Buscar

Síndrome Nefrótica: Causas e Consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiopatologia estudo de caso seminário
A síndrome nefrótica é uma doença dos rins provocada pela eliminação inadequada de grandes quantidades de proteína na urina. A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria. A proteinúria nefrótica é resultado da perda da seletividade proteica da barreira de filtração do capilar glomerular devido ao dano estrutural (inflamação, deposição de imuno complexos ou proteínas para neoplásicas, apoptose/necrose da célula epitelial, associadas ao uso de drogas) e à perda da integridade de um ou mais constituintes da permeabilidade da parede do capilar glomerular (alteração na permeabilidade dos glomérulos). Em outros casos, ocorre a formação e a circulação de fator(es) favorecedor(es) da maior permeabilidade à filtração das proteínas ou a perda urinária de fator(es) protetor(es) da permeabilidade do capilar glomerular.
Causas da síndrome nefrótica: síndrome nefrótica diabética, o volume excessivo de glicose na corrente sanguínea podem lesionar a membrana e elevar a pressão arterial . o aumento da pressão arterial faz os rins filtrarem mais sangue trabalhando mais e lesionando os nefros. Como os filtros glomerulares não funcionam os nitritos acumulam no corpo quando deveriam ser enviados para o exterior e as proteínas que deveriam ser priorizadas perdem-se.
EDEMA
• Trocas de líquido capilar ↔ interstício: Pressões hidrostática e oncótica;
• Edema = ↑ P hidrostática em relação à osmótica.
Mecanismo de formação do edema na síndrome nefrótica
Falta da proteína no sangue: Aumento da incidência de infecções, uma vez que os anticorpos também são um tipo de proteína excretada inapropriadamente na urina. (PNEUMONIA)
– Aumento da incidência de tromboses, pois algumas proteínas que agem impedindo a coagulação do sangue também são perdidas na urina
– Desnutrição, por perda de proteínas essenciais na urina.
– Redução do volume de água na circulação sanguínea, pois a falta de proteína faz com que a água presente no sangue migre para para fora dos vasos em direção aos tecidos e pele. Essa redução do volume sanguíneo é chamada hipovolemia.
– Insuficiência renal aguda, que pode surgir devido à hipovolemia, ou por lesão direta do rim pela doença que está provocando a síndrome nefrótica.

Continue navegando