Buscar

REVISÃO DE FILOSOFIA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.O QUE É FILOSOFIA?A filosofia é o pensamento sistematizado e fundamentado que busca o verdadeiro significado das coisas, a verdade sobre a existência do homem e de todas as coisas do mundo. O que, de fato, caracteriza a reflexão filosófica é o movimento de indagar, de questionar as coisas que “já conhecemos” e as quais, ainda, iremos conhecer. É o pensar crítico a respeito das diversas concepções (ideais) que podemos construir acerca do mundo e das ações que efetivamos no mundo.
2. O QUE SÃO VALORES, ÉTICA E CULTURA Valores: Conjunto de características de uma pessoa ou organização; • Ética: princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual; Princípios: preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pela qual uma sociedade civilizada deve se orientar. Moral: Normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade; • Cultura: Conjunto de comportamentos de uma civilização/povo.
 3. Conforme a professora Regina Celia Haydt no texto Crise na Educação, por que podemos dizer que a educação está em crise? Porque não é sabido de forma explicita o ideal de homem que devemos ajudar a construir na escola, já que há um choque entre os valores proclamados e os reais em nossa sociedade e este choque gera a crise na educação. Segundo Haydt, a tão alardeada crise da educação não é de natureza metodológica, nem financeira. É, antes de tudo, de caráter filosófico. Como toda pedagogia supõe uma filosofia, podemos afirmar que o que esta em crise, no fim do século XX, é a própria Filosofia, isto é, a própria concepção de homem, de mundo de vida. 
4. Qual a diferença entre os valores proclamados e os valores reais? De acordo com a professora Regina Celia Haydt, a diferença entre eles se baseia unicamente na distinção entre o que é dito (proclamado) e o que é realmente feito (o real), ou seja, a sociedade se proclama como humanística e prega o respeito e a valorização do ser humano que baseia-se na crença de que o homem é um ser perfectível, capaz de ser modificado e se modificar; um ser cultural que, partindo da natureza, transcende a e cria o universo da cultura, um ser histórico, capaz de invenção e progresso, prega a igualdade de oportunidade e solidariedade humana. Porém, seus valores reais são bem outros: o progresso material é mais importante que o desenvolvimento dos padrões culturais e espirituais. Em outras palavras, acima do homem está o dinheiro; mais vale ter do que ser. O que significa que o homem é medido, avaliado e julgado pelo que aparenta e pelo que tem, e não pelo que é realmente. Portanto nossa sociedade tenta camuflar seus reais valores atrás do pedestal em que ostenta a bandeira do humanismo. 
5. Por que é importante para o pedagogo estudar Filosofia? Porque a Pedagogia, assim como as demais ciências, recebe influência da reflexão filosófica do contexto ao qual se insere. A concepção de humanidade orienta toda ação pedagógica e cabe à filosofia examinar o ideal de homem que almejamos.
6. Quais os diferentes tipos de conhecimentos que temos? Historicamente, homens e mulheres produziram diferentes olhares (sentidos e significados) sobre o mundo em que vivem. Entre eles podemos destacar: ➢ Conhecimento mítico-religioso; ➢ Conhecimento filosófico; ➢ Conhecimento artístico; ➢ Conhecimento científico ➢ Senso comum.
7. Quais as concepções de homem que foram sendo construídas ao longo da história? 1.Essencialista: O conceito de humanidade é compreendido a partir da natureza imutável; 2. Naturalista: O saber próprio do homem é a ciência, por meio dela o homem pode conhecer o mundo e a si. 3. Histórico-social: o homem como um ser social que constrói sua história.
8. Quais os principais componentes para a formação adequada do professor? INGREDIENTES FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ❖ Qualificação: O professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico; ❖ Formação pedagógica: atividade educativa supera os níveis de senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa a transformar a realidade; ❖ Formação ética e política: o professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor.
9. Quais são os tipos de cultura mais conhecidos? 1.Erudita: Alta cultura, ou cultura de elite; 2.Popular: Produção anônima de um determinado grupo ou classe em determinado tempo e espaço; 3.De massa: Resultado dos meios de comunicação nas comunidades modernas.10. Qual a diferença entre Etnocentrismo e o Multiculturalismo? A diferença é que o Etnocentrismo admite apenas uma única cultura e defende a visão de um grupo específico na sociedade, enquanto que o Multiculturalismo visa o contrário, defendendo a existência de muitas culturas, principalmente as que foram historicamente discriminadas e a das minorias como negros, mulheres, homossexuais, índios, etc. 11. Quais são as concepções de Estados que foram se formando ao longo do tempo? 1. Organicista: Concepção grega que faz analogia entre Estado e um organismo vivo; 2. Contratualista: Estado é uma obra humana, criado pelo povo para o povo; 3. Formalista: Estado é uma criação jurídica. 12. O que é o Liberalismo? O liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas. 13. Quais são as fases em que o Liberalismo foi dividido? O liberalismo foi divido em duas fases: ➢ 1ª fase (século XVIII) caracterizada pelo individualismo; ➢ 2ª fase (século XIX) caracterizada pelo estatismo.14. Como o Liberalismo ajudou a reforçar a marginalidade social através da educação? O pensamento liberal em educação defendia de que era com a educação que a sociedade acabaria com as desigualdades sociais, ou seja, que através dela ocorreria o processo de inclusão de todos os cidadãos à estrutura social. Porém, estudos desenvolvidos no campo da sociologia da educação, apontam que ao invés da educação solucionar os problemas da sociedade acabou, reforçando ainda mais a marginalidade social, pois a sociedade moderna estruturou um sistema de ensino dualista, ou seja, uma educação para as elites e uma educação para as massas.
15. Qual a diferença entre o socialismo utópico e o cientifico? A diferença é que socialismo utópico idealizava uma sociedade ideal e o cientifico preconizavam a existência de uma classe operária revolucionária capaz de superar o Estado burguês.
16. O que é democracia? Palavra de origem grega, onde demo significa povo e cracia significa governo, ou seja, governo do povo. É um sistema em que os cidadãos de um país podem participar da vida política. Tal participação pode ocorrer por meio de eleições, plebiscitos e referendos. Além disso, é dado o direito a cada cidadão de se expressar livremente. Na sociedade moderna, prevalece o modelo de democracia representativa em que os cidadãos elegem representantes, em intervalos regulares, por meio de eleições. Os representantes eleitos votam os assuntos em favor dos cidadãos. 17. O que é cidadania? O conceito de cidadania tem origem na Grécia Antiga, da noção de polis ou cidade-estado, sendo usado para designar os direitos relativos ao cidadão. Portanto, o indivíduo que vivia na cidade ali participava ativamente das decisões políticas. Este conceito está vinculado à noção de direitos, principalmente de direitos políticos, que permitem aos cidadãos participarem direta ou indiretamente na formação do governo e na sua administração por meio do voto ou do concurso público.

Outros materiais