Selecionados a partir da cultura universal acumulada. Organizados em disciplina, quantidade de conhecimentos repassados como verdade absoluta. MÉTODO: Exposição verbal da matéria, centrado no professor, leituras, cópias, ditados, exercícios de fixação. AVALIAÇÃO: Valorização dos aspectos cognitivos com ênfase na memorização. 
Pedagogia Liberal ESCOLA NOVA (A partir de 1932 – J. Piaget, Dewey, Montessori, Anísio Teixeira) PAPEL DA ESCOLA: Preparação intelectual e desenvolvimento mental dos alunos, atendendo-os em suas necessidades individuais, ajustando-os à sociedade. Escola proclamada para “todos”. Adaptação social. PROFESSOR: É o facilitador da aprendizagem, o auxiliador no desenvolvimento livre da criança. ALUNO: Um ser “ativo”, centro do processo ensinoaprendizagem. PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Aprendizagem baseada na motivação e no esforço pessoal e no estímulo do meio. OBJETIVOS EDUCACIONAIS: Desenvolver a capacidade mental do aluno. CONTEÚDOS ESCOLARES/PROGRAMÁTICOS: Trabalhados a partir da experiência concreta do aluno. Conteúdo isolado. MÉTODO: Solução de problemas, desafios cognitivos, pesquisa, experimentos, experiência, jogos, trabalhos em grupo. Estudo do meio natural e social. Registro empírico, isolado. AVALIAÇÃO: Valorização dos domínios cognitivo, afetivo e psico-motor. • PEDAGOGIA RENOVADA • Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. • A APRENDIZAGEM DE ACORDO COM A PEDAGOGIA RENOVADA MOBILIZA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES INTELECTUAIS DO ALUNO.
O que é pedagogia renovada? A pedagogia renovada é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligados aos movimentos da Escola Nova ou Escola Ativa. Tais correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social. 
• CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS DA ESCOLA NOVA: • Nesta metodologia o aprendiz é visto como um ser autônomo, operante e apto a conquistar o saber. • O aprendizado é visto como uma pesquisa que proporcione às novas descobertas, ou a solução de problemas. • O professor se torna facilitador da aprendizagem, priorizando o desenvolvimento psicológico e a autorrealização do educando, agora agente ativo, criativo e participativo no ensino- aprendizagem.
• John Dewey(1859 – 1952) • Propõe a ideia de experiência educativa cujos pontos centrais são: • As atividades devem despertar os interesses dos alunos; • As atividades escolares devem, na verdade, ser problemas a serem solucionados pelos estudantes; • Deve haver espaço para os estudantes elaborarem suas certezas, conhecimentos e regras morais. • Tendência pedagógica liberal tecnicista: • O tecnicismo educacional ganhou autonomia enquanto tendência pedagógica nos anos 60, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem. • A tendência tecnicista está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes, prevalecendo o uso de manuais de caráter instrumental. 
Tendência pedagógica liberal tecnicista • A tendência tecnicista foi imposta às escolas pelos órgãos oficiais do governo populista, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica vigente nesse período. • No tecnicismo, o professor é um administrador e executor do planejamento, que é organizado com objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. • Tendência Liberal fez uso de uma Didática Instrumental • Tendência Progressista fez uso de uma Didática Fundamental.
Didática instrumental – é concebido como “um conjunto de procedimentos e técnicas que o professor deve dominar para promover um ensino eficiente. – é a operacionalidade do processo que constitui a preocupação central”. 
Didática Fundamental – é concebida como “um saber de mediação e garante sua especificidade pela preocupação com a compreensão do processo ensino – aprendizagem. – Busca de intervenção na pratica pedagógica, concebida como pratica social, articulando sempre o ‘fazer’ ao projeto educativo”.
Pedagogia Progressista: Libertadora (Paulo Freire – 1921 - 1997) A partir de 1964 PAPEL DA ESCOLA: Conscientização acerca da realidade, transformação da sociedade. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: Democrática, participativa, de qualidade, Igualitária, plural. PROFESSOR: Autoridade competente e democrática. ALUNO: Sujeito protagonista da história. RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR: Igualitária. PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Educação como transformação Social. OBJETIVOS EDUCACIONAIS: Definidos a partir da realidade concreta, do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos, visão crítica de mundo; libertação da opressão CONTEÚDOS ESCOLARES/PROGRAMÁTICOS: Temas geradores extraídos da problematização da prática de vida dos alunos. A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Paulo Freire e está no âmago de seu método de alfabetização, formulado inicialmente para o ensino de adultos. • Para o Paulo Freire: ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. Em suas obras Paulo Freire afirma que a ação educativa é muito importante porque possibilita o educando a superar a consciência crítica. • Ainda afirma que Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida: Educação não formal. 
Perspectiva interacionista - O aluno não é um ser passivo, ao contrário, assume um papel ativo, utilizando-se dos objetos e de suas significações para conhecer, aprender e consecutivamente, se desenvolver. Nesta abordagem, aprendizagem e desenvolvimento se inter-relacionam, se misturam e se completam. • A relação do interacionismo com a educação que Paulo Freire denominou “ educação bancária.” • Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação bancária”, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. Era como se o professor fosse preenchendo com seu saber a cabeça vazia de seus alunos; depositava conteúdos, como alguém deposita dinheiro num banco. 
• OPOSIÇÃO ENTRE AS TEORIAS INATISTAS E INTERACIONISTAS • Durante séculos os estudiosos tentaram chegar a um consenso a respeito da origem dos princípios racionais, da capacidade para a intuição e de raciocínio do homem. Será que as pessoas já nascem com potencialidades, dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico ou tudo isso é desenvolvido através da experiência com o mundo externo? Essa discussão provavelmente se iniciou a partir da discussão de dois dos maiores filósofos da história: Platão e Aristóteles. Embora ambos tenham sido discípulos de Sócrates, Platão defendia a tese de que nascemos com ideias natas, enquanto Aristóteles pregava que tudo é desenvolvido através da experiência, em que o contato com o mundo externo é a única forma de se obter conhecimento e aprimoramento do intelecto. • O inatismo apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer mudanças. • Desta forma, quando o homem nasce, sua personalidade, valores, hábitos, crenças, pensamento,emoções e conduta social já estão definidos, uma vez que toda a atividade de conhecimento é exclusiva do sujeito, o meio não participa dela. SIGNIFICADO DE INATISMO – 1 Qualidade do que é inato. 2 Teoria que defende a existência de ideias, capacidades ou atitudes que nascem do homem, sem necessidade da experiência ou da aprendizagem.
CONCEPÇÃO INTERACIONISTA – Os interacionistas destacam que o sujeito e meio exercem ação recíproca; um influencia o outro e essa interação acarreta mudanças sobre o indivíduo; É, pois, na interação da criança com o mundo físico e social que as características e peculiaridades deste mundo vão sendo conhecidas; Para a criança, a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.

Continue navegando