Buscar

Caracterização da empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caracterização da empresa: Empresa de produção
Número de funcionários: 14 funcionários
Jornada diária de trabalho*: 44h/semanais.
Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - DA JORNADA DE TRABALHO: A jornada máxima de trabalho da categoria será de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, sendo consideradas horas extras todas aquelas que ultrapassem este quantitativo, desde que não compensadas, conforme Cláusula Décima Oitava. 
Cargos Existentes: Financeiro, Nutricionista, Gerente de eventos, Estagiária de nutrição, Chefe de cozinha, 4 Cozinheiros, Copeira, Serviços Gerais, 2 Motoristas, Lavadeira e Estoquista.
Como é definido o salário dos funcionários*? Salário de acordo com a categoria, definido pelo sindicato.
Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho CLÁUSULA TERCEIRA - PISOS SALARIAIS Fica acertado entre as partes que a remuneração mínima dos trabalhadores abrangidos por esta convenção, em estabelecimentos comerciais, assim identificados pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ/ MF, obedecerão aos seguintes valores: 
a) Para estabelecimentos comerciais que possuam até 15 (quinze) empregados: 
- 2,0% (dois por cento) sobre o salário mínimo nacional. A partir de 1º de janeiro de 2016, para estabelecimentos comerciais que possuam até 15 (quinze) empregados, a remuneração mínima dos trabalhadores será de 2,5% (dois vírgula cinco por cento).
Como é feito o recrutamento/seleção/admissão? Através de uma empresa de RH (Recurso Humanos), que normalmente recruta 10 pessoas e dessas seleciona 3 para então a nutricionista possa escolher uma pessoa para o cargo.
Quando necessário que o funcionário fique além da sua jornada ele é remunerado ou existe banco de horas*? Sim, os funcionários possuem o direito de remuneração caso ultrapassem suas horas de trabalho e / ou banco de horas caso seja conveniente. Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho CLÁUSULA SEXTA - DAS HORAS EXTRAORDINÁRIAS 
 As horas extras serão contabilizadas da forma seguinte:
- com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) quando trabalhadas nos dias úteis;
- com acréscimo de 100% (cem por cento) quando trabalhadas nos domingos de folga, feriados ou nas folgas não compensadas.
É registrada a frequência do funcionário*? Como? Sim, por folha de ponto. 
Segundo as normas da CLT Art. 41. Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho. Parágrafo único. Além da qualificação civil ou profissional de cada trabalhador, deverão ser anotados todos os dados relativos à sua admissão no emprego, duração e efetividade do trabalho, a férias, acidentes e demais circunstâncias que interessem à proteção do trabalhador. Art. 74. O horário do trabalho constará de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, e afixado em lugar bem visível. Esse quadro será discriminativo no caso de não ser o horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma. § 2º Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.
Como/quando é concedido o gozo das férias*? Dentro de 15 meses, e em meses onde o fluxo de trabalho é menor. 
Segundo as normas da CLT Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. § 1º Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em 2 (dois) períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos. Art. 136. A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador.
Como e em que situações o funcionário é penalizado*? Desacato ou não cumprir com as obrigações.
Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho CLÁUSULA TRIGÉSIMA - DAS PENALIDADES POR DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO. 
Na hipótese de violação de qualquer Cláusula desta Convenção Coletiva de Trabalho, os que apresentarem diretamente causa a infração, acordantes – empresas ou empregados – comprovada a sua culpa, ficam sujeitos a multa equivalente a um piso salarial da categoria, em favor da parte atingida pela violação.
A empresa fornece algum benefício aos funcionário*? Cesta básica, atendimento médico em algumas categorias, e descontos. 
Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho CLÁUSULA DÉCIMA – DA ALIMENTAÇÃO Fica convencionado entre as partes que as empresas, em casos eventuais, poderão flexibilizar os horários de início do intervalo intrajornada em 2 (duas) horas, desde que, em acordo com os funcionários, e que forneçam gratuitamente um lanche reforçado.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: Sempre que o empregado fizer pelo menos uma refeição na empresa, fica esta autorizada a descontar do mesmo, no referido mês, 0,5% (cinco décimos por cento) do Piso Salarial da Categoria previsto no item “a”, da cláusula quarta.
PARAGRAFO SEGUNDO: Fica assegurado para o trabalhador que faça sua refeição fora do local de trabalho as empresas fornecerão aos seus empregados, mensalmente, vale refeição ou alimentação no valor de R$ 10,00 (dez reais) por dia a em quantidade equivalente ao número de dias trabalhados ou compensados pelo banco de horas, através de tíquetes ou cartão.
O que são consideradas ausências justificadas*? Aquelas em que se apresentarem atestado médico.
Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho CLÁUSULA VIGÉSIMA – DO ABONO DE FALTAS a) aos empregados estudantes nos dias de exames vestibulares para o ingresso em instituições de ensino superior, ou exames supletivos, mediante comprovação de sua realização em dia e hora incompatíveis com a presença do empregado e comunicado até 02 (dois) dias úteis antes do evento;
b) até 3 (três) dias em virtude de casamento;
c) aos pais até 05 (cinco) dias em caso de nascimento de filho;
d) aos empregados que faltarem ao serviço em virtude de doença comprovada mediante atestado médico passado por profissional da Secretaria de Saúde, outro serviço devidamente credenciado pelo SUS, ou médico credenciado pela própria empresa;
e) até 03 (três) dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente ou irmão;
Quais os critérios que a empresa utiliza para caracterizar justa causa na demissão de funcionários*? Critérios mediante a lei (desacato, abandono...). 
Segundo a CLT Art. 482. Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: 
a) ato de improbidade; 
b) incontinência de conduta ou mau procedimento; 
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço; 
d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena; 
e) desídia no desempenho das respectivas funções; 
f) embriaguez habitual ou em serviço; 
g) violação de segredo da empresa; 
h) ato de indisciplina ou de insubordinação; 
i) abandono de emprego; 
j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; 
k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; 
l) prática constante de jogos de azar. Parágrafo único. Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.

Outros materiais