Buscar

Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Suelem Schimiluk Alves
Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações,
 Tutor: Prof. Claudia Marcia Pereira Loureiro.
Curitiba/PR
2017
Estudo de Caso :
Thomas Green:
Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
REFERÊNCIA: W. EARL SASSER
 HEATHER BECKAHM
 Harvard Business School –01 de Maio,2008 - 210-P03
 Thomas nasceu em 1979 em Brunswick, na Geórgia, filho de um carteiro e de uma secretária de escola. Cursou Economia na Universidade da Geórgia, e seu primeiro trabalho, em tempo integral, foi como vendedor na National Business Solution em Atlanta. Green obteve um sucesso impressionante na divisão de bancos, com enfoque na venda de ATM para bancos regionais do Sudeste. A Dynamic Displays recrutou-o em março de 2007, para uma posição de gerente de Contas na região Sudeste, atendendo o segmento de Viagens e Hospitalidade. Para Green, companhia parecia oferecer uma grande oportunidade para que acelerasse seu crescimento para posições executivas. 
 A Dynamic Displays foi fundada em 1990 como provedora de serviços de autoatendimento para bancos, por meio de caixas de autoatendimento (Automated Teller Machines – ATM). Em 1994, a companhia criou uma nova divisão orientada para o segmento de viagens e hospitalidade, a qual detinha de 60% de marketshare, com mais de 1500 quiosques ativos e mais de setenta aeroportos.
 Green surpreendeu a todos na empresa, em seus primeiros quatro meses como gerente de Contas, fechou um contrato para uma das maiores empresas de transporte aéreo, Journey Airlines. Os executivos seniores da Dynamic Display notaram rapidamente o desempenho de Green.
 A vice-presidente Shannon McDonald parecia ter notado Green, e percebeu que em pouco tempo conseguiu desenvolver ideias inusitadas sobre o mercado. E após um jantar, no qual Green apresentou explicações detalhadas sobre as oportunidades de negócio que ele observava e sobre as estratégias para conquista-las, McDonald promoveu-o para a posição de especialista sênior de Mercado. Os especialistas seniores de Mercado eram responsáveis por identificar tendências na indústria, avaliar novas oportunidades de negócio e definir metas de vendas.
 Green usou quase toda a sua primeira semana para revisar as vendas de 2006 e 2007, e passou a próxima semana com seu chefe Davis, fazendo um tour pelas maiores companhias aéreas do segmento. Com isso Davis notou que Green não estava preparado para o cargo assumido, e falou para Green que precisava se preparar melhor para as próximas reuniões. 
 Davis demonstrava visivelmente que estava desgostoso com a manifestação pública de Green, pois ele achava que Green sempre era negativo em relação as suas expectativas. Para Davis, Green ainda pensava como um Gerente de Contas, e não como um Especialista Sênior de Mercado.
 Na Dynamic Displays, era costume fazer uma avaliação informal dos profissionais no primeiro ou segundo mês após uma promoção. Green ficou bem preocupado em discutir seu desempenho com Davis, pois havia uma lista de problemas encontrados em seu primeiro mês na nova posição. Davis e Green discutiram os vários incidentes e buscando uma forma de amenizar a situação. Alguns dias depois Davis enviou um e-mail para McDonald, enfatizando os tópicos discutidos na avaliação deles, e copiou Green na mensagem.
 Green passou a trabalhar de forma independente, e durante este período, Green evitou qualquer interação com Davis, e Green continuava a comentar com outras equipes sobre sua discordância com seu chefe. 
 Aproximadamente três meses depois, Davis conduziu outra avaliação de desempenho com Green, e após a reunião Davis enviou um e-mail para McDonald, e desta vez Green não foi copiado na mensagem, mas mesmo assim recebeu uma cópia em seu e-mail pessoal. Mas McDonald enviou um e-mail para Green, solicitando seu ponto de vista sobre a situação.
 No dia 05 de fevereiro de 2008, Green não podia acreditar que, em apenas cinco meses, a promoção de seus sonhos havia se transformado em um desastre.
 Green reconhecia que não havia dedicado muita atenção às políticas internas da companhia quando aceitou a promoção. 
	
1

Continue navegando