Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As empresas podem criar banco de horas, que significa que poderá ser dispensado o acréscimo de salário, se acordado com o sindicato, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda o período de 1 ano.Na hipótese de rescisão de contrato de trabalho , sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, o trabalhador:
Fará jus ao pagamento das horas extras, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.
No que se refere às férias anuais dos empregados, regulamentadas pela Consolidação das Leis Trabalhistas, assinale a opção correta.
O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.
Guilherme trabalhou pelo período de 12 meses em uma empresa. Apesar de ser um excelente funcionário, sofreu de crises nervosas e, muitas vezes, faltou ao trabalho alegando problemas psicológicos. Seu patrão, apesar de muito compreensivo, registrou faltas injustificadas quando Guilherme não apresentava nenhum atestado médico comprovando sua incapacidade para o trabalho em determinadas datas. Ao longo deste período de 12 meses, que representaram o período aquisitivo de férias de Guilherme, ele totalizou 34 faltas injustificadas. Ao questionar seu patrão sobre suas férias, o patrão deve:
Informar Guilherme que ele não tem direito à férias no ano corrente pois ultrapassou o limite de de faltas injustificadas estabelecido por lei.
Com relação as férias marque a opção correta:
Concedida após o período concessivo, o empregador deverá remunerá-las em dobro.
Felipe trabalha num comercio em sua cidade natal. Seu horário habitual de trabalho é das 8:00h às 18:00h, tendo duas horas de almoço. Num determinado dia, Felipe trabalhou até às 21:00h. Por uma necessidade do patrão, Felipe foi convocado para chegar mais cedo no dia seguinte, devendo iniciar suas atividades uma hora mais cedo, ou seja, às 7:00h. Podemos afirmar que:
O patrão estão errado, pois o intervalo interjornada de 11 horas não foi respeitado.
Com fundamento na CLT − Consolidação das Leis do Trabalho e na CF − Constituição Federal, as horas extraordinárias NÃO podem exceder de
Duas e devem ser pagas com adicional de, no mínimo, 50% superior à hora normal.
Suzy, Eliana e Raquel são amigas e empregadas da empresa Amor-Perfeito. Elas pretendem fazer uma viagem juntas de 20 dias pela Europa para comemorar o aniversário de 60 anos de Raquel. Considerando que Susy possui 49 anos e Eliana 51 anos, é certo que a empresa Amor-Perfeito:
Não está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador, vedado o fracionamento das férias de Eliana e Raquel.

Outros materiais