Buscar

avaliando aprendizado.docx 2

Prévia do material em texto

(FGV - 2014 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XIII - Primeira Fase) Felipe foi reconhecido em sede policial por meio de fotografia como o autor de um crime de roubo. O inquérito policial seguiu seus trâmites de forma regular e o Ministério Público decidiu denunciar o indiciado. O oficial de justiça procurou em todos os endereços constantes nos autos, mas a citação pessoal ou por hora certa foram impossíveis. Assim, o juiz decidiu pela citação por edital. Marcela, irmã de Felipe, ao passar pelo fórum leu a citação por edital e procurou um advogado para tomar ciência das consequências de tal citação, pois ela também não sabe do paradeiro do irmão. Diante da situação descrita, acerca da orientação a ser dada pelo advogado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos e, se for urgente, o juiz determinará a produção antecipada de provas, podendo decretar a prisão preventiva se presentes os requisitos expressos no artigo 312, do CPP.
	
	Felipe deve comparecer em juízo, sob pena de ser processado e condenado sem que seja dada oportunidade para a sua defesa.
	
	Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo decretada a sua prisão preventiva de forma automática.
	
	Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo determinada a produção antecipada de provas de forma automática, diante do risco do desaparecimento das provas pelo decurso do tempo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501828040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Instituto das Cidades - 2010 - DPE-GO - Defensor Público) Em relação à instrução criminal no Código de Processo Penal, há os seguintes procedimentos:
		
	 
	os procedimentos são comum e especial, sendo que o comum se classifica em ordinário, sumário e sumaríssimo, sendo este ultimo aplicado para as infrações penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei.
	
	comum e especial, sendo que o comum se classifica em sumário e sumaríssimo e o especial se classifica em sumário.
	
	comum, que se classifica em sumaríssimo, sumário e ordinário, sendo que o sumaríssimo se aplica quando tiver por objeto infrações penais cuja pena privativa de liberdade não seja inferior a dois anos.
	
	comum, que se classifica em ordinário, sumário e sumaríssimo, sendo que o ordinário tem lugar quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou inferior a quatro anos.
	
	comum ou especial, sendo que o especial se classifica em ordinário, sumário e sumaríssimo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502088240)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Ministério Público ofereceu denúncia em face de Cristiano, Luiz e Leonel pela prática do crime de associação para o tráfico. Na audiência designada para realização dos interrogatórios, Cristiano, preso em outra unidade da Federação, foi interrogado através de vídeoconferência. Luiz foi interrogado na presença física do magistrado e respondeu às perguntas realizadas. Já Leonel optou por permanecer em silêncio. Sobre o interrogatório, considerando as informações narradas, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	D) O interrogatório por vídeoconferência de Cristiano pode ser considerado válido se fundamentado, pelo magistrado, no risco concreto de fuga durante o deslocamento.
	
	C) A defesa técnica de Cristiano não poderá, em hipótese alguma, formular perguntas para o corréu Luiz.
	
	E) O juiz não pode determinar o interrogatório por videoconferência por ausência de previsão legal.
	
	A) O interrogatório judicial, notadamente após o advento da Lei nº 10.792/2003, deve ser interpretado apenas como meio de prova e não também como ato de defesa dos acusados.
	
	B) Luiz, ainda que não impute crime a terceiro, não poderá mentir sobre os fatos a ele imputados, apesar de poder permanecer em silêncio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501773515)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, o juiz
		
	
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional e decretar a prisão preventiva.
	
	poderá tomar o depoimento antecipado de testemunha nos casos de enfermidade ou velhice, mas não no de necessidade dela ausentar-se.
	
	poderá determinar a antecipação da prova testemunhal, produzindo-a apenas na presença do Ministério Público.
	 
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional, este regulado pelo máximo da pena cominada, segundo entendimento sumulado - STJ.
	
	poderá determinar a produção antecipada das provas, fundamentando a necessidade da medida no decurso do tempo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502175888)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao tema número legal de testemunhas no procedimento ordinário para cada parte é CORRETO afirma que:
		
	
	são 5 testemunhas
	
	são 12 testemunhas
	 
	são 8 testemunhas
	
	são 10 testemunhas
	
	são 3 testemunhas

Continue navegando