Buscar

MecanicadosSolos4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501392914)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A permeabilidade de um determinado solo não sofre influência:
		
	
	da temperatura do líquido permeante.
	 
	da poro-pressão
	
	do índice de vazios
	
	da viscosidade do líquido permeante;
	
	do grau de saturação;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502053838)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma amostra de solo foi enviada a um laboratório de mecânica dos solos para caracterização. Verificou-se que 59% da massa do solo atravessou a peneira #200 (0,075 mm) e 6% ficou retido acima da peneira #4 (4,75 mm). O D60 é igual a 0,506 mm, o D30 é igual a 0,213 mm e o D10 é igual a 0,0569 mm. O limite de liquidez (LL) do solo é 79% e o índice de plasticidade (IP) é 51%. Com base nessas informações pode-se afirmar:
		
	
	O solo é uma areia fina mal graduada - SP-SC.
	
	O solo é um pedregulho siltoso bem graduado - GW.
	
	O solo é uma areia argilosa bem graduada - SW-SC
	
	O solo é uma argila silto-pedregulhosa de baixa compressibilidade - CL-ML.
	 
	O solo é uma argila arenosa de alta compressibilidade - CH.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502141456)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) as Instabilidade de Taludes (Movimentos de Massa) são classificadas em quatro tipos principais, sendo eles: Fluxos, Escorregamentos, Quedas e Subsidências. Sabendo a importância da previsão desses acidentes geotécnicos principalmente em áreas urbanas, diga quais são as principais características de um Fluxo.
		
	
	Baixa declividade, alta velocidade, grande área de abrangência;
	
	Material heterogêneo, baixa velocidade, pequena área de abrangência;
	
	Material homogêneo, alta velocidade, pequena área de abrangência;
	 
	Material heterogêneo, alta velocidade, grande área de abrangência.
	
	Material homogêneo, baixa velocidade, pequena área de abrangência;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502054158)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas, em relação à resistência ao cisalhamento dos solos. Justifique ou comente as afirmações julgadas falsas: a) A resistência ao cisalhamento dos solos saturados ocorre basicamente devido ao embricamento entre as partículas (no caso de solos não-coesivos), e às parcelas de coesão e ângulo de atrito. O ângulo de atrito corresponde a uma resistência oposta a que esta sendo aplicada, proveniente apenas do contato grão-grão. Enquanto que a coesão se assemelha a uma cola atuante entre as partículas, que representa uma ligação cimentada entre estas. b) Na mecânica dos solos clássica, para solos saturados, pode-se afirmar que um determinado elemento de solo pode alcançar um estado de tensões acima da envoltória de ruptura. c) São vantagens do ensaio de cisalhamento direto em relação ao triaxial: rapidez, praticidade, custos inferiores ao triaxial, observação clara do plano de ruptura (horizontal). Essas vantagens decorrem da medição da força para cisalhar o corpo de prova; medição da variação da altura do corpo de prova durante o ensaio; e controle total da drenagem no corpo de prova (medição da pressão neutra durante o ensaio) d) A resistência ao cisalhamento das areias é diretamente relacionada ao seu ângulo de atrito. Ou seja, teoricamente esse tipo de solo apresenta coesão pequena ou nula. Os principais fatores que afetam a resistência ao cisalhamento das areias são o índice de vazios, forma das partículas (angular ou arredondada), tamanho do grão e granulometria. Provavelmente o índice de vazios é o fator que mais afeta a resistência ao cisalhamento das areias, sendo que quanto maior o índice de vazios, maior o ângulo de atrito e) Pode-se dizer que o ângulo de atrito de um solo é constante em relação ao seu estado de tensões, pois a envoltória de ruptura real de um solo é linear.
		
	 
	No ensaio de cisalhamento direto tradicional não é realizado o controle da drenagem do corpo de prova, ou seja, as medidas de pressão neutra no corpo de prova não são realizadas.
	 
	A questão está correta, com exceção da última frase. Quanto maior o índice de vazios, teoricamente, menor o ângulo de atrito, diferente do que está mencionado na questão.
	 
	Verdadeiro
	 
	Caso seja analisada unicamente a envoltória de Mohr-Coulomb, o ângulo de atrito é um parâmetro intrínseco e constante do solo para qualquer estado de tensões. No entanto, o comportamento real de um solo, normalmente não é totalmente representado pela envoltória de Mohr-Coulomb, ou seja, a envoltória não é linear. Isso resulta em diferentes valores de ângulo de atrito para diferentes estados de tensões.
	 
	Na mecânica dos solos clássica, desenvolvida para solos saturados, um elemento de solo não alcançar um estado de tensões acima da envoltória, sendo impossível teoricamente. Quando o estado de tensões toca a envoltória, teoricamente o solo encontra-se na iminência da ruptura
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502181802)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Num ensaio de cisalhamento direto executado numa areia seca, foram utilizados os seguintes dados:
- Dimensões de corpo de prova: 63 mm x 63 mm x 25 mm (altura).
- Tensão normal utilizada: 110 kN/m2.
- Força cisalhante no momento da ruptura: 240 N.
Determine o ângulo de atrito:
		
	
	60,38°
	 
	28,81°
	
	29,81°
	
	65,38°
	
	27,81°

Continue navegando