Buscar

prova Marketing de vendas dicertativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marketing- Discursiva
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (240249)
Marketing (MKT23)
Prova: 1892563
QUESTÃO:
1.       A Análise SWOT (da tradução da sigla em inglês: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) refere-se a um esquema que serve para verificar a posição estratégica da empresa e os fatores que afetam seu funcionamento, tanto no ambiente interno, quanto no externo.
Tendo como referencial os conteúdos abordados no Caderno de Estudos é possível citar cinco benefícios da aplicação da análise SWOT, que são: simplicidade, custo reduzido, flexibilidade, integração e colaboração. Explique, com suas palavras, cada um destes benefícios da Análise SWOT.
 
RESPOSTA ESPERADA:
Simplicidade: facilidade no treinamento de pessoas para utilização da ferramenta, porém o analista deve possuir um conhecimento abrangente sobre a empresa ou setor que a mesma será implantada.
Custo reduzido: pode utilizar a mão de obra disponível sem precisar treinamentos ou habilidades específicas.
Flexibilidade: contribui na melhoria do planejamento estratégico, abastecendo a empresa com  informações pertinentes.
Integração e síntese: tem a capacidade de transformar as diversas informações captadas pela análise  em pontos positivos para o planejamento estratégico.
Colaboração: devido aos seus processos, ela promove a troca de informações de diversas áreas, criando e promovendo a interação da informação por todos os envolvidos.
 
QUESTÃO:
2.       Para que as empresas atuem de maneira mais eficiente perante as mudanças do comportamento de consumo de seu público-alvo, é importante acompanhar e entender as gerações de consumo. Neste sentido, cite e explique as quatro gerações de consumo citadas no Caderno de Estudos.
 
RESPOSTA ESPERADA:
- Geração dos Baby Boomers: nasceram pós Segunda Guerra Mundial (entre 1946 e 1964). Estão preocupados em cuidar da saúde e repensando todos os aspectos de suas vidas.
- Geração X: nascidos entre 1965 e 1976. Cresceram em uma fase de recessão e, por este motivo, lidam bem com dinheiro. Dão mais valor para a experiência do que para o ter. Buscam qualidade de vida, satisfação no trabalho e colocam a família em primeiro lugar.
- Geração Y: nascidos entre 1977 e 1994. Dominam as novas tecnologias e são orientados para o agora.
- Geração Z: nascidos entre 1990 e 2009 (aproximadamente). Não são deslumbrados com as novas tecnologias, já que não conheceram o mundo sem elas. São preocupados com o meio ambiente. Sabem conviver com a globalização de maneira natural.
 
QUESTÃO:
3.       A promoção de vendas se trata de uma atividade muito utilizada por empresas que buscam alcançar suas metas de vendas e alavancar seus lucros. Cupons, reembolsos, amostras, programas de fidelidade, promoções no ponto de venda, prêmios, concursos e loterias são alguns tipos de promoções. Explique os benefícios de cada um dos tipos de promoção de vendas.
 
RESPOSTA ESPERADA:
Cupons: diminuem o preço de novos produtos e marcas incentivando a sua experimentação.
Reembolso: induzem o consumidor a comprarem o produto.
Amostras: estimulam a experimentação de um produto.
Programas de fidelidade: recompensam consumidores fiéis.
Promoção no ponto de venda: aumentam o movimento no ponto de venda, anunciam um produto ou induzem a compras por impulso. 
Prêmios: aumentam e estimulam o consumo de marcas e produtos.
Concursos e loterias: coletam informações sobre os consumidores e atraem novos consumidores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais